O turismo foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia de COVID-19, que paralisou as viagens mundialmente. Mas o setor está se recuperando com fôlego e, nesse processo, ganha relevância a necessidade de adotar modelos de desenvolvimento mais sustentáveis, resilientes e inteligentes. Pensando nisso, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estabeleceram a iniciativa Programa Turismo Futuro Brasil, que apoiará 10 cidades do país nesse processo de transição tão urgente. O programa integra uma iniciativa que o BID vem desenvolvendo na América Latina e Caribe.
O projeto tem como base o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), cunhado pela espanhola Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGGITUR) e cada vez mais disseminado. Ele destaca o papel da transformação tecnológica no contexto do desenvolvimento estratégico e da consolidação dos destinos turísticos, entendendo a incorporação dessa inovação como ferramenta fundamental para a resolução de problemas e para o posicionamento estratégico dos destinos.
O conceito dos DTIs é extremamente adequado à realidade atual do setor. Contudo, o desenho de modelos de fato inteligentes e, mais do que isso, sua posterior implementação, ainda podem ser desafiadores para muitos dos municípios brasileiros. Por reconhecer essa realidade, a iniciativa do BID com o Sebrae proverá apoio técnico especializado e customizado para que os destinos turísticos brasileiros selecionados elaborem instrumentos de planejamento para sua estratégia de DTI e, depois disso, tenham suporte para colocar algumas das ações planejadas em prática.
As ações a serem desenvolvidas com os municípios selecionados estarão em sinergia metodológica com o Modelo DTI Brasil, liderado pelo Ministério do Turismo, e com outras inciativas nacionais e internacionais.
Benefícios para os destinos selecionados
Os destinos turísticos selecionados pelo edital contarão com apoio técnico especializado durante um período de 9 a 12 meses que incluirá:
- Elaboração, atualização ou aprimoramento de suas estratégias e instrumentos de planejamento para destinos turísticos inteligentes
- Desenho de planos operacionais para a implementação dessas estratégias
- Apoio na implementação de até duas ações-chave do plano operacional durante o período de vigência do apoio
Além disso, essas localidades fomentarão a criação de uma rede entre si, além de serem conectadas a outros destinos latino-americanos que atualmente participam do Programa Turismo Futuro, a iniciativa regional do BID.
Destinos que podem participar
Na convocatória, destinos são entendidos como municípios individuais. Todas as cidades incluídas no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 poderão participar.
Processo de seleção
A primeira informação importante a destacar é o prazo para envio das propostas: 18 de novembro de 2022.
Após essa data, a seleção dos destinos será feita em duas etapas: na primeira, de pré-seleção, serão analisadas a documentação básica e uma carta de intenções enviadas nas candidaturas. Os municípios selecionados para a segunda etapa, a classificatória, deverão incluir informações adicionais sobre sua dinâmica turística. Concluídas essas duas etapas, uma banca formada por especialistas do BID, do Sebrae e de instituições parcerias do setor farão a seleção final. Os critérios adotados em cada etapa estão detalhados no edital.
- Inscrições para a Etapa 1 – Pré-seleção: inscrições abertas até 18 de novembro
- Divulgação dos resultados da Etapa 1: Dezembro de 2022
- Envio de documentação para a Etapa 2 – Classificatória: Dezembro de 2022 a Janeiro de 2023
- Divulgação final dos 10 destinos selecionados: Março de 2023
Para mais informações, acesse o edital completo: https://www.sebrae.com.br/editalsebraebid. E não deixe de inscrever seu município!
Leave a Reply