No primeiro episódio da série Caminhos para o Turismo conversamos sobre como esse momento de inflexão que o setor vive, marcado pelos impactos da pandemia, também pode ser uma janela de oportunidade para se repensar modelos de desenvolvimento, revisitar ideias e efetivamente construir um setor de turismo mais sustentável, resiliente, inclusivo, diverso e responsável.
Reunimos nesse podcast quatro especialistas para trazer diferentes olhares sobre a conexão entre turismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o fio condutor da série de podcasts. Estiveram conosco a empresária Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels; Izabella Monica Teixeira, ministra do Meio Ambiente entre 2010 e 2016; Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio do Estado de São Paulo e professora e pesquisadora de Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo; e Morgan Doyle, representante do BID no Brasil.
Mais do que trazer à tona as vulnerabilidades da cadeia produtiva do setor, nossos entrevistados concordam que esse momento também abre oportunidades no campo das ideias e das iniciativas para se discutir um modelo sustentável, resiliente e inclusivo. Um modelo que pense na inclusão social e digital e que seja um efetivo motor de empoderamento econômico para todos os atores da cadeia produtiva. Uma oportunidade para que o turismo possa ser de fato setor que traduz em ações valores reais de cidadania.
Desde distintas perspectivas, os participantes endossam que os caminhos para o futuro do turismo no Brasil passam por valorização dos recursos naturais, por prover infraestruturas adequadas, por dar bases para que a população entenda o papel do setor e seja efetivo partícipe, por ter uma compreensão da complexidade do setor pautada em dados e por uma atuação conjunta e bem articulada entre os setores público, privado e sociedade civil.
Nesse cenário complexo e multifacetado, com riscos e desafios variados, todos concordam num ponto: o Brasil é um campo fértil para experiências transformadoras e temos em nosso capital natural, cultural e humano grandes diferenciais competitivos, que podem e devem ser aproveitados por meio de modelos de desenvolvimento sustentáveis.
O episódio vem cheio de exemplos inspiradores do que é feito dentro e fora do Brasil, histórias divertidas e opiniões contundentes dos entrevistados. Os dados e relatórios que eles citam ao longo do episódio você encontra nos links deste post.
Se você ainda não ouviu o podcast, ouça aqui. Se já ouviu, aproveite os links abaixo para se aprofundar nos temas.
BID – Marco Setorial de Turismo do BID 2017-2021
Agenda 2030: Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
WTTC Viagem & Turismo Impacto Econômico 2021
Leia mais
Leolina Z Andrade diz
Gente, estou muito feliz com a iniciativa! Acredito muito no turismo nesta janela de oportunidades por meio de modelos de desenvolvimento sustentáveis. Também acredito no lema BID – MELHORAR VIDAS!! Sem IDEAÇÃO o investimento por si só me parece insuficiente.
Viviane Oliveira diz
Um bate-papo interessantíssimo. Um formato diferenciado e inovador para trocar ideias e pensarmos em soluções inovadoras. Parabéns pela iniciativa