Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Turismo e bem-estar: algumas lições aprendidas

10/08/2021 por Juliana Bettini - Denise Levy Deixe um comentário


No quarto episódio de Caminhos para o Turismo, as convidadas Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções, e Carla Tieppo, pioneira na aplicação da ciência do cérebro no desenvolvimento humano e organizacional, conversaram sobre as relações entre turismo e bem-estar. Entendendo o bem-estar como um estado amplo, que abrange tanto os aspectos físico, como também mental e social, elas trouxeram possíveis conexões para que o turismo promova esse amplo bem-estar.

Trazemos aqui alguns insights tirados dessa conversa, que deixa qualquer um com vontade de viajar. Não deixe de ouvir o episódio completo!

O TURISTA COMO AGENTE ATIVO

Quem atua com turismo aprende desde cedo lições do servir, da hospitalidade, de tratar o visitante como “rei”. E se dissermos que a lógica não é bem essa? A lição aqui é sobre a importância de pensar experiências em que o turista possa ser provocado a colocar a mão na massa, a imergir numa cultura local e ser transformado por ela, sendo ao mesmo tempo agente de transformação do destino. Viajar não é só sobre comprar o artesanato para levar de lembrança para os familiares, mas sobre conhecer quem faz, saber sua história e até arriscar aprender como fazer também. Essa vivência de fato pode levar ao turista a um bem-estar profundo e genuíno, já que bem-estar não é sinônimo de tranquilidade, mas sim de sentir-se potente, útil e pleno. É ter propósito, engajamento, protagonismo e sentido de vida.

ESPAÇOS AMPLIADOS

A vida nas grandes metrópoles está cada vez mais concentrada e compacta: vive-se em apartamentos pequenos, com menos contato social – aspectos ainda mais acentuados com a pandemia.. O bem-estar é potencializado em espaços mais amplos e abertos. Mais céu do que teto sobre nossas cabeças proporciona bem-estar. O turismo é também uma possibilidade de ter contato com mais espaço e com essa sensação de liberdade que leva ao bem-estar.

A NATUREZA, SUAS CORES E RITMO

Além dos espaços apertados, a vida na cidade também é mais cinza. As cores da flora, da fauna e das artes são combustíveis para a criatividade. Nossas rotinas apresadas também têm um ritmo muito diferente da cadência da natureza, mais lenta, com velocidades muito mais próximas da nossa respiração e batimentos cardíacos. O contato com essa natureza, com o canto dos pássaros, o nascer e o pôr do sol, o barulho das águas, leva uma mensagem ao nosso cérebro de que tudo vai bem, nos mantendo mais centrados.

REPERTÓRIO

Renovar nosso repertório nos conecta com o momento presente e transforma nosso olhar. A partir do acesso a narrativas de outras pessoas, a outras culturas, a outros lugares, conseguimos melhorar nosso entendimento de outras realidades – assim podemos até entender melhor o passado e esperar o futuro. Por isso é muito importante que os destinos contem boas histórias, com bons protagonistas. Elas que acionam a nossa atenção e fazem conexões. Histórias provocadoras e instigantes enriquecem a alma, o corpo e a mente.

Aproveite para aprofundar no tema com este estudo sobre tendências de bem-estar:

Confira as maiores tendências em bem-estar divulgadas pelo CB Institute

Leia mais:

Caminhos desejáveis para o futuro do turismo
Turismo: um dos caminhos possíveis de solução para o desemprego

Arquivado em:Turismo sustentável Marcado com:bem-estar, podcast, turismo, turismo brasileiro, turismo sustentável

Juliana Bettini

Especialista em Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atua na representação do BID no Brasil desde 2015. Lidera a carteira de projetos financiados pelo Banco no setor de turismo no país, além de atuar em outros projetos na América Latina e Caribe. Com 15 anos de atuação no setor de turismo, dedicou grande parte de sua carreira ao planejamento estratégico de destinos e negócios turísticos e a estudos de mercado setoriais. Formada em Turismo pela USP, tem especialização na área de Pesquisa de Mercado e Mestrado em Planejamento e Gestão de Destinos pela Universidade de Alicante, Espanha.

Denise Levy

Tem ampla experiência em temas ambientais e de manejo social na América Latina. Seu principal foco tem sido o planejamento do uso da terra e o financiamento da conservação da terra, como também as avaliações de impactos ambientais estratégicos. Nos últimos anos, o setor de turismo teve como foco a proteção costeira e marinha, e o desenvolvimento urbano sustentável. Antes de fazer parte do time do Banco, Denise Levy foi gerente de programa conservação de terras privadas do The Nature Conservancy, no Brasil. É graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, possui doutorado em Análise de Políticas Públicas, pela Universidade de Illinois, em Chicago, e mestrado em Ciências e Políticas Ambientais, pela Universidade Johns Hopkins. Denise atualmente é especialista ambiental sênior da Divisão de Recursos Naturais, Agricultura, Turismo e Desastres Naturais do BID.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Algumas lições do turismo de base comunitária e de impacto social
  • Inovação para a competitividade dos destinos turísticos: caminhos a serem trilhados
  • O que é turismo criativo?

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube