Você é um profissional urbano, arquiteto ou urbanista que trabalha em um município ou governo local na América Latina e no Caribe (em um país membro do BID) no campo do desenvolvimento urbano e/ou arquitetura sustentável? O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Cidade de Viena e o Ministério Federal das Finanças da Áustria convidam você a se candidatar a uma residência de dois meses em inovações em desenvolvimento urbano com a Administração da Cidade de Viena. Continue a ler para saber mais!
Viena como um laboratório para o desenvolvimento da cidade
Após a queda da Cortina de Ferro em 1989, Viena, a capital da Áustria, enfrentou um período de rápido crescimento. Em 1987, a cidade já havia atingido 1,48 milhão de habitantes; até 2029, a marca de 2 milhões será atingida. A cidade está gerenciando essa expansão por meio do desenvolvimento de projetos de larga escala como projetos de expansão ou ocupação (infill) de cidades, incluindo a conversão de áreas industriais e comerciais abandonadas (brownfield). Novos desafios, como a atual crise de refugiados, que trouxe 42 mil novos habitantes para a cidade somente em 2015, pedem novas soluções para o desenvolvimento urbano.
Para enfrentar esses desafios, Viena implementou um conjunto diversificado de soluções baseadas em lições aprendidas ao longo de décadas e que buscam criar vizinhanças sustentáveis – usando, por exemplo, planos diretores urbanos. Temas como transporte público, uso misto, participação cidadã, arquitetura sustentável, desenho urbano e moradia acessíveis são centrais para o desenvolvimento desses projetos. Viena tem uma história relevante com relação à habitação acessível e de interesse social; tendo experimentado várias políticas públicas de habitação desde a década de 1920, após uma guerra devastadora que resultou em um grande déficit habitacional. Durante as décadas seguintes, estratégias foram reestruturadas e reinventadas, transformando Viena em uma das capitais Europeias mais bem-sucedidas no que diz respeito a questões de habitação.
Nesse sentido, Viena pode ser considerada como um laboratório urbano para o desenvolvimento urbano holístico; tendo passado por um longo processo de “tentativa e erro”, reajustando continuamente os processos e a abordagem dada aos projetos de desenvolvimento urbano em grande escala. Nos últimos anos, Viena tornou-se conhecida no mundo todo por ser uma das cidades com a maior qualidade de vida, sendo constantemente classificada entre as três melhores do mundo por reconhecidas classificações de qualidade de vida, incluindo classificações como o Global Liveability Ranking das Unidades de Inteligência da revista Economist (Economist Intelligence Units – EIU) e a pesquisa Mercer sobre Qualidade de Vida. Uma política de habitação forte e a adoção de processos de planejamento colaborativos para projetos de desenvolvimento urbano em larga escala são certamente parte das razões que explicam a alta qualidade de vida em Viena. O processo de inovação contínuo no desenvolvimento urbano faz de Viena um laboratório interessante para a troca de novas ideias, incluindo como integrar uma estratégia orientada para as pessoas na construção da cidade. Nesse sentido, Viena está implantando um kit de ferramentas para o crescimento inteligente que pode servir como base para a discussão sobre o que representam os cenários de crescimento inteligente no contexto das cidades da América Latina e do Caribe (ALC).
Residência em inovação para a cidade
Frente a este contexto rico e dinâmico de desenvolvimento, o BID pretende levar para Viena um especialista urbano da ALC com o intuito de participar de um processo colaborativo e de co-criação para aprender sobre técnicas inovadoras de crescimento inteligente e transferir esse conhecimento de volta à ALC, contribuindo para um melhor enfrentamento do crescimento urbano na região. O resultado dessa troca internacional de ideias entre especialistas urbanos austríacos e o especialista urbano da ALC será um produto de conhecimento com estudos de caso sobre boas práticas.
Os estudos de caso se concentrarão em estratégias urbanas que respondam ao crescimento dinâmico das cidades, incluindo o desenvolvimento de áreas de expansão, o desenvolvimento de áreas industriais e comerciais abandonadas (brownfield) e a ocupação (infill) ou conversão de estruturas construídas existentes. Estes temas principais serão estudados por meio da análise das melhores práticas de Viena e da ALC que lidam com os seguintes desafios:
- habitação de interesse social, incluindo habitação experimental e habitação para locação (locação social)
- cooperativas de habitação
- gestão de bairros/vizinhanças
- desenho urbano cooperativo
- gestão estratégica do uso do piso térreo
- soluções de cidades inteligentes
A residência será dentro do Centro de Competência para o Planejamento Urbano da Prefeitura e do Departamento Municipal 18 da Cidade de Viena (MA 18), e se beneficiará do apoio do Departamento de Planejamento Urbano da Universidade de Tecnologia de Viena (TU Wien) para a coordenação das atividades, facilitação do intercâmbio com outros parceiros/partes interessadas e acesso a redes relevantes. Como parte da equipe local, o candidato selecionado terá a oportunidade durante a residência de realizar pesquisas e análises de estudos de caso de projetos, participar de excursões a locais de projetos considerados como melhores práticas, participar de discussões com especialistas locais, preparar um produto de conhecimento abrangente com os resultados da residência, e divulgar e apresentar os resultados a nível municipal e/ou governamental.
Convidamos você a se inscrever nesta emocionante residência de dois meses na Administração da Cidade de Viena! O candidato deve ter entre 5 e 10 anos de experiência profissional e deve ser fluente em inglês. Capacidade de entender e se comunicar em alemão é fortemente desejada e seria uma grande vantagem para o candidato, pois facilitará a participação ativa e a interação com a equipe local.
Inscreva-se enviando seu CV e carta de motivação (ambos em inglês) descrevendo seus interesses de pesquisa e suas ideias sobre para divulgar os resultados da residência em sua cidade natal para BIDCitiesLab@iadb.org até 15 de fevereiro de 2019.
Baixe os Termos de Referência Aqui.
Mais informações: https://smartcity.wien.gv.at/site/en/
Música “Vienna Calling” por Falco, única estrela Austríaca depois de Wolfgang Amadeus Mozart
Tradução: Catarina Mastellaro
Leave a Reply