Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Proptech: Como essas startups podem ajudar a reduzir o déficit habitacional na América Latina e Caribe

02/06/2023 por Ángeles Scetta - Roberto Madera-Arends - Carolina Piedrafita - Editor: Daniel Peciña-Lopez Deixe um comentário


Você já teve problemas para alugar ou comprar uma casa porque ela não se encaixava nas suas necessidades ou excedia o seu orçamento? Ou talvez você pudesse pagar, mas não tivesse como atender a todos os requisitos solicitados pelo proprietário? Essas situações, que demandam tanto tempo e esforço, ocorrem todos os dias ao redor do mundo. Felizmente, a proptech veio para facilitar muito a nossa vida na hora de acessar imóveis, agilizando tempos, simplificando processos e gerando modelos de negócios inovadores para grupos que antes não tinham acesso a esse mercado.

O termo proptech (resultado da combinação dos conceitos “propriedade” e “tecnologia”) refere-se a empresas que utilizam a tecnologia para melhorar ou reinventar serviços dentro do setor imobiliário. Algumas das tecnologias mais usadas incluem inteligência artificial, Big Data e geolocalização.

Várias empresas do ecossistema proptech se desenvolveram na América Latina e Caribe para oferecer soluções inovadoras no setor imobiliário. No BID, acreditamos que esse tipo de empresa pode ser uma boa ferramenta para reduzir o déficit habitacional na região. Por isso, dedicamos o artigo de hoje para compartilhar os detalhes do evento Open Innovation Day 2023, que apresentou algumas das opções mais relevantes de empresas proptech nos países da região.  

O Open Innovation Day é um evento liderado pelo  Laboratório de Cidades da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD)  do BID. Tem como objetivo apresentar empresas inovadoras, ou iniciativas, que enfrentem os diversos desafios urbanos e, por sua vez, possam inspirar colegas e parceiros da região.

Na segunda edição do evento, o Cities Lab e o BID Lab, laboratório de inovação do Grupo BID, firmaram uma parceria para analisar o ecossistema de proptechs. Dessa forma, foi possível identificar quais serviços existem para enfrentar os desafios do déficit habitacional nos países da região, tais como: a falta de transparência nas informações, os altos custos de transação, o baixo acesso ao financiamento imobiliário e os múltiplos requisitos para alugar um imóvel.

Por que analisar o ecossistema proptech?

Atualmente, mais de 80% da população da América Latina e do Caribe vive em cidades, e a demanda por moradia digna excede a oferta existente. É importante enfrentar esse déficit quantitativo (falta de moradia) e qualitativo (moradias em condições precárias).

A realidade do mercado imobiliário é muito complexa na nossa região. Por um lado, para a população que pertence aos setores de renda média e baixa, o custo das soluções que existem no mercado é muito alto e é quase impossível para eles acessarem o financiamento imobiliário. Por outro lado, a população de alta renda também encontra obstáculos na hora de procurar um imóvel, uma vez que há uma assimetria de informações entre oferta e demanda e pouca liquidez dos ativos imobiliários, entre outros aspectos.

É nesse contexto que as proptechs entram em ação. Eles usam a tecnologia para conectar aqueles que precisam de moradia com aqueles que a fornecem e, como resultado, têm um enorme potencial para reduzir custos e melhorar o acesso.

Conheça cinco startups proptech dedicadas a reduzir o déficit habitacional na região

O Open Innovation Day 2023 apresentou cinco startups da região: NudaProp, Homie, Casa Bravo, ObraLink e Yave. Eles trabalham em diferentes estágios da cadeia de valor da habitação e usam a tecnologia para melhorar os processos logísticos na construção, conectar oferta e demanda e sofisticar a análise de dados de compradores e vendedores de imóveis:

NudaProp:
A NudaProp é uma plataforma digital que atua no Uruguai e oferece um serviço especializado para tornar os imóveis rentáveis sob a modalidade de propriedade nua. Essa startup tem como foco o segmento da população de idosos que tem falta de liquidez, mas possui imóveis. Oferece a possibilidade de vender um imóvel sem se mudar, permitindo manter o usufruto por toda a vida ou por prazo determinado. Também oferece a opção de compra daquele imóvel, a partir de 30% do valor de mercado, com a condição de aguardar o prazo acordado pelo vendedor.

Homie:
A Homie é uma plataforma digital que ajuda seus usuários a alugar ou procurar um imóvel no México. Funciona como um intermediário entre proprietários e inquilinos e oferece os seguintes benefícios:

  • Evitar altos preços de aluguel
  • Gerenciar a reparação de defeitos ocultos
  • Intermediar qualquer assunto durante a negociação do contrato, reduzindo riscos de discriminação entre locatário e inquilinos, uma vez que não interagem entre si no processo de seleção.
  • Permitir alugar sem aval ou fiador.

Desta forma, a Homie torna o processo de locação mais simples para inquilinos e proprietários, uma vez que trata da divulgação do imóvel e também cuida das interações e da garantia dos pagamentos acordados.

Casa Bravo:
A Casa Bravo é uma plataforma alternativa de financiamento habitacional que funciona no México. A startup dá a quem não têm uma boa classificação de crédito a oportunidade de ter acesso a um imóvel e, a longo prazo, se tornar proprietário. O modelo funciona assim: pessoas interessadas em comprar uma casa alugam aquele imóvel e parte de sua renda é usada para acumular o suficiente para acessar uma hipoteca que lhes permita comprar o imóvel no futuro. Os clientes podem adquirir o imóvel da Casa Bravo entre o terceiro e o quinto ano, através de uma hipoteca tradicional ou, se quiserem mudar para outro imóvel, podem transferir os pontos de propriedade para outra casa Casa Bravo.

