Como reativar nossos espaços públicos, enquanto ainda teremos que cumprir as medidas de distanciamento físico para evitar novas infecções pelo vírus? Em meio ao estado de emergência de saúde e do distanciamento físico causado pela COVID-19, convidamos os brasileiros a colaborar com sua criatividade para criar soluções para o novo normal. No LAB Cidades do BID, queremos encontrar soluções inovadoras para (1) reativar os espaços públicos com distanciamento físico e (2) recuperar a confiança perdida na vida urbana.
Precisamos urgentemente adotar medidas para reconstruir os laços comunitários existentes, restaurar os valores culturais de nossas vidas urbanas e facilitar novas formas de relação social que fortaleçam as comunidades locais. Na história de nossas cidades, podemos ver que grandes mudanças em nossos tecidos urbanos resultaram de pandemias. No LAB Cidades, temos como objetivo fazer com que essas inovações sejam feitas de forma colaborativa entre os vários atores urbanos.
Como podemos gerar propostas que nos permitam criar comunidade e vitalidade nas ruas com distanciamento físico?
Vimos quanto tempo o isolamento físico pode afetar o comportamento dos cidadãos e criar incertezas ao voltar para a rua. Por um lado, o espaço público se torna o espaço que nos expõe a um contágio potencial e somos confrontados com a tarefa desafiadora de fazer atividades diárias com protocolos cuidadosos.
Para construir comunidades mais humanas, resilientes e sustentáveis, é importante pensar em como as cidades devem enfrentar esses momentos de transição e procurar soluções para voltar a uma nova vida pública em etapas graduais, que contemplem os cuidados, desafios, problemas e oportunidades atuais.
Governos, organizações, profissionais, instituições e ativistas de diferentes cidades do mundo estão promovendo um processo que, ao contrário de um processo natural de ‘reação e retorno’ à situação anterior, reconhece a necessidade de gerar uma ‘transformação e adaptação’ que aproveite as mudanças resultantes da nova forma de ocupar os espaços.
Nesse contexto, a maior capacidade e força criativa são essenciais para que as propostas de intervenção em espaços públicos tenham a capacidade de fomentar a conexão e a confiança entre as pessoas, gerando oportunidades diante de novas situações, problemas ou conflitos.
Saiba como participar: conheça o edital do LAB Cidades
O Ideaton procura soluções de pequena escala que ajudem a melhorar espaços públicos inclusivos em escala humana, cumprindo as medidas de distanciamento físico necessárias devido à crise de saúde do COVID-19. Essas soluções devem promover a vida pública inclusiva e fortalecer os programas de desenvolvimento urbano e de desenvolvimento econômico local, bem como os espaços comunitários e de encontro, com atenção especial aos grupos mais vulneráveis.
Este é um convite a sociedade civil do Brasil e da região a se inspirar em sua criatividade para inovar nos espaços públicos do futuro, com soluções que adotem o conceito de ‘build-back-better’ (reconstruir melhor) e apoiar as cidades da região no alcance do Objetivo 11º dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o de tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis para todos.
Estamos buscando propostas que contribuam para ativar a vida urbana nas fases de transição, levando em consideração as medidas de distanciamento físico e promovendo espaços públicos mais inclusivos e sustentáveis.
As soluções procuradas:
- São de natureza replicável e escalável, com potencial de adaptação a contextos locais específicos, com alto impacto, baixo custo e execução rápida.
- Fornecem possíveis cenários de distanciamento físico no espaço físico durante as fases de transição.
- Promovem a recuperação da confiança dos cidadãos na vida urbana, utilizando uma comunicação clara das regras de distanciamento físico.
- Propõem alternativas que contribuam para tornar os espaços públicos e a vida urbana mais sustentáveis, resilientes e inclusivos (‘build-back-better’).
- Respondem a um desafio de fortalecer o vínculo entre o espaço público e a vida comunitária frequente nas cidades latino-americanas.
- São propostas inclusivas, que consideram grupos vulneráveis, estimulam a vida social, fortalecem a economia local e promovem o transporte em escala humana. Também promovem a igualdade de gênero e a redução das desigualdades espaciais e sociais.
- São propostas em escala humana, ou seja, consideram as pessoas como um eixo fundamental.
As melhores propostas recebidas serão publicadas nas redes do BID e divulgadas para um público aberto na região. Um júri multidisciplinar selecionará 3 propostas vencedoras.
Os 3 projetos selecionados trabalharão em conjunto com o LAB Cidades, Ciudades Comunes e vários atores urbanos para adaptar a ideia a um protótipo para ser implementado nas cidades da região. Cada projeto vencedor receberá um prêmio e custos dos materiais para poder desenvolver o protótipo.
O processo de incubação será estruturado com base em um esquema de trabalho que não dura mais de 2 meses: duas sessões online por semana, uma das quais será uma sessão teórica com a participação de especialistas multidisciplinares e a outra será uma sessão interna.
Esse processo tem como objetivo criar sinergia entre pesquisadores, profissionais, cidadãos interessados, ativistas e funcionários públicos. Os espaços de criação coletiva e intercâmbio serão gerados entre os projetos vencedores, onde o conhecimento é compartilhado de forma aberta e horizontal.
Convidamos vocês a pensar nessas soluções e contribuir com suas ideias criativas!
Leave a Reply