O apoio a startups tem um papel de grande relevância no impulso à economia digital, devido ao potencial do ecossistema de inovação brasileiro, que conta com milhares de negócios tecnológicos. Muitos desses negócios oferecem soluções de alto impacto social e econômico.
Nós já temos direcionado esforços para impulsionar várias ações inovadoras. Alguns exemplos:
- Brasil Mais Digital, uma linha de crédito de US$ 1 bilhão para apoiar projetos que permitam aperfeiçoar a economia brasileira nos eixos de infraestrutura, economia, governo e capacidade tecnológica;
- Formação de mão de obra feminina para a área de programação e desenvolvimento, por meio do BID Lab;
- Soluções para escalar as compras públicas de inovação e a inovação aberta, com destaque para uma parceria com o TCU visando aproximar o setor público dos órgãos de controle e produzir conhecimento estruturado que permita a implementação de inovações para os desafios de desenvolvimento. Veja mais em www.iadb.org/pt/inovacao-aberta.
Parceria com o BNDES na aceleração de startups
A novidade nessa área é a parceria com o Programa BNDES Garagem, que apoia o desenvolvimento de startups oferecendo workshops, conteúdos, acompanhamento individual, mentorias, eventos de conexão e acesso à rede de parceiros. O programa é um catalisador dos negócios de impacto, provendo acesso a aceleração e capacitação.
No âmbito da parceria, trabalharemos em conjunto com o BNDES em atividades que contribuam para a produção de conhecimento e de propostas sobre sistemas de financiamento para os empreendedores e que aprofundem temas de diversidade e regionalidade dos ecossistemas de inovação.
Estamos confiantes de que a nossa atuação conjunta irá expandir horizontes dos negócios de impacto, identificando oportunidades em regiões afastadas, promovendo intercâmbio de conhecimento técnico especializado sobre inovação e estimulando novos modelos de negócios, aplicações, soluções, processos e produtos.
Como parte dessa parceria, lançamos uma chamada para seleção do consultor ou consultora que fará um diagnóstico do ecossistema de negócios de impacto no Brasil. O prazo para se inscrever vai até 6 de junho. Confira os detalhes aqui.
Esse diagnóstico será feito em coordenação com o BNDES Garagem e de forma integrada com as ações de mapeamento realizadas no âmbito da Estratégia Nacional de Impacto, possibilitando que todas as instituições participantes possam acessar os dados de forma agregada para fins de pesquisa e formulação de políticas públicas.
Falamos aqui de uma parceria que abre caminho para muitas frentes de ação e que tem muitos campos a desbravar. Juntos, vamos ampliar nossa capacidade de impulsionar o desenvolvimento e a expansão do pulso inovador do país, que já é lar do maior ecossistema de startups e scale-ups de toda América Latina e Caribe.
Leave a Reply