ObraLink:
O ObraLink é uma solução que automatiza totalmente o controle do andamento das obras em diferentes países. Também calcula resistências de concreto em milhares de pontos para reduzir tempos e custos de construção. O ObraLink combina tecnologias como BIM (Building Information Modeling), visão computacional, termografia e LIDAR. Através de uma metodologia patenteada, permite detectar automaticamente concreto, molduras, ferros e outros itens de trabalho. As estimativas de economia com esta solução chegam a até 10% dos custos brutos de construção.

Yave:
A Yave é uma plataforma que oferece empréstimos hipotecários no México, de forma rápida e flexível, através de um processo totalmente virtual. A empresa é responsável por emprestar o valor que o comprador precisa para adquirir o imóvel, com condições que se encaixem em suas necessidades. Seu objetivo é modernizar e transformar a experiência de obtenção de um empréstimo, melhorando os processos financeiros e evitando a dependência de instituições tradicionais.

O BID, comprometido com a inovação

Os múltiplos desafios para reduzir o déficit habitacional na América Latina e no Caribe representam uma grande oportunidade para as empresas de proptech. A capacidade das startups de gerar soluções inovadoras que respondam à escassez de habitação condigna, juntamente com os programas habitacionais promovidos pelos governos nacionais e locais, podem desempenhar um papel fundamental na resolução deste problema.

Com a realização do Open Innovation Day, o Laboratório de Cidades do BID dá uma grande contribuição para a região, ajudando a tornar visíveis soluções inovadoras para os problemas mais importantes. Continuaremos trabalhando em novas edições em que outras questões prioritárias e urgentes para a região possam ser abordadas.

Para saber mais sobre o ecossistema proptech na região, leia a nossa publicação: Proptech na América Latina e Caribe: como a tecnologia pode ajudar a reduzir o déficit habitacional?

Texto também disponível em espanhol, no blog Ciudades Sostenibles

Leia mais:

Arquitetura de gênero em projetos de habitação de interesse social: o caso de João Pessoa
Inovações em habitação como estratégia de reabilitação do centro de Campo Grande

Arquivado em:Cidades, Ciência e tecnologia Marcado com:desenvolvimento urbano, habitação, inovação, startups, tecnologia

Ángeles Scetta

Ángeles Scetta é arquiteta pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e concluiu mestrado em Economia Urbana na Universidade Torcuato Di Tella (UTDT). Atualmente, faz parte da equipe do Laboratório de Cidades da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, onde colabora em projetos de inovação urbana e dados cívicos. Anteriormente, foi Diretora Geral de Ciências da Informação no Governo da Cidade de Buenos Aires, onde implementou projetos de dados aplicados a questões urbanas para promover o desenho de políticas públicas baseadas em evidências. Também leciona Ciência de Dados aplicada a Estudos Urbanos na UTDT, na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e na Universidade Nacional de San Martín (UNSAM).

Roberto Madera-Arends

Roberto Madera-Arends é membro da equipe do Lab de Cidades da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, onde colabora em projetos de inovação urbana para a integração da resiliência às mudanças climáticas, economia circular e biodiversidade nas práticas cotidianas de planejamento e desenvolvimento urbano. Tem experiência em monitoramento ambiental, participação cidadã e pesquisa; trabalhou no Distrito Metropolitano de Quito, integrando mudanças climáticas e políticas de mobilidade sustentável em regulamentos de desenvolvimento urbano. É Engenheiro Ambiental pela SEK International University, no Equador, e possui mestrado em Gestão Urbano-Ambiental pela Universidade de Wageningen, na Holanda.

Carolina Piedrafita

Carolina Piedrafita is a Senior Specialist in Urban Development and Housing at the Inter-American Development Bank. She has over 20 years of experience leading and executing social and urban development projects in Latin America, specifically in the areas of social housing, local economic development, comprehensive neighborhood improvement and revitalization of degraded urban areas. She was Senior Advisor to the Executive Director of Argentina on the IDB Board of Directors from 2016-2019. She currently leads the Cities Laboratory of the Urban Development and Housing Division. She has a Masters in Public Administration with a specialty in urban development from Columbia University in New York, and a degree in Political Science from Universidad de San Andrés, Argentina.

Editor: Daniel Peciña-Lopez

Daniel Peciña-Lopez é especialista em assuntos internacionais, desenvolvimento e comunicação. Conta com mais de 9 anos de experiência profissional em delegações diplomáticas e organizações internacionais em lugares como Washington DC, Nova York, Chicago, Cidade do México, Madrid e Hong Kong. Daniel é Mestre em Assuntos Internacionais pela Universidade de Columbia, Mestre em Ciências pela Universidade de Oxford Brookes e Licenciado pela Universidade Complutense de Madrid. Atualmente, trabalha como consultor gerindo o conhecimento e a comunicação estratégica da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano, pertencente ao Setor de Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Viver de aluguel: uma solução para reduzir o deficit habitacional?
  • Quatro caminhos para melhorar a habitação no Brasil
  • Não basta construir casas: contra falta de moradia, experiência no PR mostra que é preciso também foco nas famílias

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube