Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Sostenibilidad

Just another web-blogs Sites site

  • INICIO
  • CATEGORÍAS
    • Agricultura y Seguridad Alimentaria
    • Cambio Climático
    • Ecosistemas y Biodiversidad
    • Infraestructura y Paisajes Sostenibles
    • Institucionalidad
    • Producción y Consumo Responsable
    • Salvaguardias Ambientales y Sociales
  • Autores
  • Português
    • Español
    • English
PUente sobre le mar. Fotografía de Giancarlo Rebolledo

O caminho para a Resiliência: novo website da Metodologia de Avaliação de Riscos de Desastres e Mudanças Climáticas do BID

March 25, 2024 por Maria Isabel Gomez-Pineda Puebla - Raimon Porta - Adriana Zambrano Barreto - Roberto Leal Rosillo - Gabriella De Angelis - Monica Coachi Leave a Comment


A era atual está marcada pelo crescente impacto das mudanças climáticas com efeitos cada vez mais pronunciados e o aumento das consequências dos desastres em nível global, com América Latina e no Caribe entre as regiões mais impactadas, a capacidade de prevenir, mitigar, preparar, responder e se recuperar torna-se essencial para garantir a continuidade e a sustentabilidade dos projetos.

Integrar medidas que fortaleçam a resiliência desde as primeiras etapas do projeto não apenas protege os investimentos e os recursos envolvidos, apoiando sua sustentabilidade a longo prazo, mas também contribui para a proteção de vidas humanas, a conservação do meio ambiente e o progresso social e econômico nas comunidades mais expostas e vulneráveis. Para isso, é necessário abordar esses desafios evitando exacerbar o risco existente, adotando abordagens de baixo arrependimento (medidas flexíveis que se adaptam à incerteza futura e/ou não exacerbam danos em caso de falha) baseadas na compreensão dos processos de desenvolvimento do risco.

Ao considerar esses aspectos desde o início nas etapas de planejamento e desenho, os projetos conseguem melhorar significativamente sua capacidade de se adaptar ao seu contexto e lidar com a incerteza futura, aumentando assim sua resiliência e o retorno em forma de benefícios a longo prazo.

Como o Banco Interamericano de Desenvolvimento aborda o risco de desastre e mudanças climáticas?

No BID, estamos fortemente comprometidos em construir resiliência aos desastres e mudanças climáticas. O Banco desempenha um papel fundamental na região da ALC na identificação de oportunidades de Redução de Risco de Desastres (RRD), concentrando esforços no fortalecimento da capacidade de seus clientes para implementar medidas de fortalecimento da gestão de riscos de desastres (GRD) por meio dos projetos que financia.

Além disso, por meio da implementação do nosso Marco de Políticas Ambientais e Sociais (MPAS), especificamente o Padrão de Desempenho 4 (PDAS 4), e nossa Metodologia de Avaliação do Risco de Desastres e Mudanças Climáticas (DCCRAM, por suas siglas em inglês) promovemos a identificação, avaliação e gestão do risco em projetos de infraestrutura com um enfoque por fases que atribui recursos proporcionais à classificação de risco e complexidade do projeto. A Metodologia do BID é organizada em cinco etapas progressivas:

  • 1. identificar a exposição a ameaças,
  • 2. complementar a identificação de ameaças com uma avaliação da criticidade e vulnerabilidade – para conceder uma classificação de risco,
  • 3. realizar uma análise qualitativa simplificada – narrativa de risco de desastres -,
  • 4. realizar uma análise qualitativa detalhada, se necessário – determinado pela narrativa – e
  • 5. realizar uma análise quantitativa, se necessário – determinado pela narrativa e pela etapa 4.

O objetivo final desse processo é conhecer o risco para identificar os aspectos-chave a incluir durante o ciclo de vida do projeto por meio do respectivo Plano de Gestão de Riscos de Desastres (PGRD ou DRMP, por suas siglas em inglês) requerido para todas as operações com uma classificação de risco de desastre e mudanças climáticas Moderada ou Alta.

O PGRD é o instrumento fundamental porque fornece uma estrutura sólida e ordenada que estabelece as medidas estruturais e não estruturais preventivas e preparatórias, bem como de resposta e recuperação em caso de emergência, que nos permitem antecipar proativamente eventos próprios do contexto em que se desenvolve o projeto.

Explore nosso novo website da Metodologia de Avaliação do Risco de Desastre e Mudanças Climáticas!

O BID tem entre seus pilares estratégicos o impulso do conhecimento para potenciar a efetividade no desenvolvimento, o acesso transparente à informação e a criação de comunidades de prática. Nesse sentido, aproximamos a Metodologia não apenas de nossos clientes, mas também do público em geral de forma didática e interativa no novo site externo da Metodologia do BID, (pelo momento, disponível só em inglês), facilitando o acesso a esse recurso chave para o desenvolvimento de infraestrutura resiliente, que já conta com cerca de 25.000 downloads desde sua publicação em 2019.

A gente pode usar esta Metodologia para outros projetos?

Nossa Metodologia não se limita exclusivamente aos projetos do BID; é aplicável e eficaz para qualquer tipo de projeto de infraestrutura. Desde projetos de engenharia complexos até iniciativas comunitárias, oferece ferramentas com um enfoque flexível para promover a resiliência e gerenciar o risco, independentemente do contexto ou setor.

