Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicio
Administración pública Agua y saneamiento Ciencia, tecnología e innovación Comercio e integración regional Conocimeinto Abierto Desarrollo infantil temprano Desarrollo urbano y vivienda Educación Energía Género y diversidad Impacto Industrias Creativas Medio ambiente, cambio climático y Salvaguardias Política y gestión fiscal Salud Sin Miedos Trabajo y pensiones
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ciudades Sostenibles

  • INICIO
  • CATEGORIAS
    • Vivienda
    • Desarrollo sostenible
    • Patrimonio urbano
    • Ciudades inteligentes
    • Gobernanza metropolitana
    • Economía urbana
    • Sociedad urbana
    • LAB Ciudades
    • Red de Ciudades
  • Recursos

Viena está chamando: Residência em inovações em desenvolvimento urbano

January 14, 2019 por Tamara Egger - Roland Krebs - Sarah R. Benton Deja un Comentario


Você é um profissional urbano, arquiteto ou urbanista que trabalha em um município ou governo local na América Latina e no Caribe (em um país membro do BID) no campo do desenvolvimento urbano e/ou arquitetura sustentável? O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Cidade de Viena e o Ministério Federal das Finanças da Áustria convidam você a se candidatar a uma residência de dois meses em inovações em desenvolvimento urbano com a Administração da Cidade de Viena. Continue a ler para saber mais!

Viena como um laboratório para o desenvolvimento da cidade

Após a queda da Cortina de Ferro em 1989, Viena, a capital da Áustria, enfrentou um período de rápido crescimento. Em 1987, a cidade já havia atingido 1,48 milhão de habitantes; até 2029, a marca de 2 milhões será atingida. A cidade está gerenciando essa expansão por meio do desenvolvimento de projetos de larga escala como projetos de expansão ou ocupação (infill) de cidades, incluindo a conversão de áreas industriais e comerciais abandonadas (brownfield). Novos desafios, como a atual crise de refugiados, que trouxe 42 mil novos habitantes para a cidade somente em 2015, pedem novas soluções para o desenvolvimento urbano.

Para enfrentar esses desafios, Viena implementou um conjunto diversificado de soluções baseadas em lições aprendidas ao longo de décadas e que buscam criar vizinhanças sustentáveis – usando, por exemplo, planos diretores urbanos. Temas como transporte público, uso misto, participação cidadã, arquitetura sustentável, desenho urbano e moradia acessíveis são centrais para o desenvolvimento desses projetos. Viena tem uma história relevante com relação à habitação acessível e de interesse social; tendo experimentado várias políticas públicas de habitação desde a década de 1920, após uma guerra devastadora que resultou em um grande déficit habitacional. Durante as décadas seguintes, estratégias foram reestruturadas e reinventadas, transformando Viena em uma das capitais Europeias mais bem-sucedidas no que diz respeito a questões de habitação.

Nesse sentido, Viena pode ser considerada como um laboratório urbano para o desenvolvimento urbano holístico; tendo passado por um longo processo de “tentativa e erro”, reajustando continuamente os processos e a abordagem dada aos projetos de desenvolvimento urbano em grande escala. Nos últimos anos, Viena tornou-se conhecida no mundo todo por ser uma das cidades com a maior qualidade de vida, sendo constantemente classificada entre as três melhores do mundo por reconhecidas classificações de qualidade de vida, incluindo classificações como o Global Liveability Ranking das Unidades de Inteligência da revista Economist (Economist Intelligence Units – EIU) e a pesquisa Mercer sobre Qualidade de Vida. Uma política de habitação forte e a adoção de processos de planejamento colaborativos para projetos de desenvolvimento urbano em larga escala são certamente parte das razões que explicam a alta qualidade de vida em Viena. O processo de inovação contínuo no desenvolvimento urbano faz de Viena um laboratório interessante para a troca de novas ideias, incluindo como integrar uma estratégia orientada para as pessoas na construção da cidade. Nesse sentido, Viena está implantando um kit de ferramentas para o crescimento inteligente que pode servir como base para a discussão sobre o que representam os cenários de crescimento inteligente no contexto das cidades da América Latina e do Caribe (ALC).

Com o aspern.mobil o espaço LAB para inovação é criado em Seestadt aspern.
Foto: aspern.mobil LAB / Gerfried Mikusch 

Residência em inovação para a cidade

Frente a este contexto rico e dinâmico de desenvolvimento, o BID pretende levar para Viena um especialista urbano da ALC com o intuito de participar de um processo colaborativo e de co-criação para aprender sobre técnicas inovadoras de crescimento inteligente e transferir esse conhecimento de volta à ALC, contribuindo para um melhor enfrentamento do crescimento urbano na região. O resultado dessa troca internacional de ideias entre especialistas urbanos austríacos e o especialista urbano da ALC será um produto de conhecimento com estudos de caso sobre boas práticas.

Os estudos de caso se concentrarão em estratégias urbanas que respondam ao crescimento dinâmico das cidades, incluindo o desenvolvimento de áreas de expansão, o desenvolvimento de áreas industriais e comerciais abandonadas (brownfield) e a ocupação (infill) ou conversão de estruturas construídas existentes. Estes temas principais serão estudados por meio da análise das melhores práticas de Viena e da ALC que lidam com os seguintes desafios:

  1. habitação de interesse social, incluindo habitação experimental e habitação para locação (locação social)
  2. cooperativas de habitação
  3. gestão de bairros/vizinhanças
  4. desenho urbano cooperativo
  5. gestão estratégica do uso do piso térreo
  6. soluções de cidades inteligentes

A residência será dentro do Centro de Competência para o Planejamento Urbano da Prefeitura e do Departamento Municipal 18 da Cidade de Viena (MA 18), e se beneficiará do apoio do Departamento de Planejamento Urbano da Universidade de Tecnologia de Viena (TU Wien) para a coordenação das atividades, facilitação do intercâmbio com outros parceiros/partes interessadas e acesso a redes relevantes. Como parte da equipe local, o candidato selecionado terá a oportunidade durante a residência de realizar pesquisas e análises de estudos de caso de projetos, participar de excursões a locais de projetos considerados como melhores práticas, participar de discussões com especialistas locais, preparar um produto de conhecimento abrangente com os resultados da residência, e divulgar e apresentar os resultados a nível municipal e/ou governamental.

Estudo de caso Seestadt Aspern: o maior projeto de expansão urbana da Europa com vários elementos de cidades inteligentes, aprox. 300 hectares construídos em uma área verde, incl. estação de metrô e outros transportes de nassa, planejamento e design inovadores.
Foto: Schreinerkastler.at
Estudo de caso Hauptbahnhof Wien (Estação Ferroviária Central de Viena): o segundo maior projeto de Viena, com cerca de 160 hectares, conversão de uma área com instalações industriais e comerciais abandonadas (brownfield) localizada numa área central no tecido histórico da cidade. Desenvolvimento de uso misto, incluindo o maior projeto de infraestrutura da Áustria, a Estação Ferroviária Central.
Foto: MA18 – Fürthner

Convidamos você a se inscrever nesta emocionante residência de dois meses na Administração da Cidade de Viena! O candidato deve ter entre 5 e 10 anos de experiência profissional e deve ser fluente em inglês. Capacidade de entender e se comunicar em alemão é fortemente desejada e seria uma grande vantagem para o candidato, pois facilitará a participação ativa e a interação com a equipe local.

Inscreva-se enviando seu CV e carta de motivação (ambos em inglês) descrevendo seus interesses de pesquisa e suas ideias sobre para divulgar os resultados da residência em sua cidade natal para [email protected] até 15 de fevereiro de 2019.

Baixe os Termos de Referência Aqui.

Mais informações: https://smartcity.wien.gv.at/site/en/

Música “Vienna Calling” por Falco, única estrela Austríaca depois de Wolfgang Amadeus Mozart


Tradução: Catarina Mastellaro


Archivado Bajo:Ciudades emergentes, Desarrollo sostenible

Tamara Egger

Tamara Egger estudou Arquitetura e Urbanismo em Viena, Berlim e Pequim. Concentrou seus estudos no planejamento urbano em escala humana, design de espaço público inclusivo e participação do cidadão. Tem três anos de experiência em processos participativos de co-design com o Urban Design Lab, trabalhando em diferentes cidades da América Latina (República Dominicana, Chile, Equador e Panamá). Atualmente, trabalha na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Roland Krebs

