À medida que os países da América Latina e do Caribe avançam em sua jornada pós-pandemia, os holofotes estão se voltando para os desafios que já estavam presentes antes da crise e foram exacerbados pela COVID-19. Em termos de emprego e educação, um deles é, sem dúvida, a falta de qualificação sofrida pelos trabalhadores da região.
Habilidades profissionais são essenciais
O diagnóstico antes da pandemia já era bastante preocupante: mais da metade dos trabalhadores da região não possuía níveis mínimos de compreensão de leitura ou cálculos matemáticos básicos, e apenas uma minoria (16%) tinha formação superior. As evidências que já temos para este período indicam que os jovens, tanto os que já estão entrando no mercado de trabalho quanto os que o farão nos próximos anos, vão pagar um pedágio por causa da pandemia. Um estudo recente com jovens estudantes do ensino superior no Peru, por exemplo, mostra que a pandemia afetou suas trajetórias educacionais, seus níveis de ansiedade, seu uso do tempo e até as notas que receberam. Isso sem falar no impacto na competitividade dos jovens no mundo do trabalho devido à falta de qualificação. Não por acaso, os grupos mais afetados em termos de perda de emprego no quadro da crise da COVID-19 foram os jovens, as mulheres e os trabalhadores com menor escolaridade.
A COVID-19 representou, portanto, um novo obstáculo – de grande magnitude – para os sistemas de formação para o trabalho na América Latina e no Caribe. Os sistemas de formação atuais, que vão desde o ensino técnico no ensino secundário ao ensino superior e incluem todas as modalidades de formação profissional existentes, não funcionam, conforme explicamos detalhadamente neste artigo anterior. O esforço necessário para corrigir suas deficiências obriga todos os atores envolvidos a refletir e tomar decisões estratégicas para fortalecer os trabalhadores para que possam progredir profissionalmente e aumentar suas chances de encontrar um emprego. A boa notícia é que na América Latina e no Caribe já estão sendo dados passos na direção certa.
Iniciativas para inspirar a região
Com o financiamento e o apoio da Alemanha e da Suíça, por meio do Fundo Multidoadores para a Transformação da Educação Técnica e Profissional na América Latina e no Caribe, o BID está promovendo mais de uma dezena de iniciativas nos países da região para avançar na ambiciosa agenda de aumentar a empregabilidade dos trabalhadores e a sua capacidade de progredir profissionalmente através do investimento na construção de habilidades. São intervenções com focos específicos que, no entanto, permitirão inspirar a tomada de medidas em outros países da região, com base no aprendizado que já está sendo obtido com seu desenvolvimento. Estas iniciativas respondem às principais tendências enfrentadas na formação técnica e profissional: a quarta revolução industrial, o envelhecimento da população, as alterações climáticas, a diversidade e, claro, a COVID-19.
Por exemplo, no Chile, a inteligência artificial está sendo usada para acompanhar as pessoas diante das mudanças no mercado de trabalho, orientando-as para a reconversão do trabalho levando em consideração sua história, potencial e interesses. Em Belize, trabalha-se com as autoridades locais para formar mais trabalhadores nas chamadas green skills, essenciais para que aquele país consiga diversificar a sua economia e mitigar a sua dependência do turismo, crescendo em sectores como o de energias renováveis. Na Colômbia, um dos projetos financiados por este mesmo fundo está melhorando as habilidades técnicas e socioemocionais de mães adolescentes para promover sua inserção laboral.
Em El Salvador, os jovens estão sendo treinados em habilidades de e-lancing para que possam competir globalmente por meio de plataformas especializadas neste tipo de trabalho. No Paraguai, está sendo analisada a eficácia do uso da realidade virtual em processos de treinamento na área de mecatrônica.
Esses são apenas alguns exemplos dos diferentes esforços que apontam para a transformação nos ecossistemas de formação que a região precisa para avançar com firmeza no pós-pandemia. Convidamos você a consultar mais iniciativas e os detalhes de cada uma abaixo.

Iniciativas de habilidades para o trabalho na América Latina e no Caribe
- Belize → Habilidades para acessar a economia verde
- Bolívia → Plataforma virtual para treinamento profissional em agripecuária
- Brasil → Formação técnica modular para as indústrias digitais de São Paulo
- Chile → Relink: reconversão laboral inteligente
- Colômbia
- Costa Rica
- El Salvador → Habilidades de e-lancing para o trabalho digital na economia global
- Guatemala → Melhores formadores em cenários virtuais
- México → Formação técnica profissional para a quarta revolução industrial
- Paraguai → Capacitação em processos de automatização
Leave a Reply