Convidamo-lo a conhecer mais sobre a metodologia DCCRAM, seus passos, suas técnicas-chave, suas recomendações e seu material complementar, juntamente com exemplos de projetos onde foi aplicada com sucesso.

Amplie seus conhecimentos navegando na nova página da Metodologia!

https://www.iadb.org/en/who-we-are/topics/environmental-and-social-solutions/dccr-assessment-methodology


Filed Under: Risk management Tagged With: GRD, Metodologia, PDAS4, RRD

Maria Isabel Gomez-Pineda Puebla

Isabel is an Agricultural Engineer working for the Environmental and Social Solutions Unit of the Inter-American Development Bank leading technology and innovation. She holds a master’s degree in Fertilizers and Environment, a master’s degree in Occupational Health and Safety, and a specialization in Big Data and Business Analytics. For over 15 years, Isabel has worked as Project Manager and Business Intelligence Specialist, with a strong background in environmental, social and governance, for a variety of development projects. Isabel’s special interest in digital transformation and Business Intelligence has led her work using tools for innovation and data as a primary source to create knowledge for decision-making processes.

Raimon Porta

Raimon é especialista em Gestão de Risco de Desastres e Mudanças Climáticas na Unidade de Soluções Ambientais e Sociais (ESG). Seu trabalho é dedicado a fortalecer a resiliência de projetos durante as etapas de planejamento e execução, a partir da sistematização da análise de riscos e a sua gestão, no âmbito do Marco de Política Ambientais e Sociais do BID e o Acordo de Paris. Além disso, ele lidera o desenvolvimento de ferramentas, diretrizes e oficinas de treinamento de capacitação institucional, tanto interna quanto externamente. Raimon é engenheiro civil e tem mestrado pela Universidade Politécnica de Valência, com foco em planejamento, design e operação de infraestruturas resilientes que busquem maximizar os benefícios ambientais e sociais.

Adriana Zambrano Barreto

Adriana Zambrano Barreto is a Disaster Risk and Climate Change consultant at the Environmental and Social Solutions Unit (ESG) of the IDB, focusing on strengthening resilience and reducing vulnerability throughout the lifecycle of infrastructure projects. Adriana is a Geological Engineer from the Central University of Venezuela, holds a master’s in urban and Regional Planning from the Javeriana University (Colombia), and a Master's in Sustainable Urban Development from the Polytechnic University of Milan (Italy). Her interest lies in the construction of resilient and adaptive urban environments.

Roberto Leal Rosillo

Roberto es un especialista ambiental en el Banco Interamericano de Desarrollo (BID) en Washington, DC. Roberto trabaja en la implementación de salvaguardias ambientales en proyectos como lo son aeropuertos, carreteras, agua y saneamiento, puertos entre otros. Roberto es también el especialista a cargo del seguimiento y el cálculo de las emisiones de Gases de Efecto de Invernadero (GEI) de las operaciones del BID. Roberto cuenta con una maestría en Administración Pública enfocada a Ciencia y Política Ambiental por la Universidad de Columbia.

Gabriella De Angelis

Gabriella is a Disaster and Climate Change Risk Management consultant in the Environmental and Social Solutions Unit of the Inter-American Development Bank. Her work focuses on strengthening resilience and reducing vulnerability in the life cycle of projects. She is an architect from La Sapienza University of Rome, with a master’s degree in emergency and disaster management and a PhD in socio-natural disasters, both obtained at the Polytechnic University of Catalonia. She conducted postdoctoral research in Climate Change Mitigation and Adaptation Measures at the Pontifical Catholic University of Chile. Her main interests are in sustainable management of natural resources and improving livelihoods.

Monica Coachi

Mónica Choachi, an environmental engineer and graduate student in geoinformatics, is passionate in the use of technology to address environmental challenges. At the IDB, she has contributed to the Disaster Risk and Climate Change team in the Environmental and Social Solutions Unit (ESG), integrating GIS and remote sensing tools to optimize risk assessment and management. She has monitored models for carbon estimation using LiDAR technology, demonstrating her commitment to sustainable development and environmental conservation through technological innovations.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

SIGA-NOS

Subscribe

SEARCH

Sustentabilidade

Este blog é um espaço de reflexão sobre os desafios, oportunidades e o progresso realizado pelos países da América Latina e Caribe em relação ao desenvolvimento sustentável.

SIMILAR POSTS

  • Por que os estudos técnicos são essenciais na etapa que antecede o investimento em projetos de infraestrutura?
  • Por que é importante avaliar os riscos contextuais: como a compreensão do contexto contribui para a eficácia das operações
  • Qual a diferença entre refugiado climático e reassentado involuntário?   
  • Você quer saber o que é essencial para a gestão socioambiental de projetos?
  • Quiz: O que você sabe sobre sustentabilidade ambiental e social?  

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Derechos de autor © 2025 · Magazine Pro en Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube
    Este site usa cookies para otimizar a funcionalidade e oferecer a melhor experiência possível. Se você continuar a navegar neste site além desta página, os cookies serão colocados em seu navegador.
    Para saber mais sobre cookies, clique aqui.
    x
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Always Enabled
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
    Non-necessary
    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
    SAVE & ACCEPT