Roland Krebs es urbanista de Viena, Austria con experiencia en planificación, diseño y desarrollo urbano. Roland es especialista en diseño de proyectos urbanos integrados, estrategias participativas y gerencia de proyectos en Centroamérica y Europa. Hasta Junio 2013, lideró el equipo para el desarrollo urbano de la nueva estación central de Viena, un proyecto de uso mixto (comercial y residencial) de aproximadamente 110 hectáreas de extensión con más de 20.000 puestos de trabajo y alrededor de 7.000 viviendas. Como docente en el Departamento de Diseño Urbano en la Universidad de Tecnología de Viena, desarrolló un programa llamado “Urban Managua” con el objetivo de crear una nueva carrea de urbanismo y generar nuevas estrategias para el desarrollo urbano en el área central de la ciudad, a partir del financiamiento del gobierno de Austria (APPEAR). Roland actualmente trabaja como consultor de ICES en el área de renovación y planificación urbana de centros históricos. Cuenta con una maestría en planificación en la Universidad de Tecnología de Viena (UTV) y una maestría en Administración de Empresas (MBA) en la Universidad de Belgrano (UB) en Buenos Aires, Argentina.Sigue a Roland Krebs en Twitter

Sarah R. Benton

Sarah R. Benton is an Urban Planner with the Housing and Urban Development Division and has been supporting the IDB’s Emerging and Sustainable Cities program since January 2015. She has helped coordinate the program in Belize City, Belize; Nassau, The Bahamas; Montego Bay, Jamaica; and Bridgetown, Barbados. She has professional experience in international planning education programs; foreign language education; real estate; and urban planning research and practice. Before coming to work at the IDB, Sarah earned a Master’s Degree in Urban & Regional Planning and a Master’s Degree in Latin American Studies, both from the University of Florida. Her specializations were in sustainable development and planning technologies such as GIS, and her research interests focused on the intersection of citizen security with housing and the built environment. Sarah speaks Spanish and Brazilian Portuguese in addition to her native English.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

SIGUENOS

Subscribe

Descripción

Este es el blog de la División de Vivienda y Desarrollo Urbano (HUD) del Banco Interamericano de Desarrollo. Súmate a la conversación sobre cómo mejorar la sostenibilidad y calidad de vida en ciudades de América Latina y el Caribe.

Buscar

Entradas Recientes

  • Encuentro de autoridades regionales y locales: liderazgo local e innovación para el desarrollo territorial resiliente en América Latina y el Caribe
  • INDUVIC, inteligencia para la resiliencia en vivienda y el desarrollo urbano
  • De utopías a retos actuales: modelos de vivienda social
  • Ciudades al límite: cómo proteger a América Latina del calor extremo y los incendios
  • El HUB de ciudades, una red colaborativa para abordar los retos urbanos

¡Síguenos en nuestras redes!

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

    Blogs escritos por empleados del BID:

    Copyright © Banco Interamericano de Desarrollo ("BID"). Este trabajo está disponible bajo los términos de una licencia Creative Commons IGO 3.0 Reconocimiento-No comercial-Sin Obras Derivadas. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) y pueden reproducirse con la debida atribución al BID y para cualquier uso no comercial. No se permite ningún trabajo derivado. Cualquier disputa relacionada con el uso de las obras del BID que no se pueda resolver de manera amistosa se someterá a arbitraje de conformidad con el reglamento de la CNUDMI. El uso del nombre del BID para cualquier otro propósito que no sea la atribución, y el uso del logotipo del BID estarán sujetos a un acuerdo de licencia escrito por separado entre el BID y el usuario y no está autorizado como parte de esta licencia CC-IGO. Tenga en cuenta que el enlace proporcionado anteriormente incluye términos y condiciones adicionales de la licencia.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para preguntas relacionadas con los derechos de autor para autores que no son empleados del BID, por favor complete el formulario de contacto de este blog.

    Las opiniones expresadas en este blog son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del BID, su Directorio Ejecutivo o los países que representan.

    Atribución: además de otorgar la atribución al respectivo autor y propietario de los derechos de autor, según proceda, le agradeceríamos que incluyera un enlace que remita al sitio web de los blogs del BID.



    Política de privacidad

    Derechos de autor © 2025 · Magazine Pro en Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube
    En este sitio web se utilizan cookies para optimizar la funcionalidad y brindar la mejor experiencia posible. Si continúa visitando otras páginas, se instalarán cookies en su navegador.
    Para obtener más información al respecto, haga clic aquí.
    X
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Always Enabled
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
    Non-necessary
    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
    SAVE & ACCEPT