Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em gestão pública no Brasil

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Chamada Aberta: o Desafio “Cidades para Todos” já começou!

20/01/2022 por Carolina Piedrafita - Gonzalo Lanfranco Deixe um comentário


Como estabelecer uma cultura de inovação nos governos? Dois dos maiores desafios para a inovação pública são a desconfiança da comunidade e a falta de colaboração entre as esferas pública e privada. Em geral, para construir uma relação de confiança com a comunidade, os governos locais devem levar em conta o seguinte:

• Garantir que cidadãos, governo e outros atores entendam os benefícios da inovação.

• Estabelecer relacionamento com cidadãos, universidades e setor privado por meio do diálogo e do trabalho conjunto.

• Tornar visíveis os resultados obtidos nos projetos, por menores que sejam, dando a conhecer o valor que há neles.

Por outro lado, para gerar uma cultura de inovação, recomenda-se que, ao experimentar, a escala dos projetos seja limitada – na forma de pilotos – e que as soluções propostas sejam diversificadas para ter uma ampla margem de sucesso ou erro. Aspectos como incorporar o conhecimento local, ou compartilhar a mesma linguagem com a comunidade, são fundamentais para encontrar soluções inovadoras.

Nesse contexto, o Laboratório de Cidades do BID apresenta o Desafio “Cidades para Todos” no blog de hoje. Procuramos trabalhar lado a lado com os funcionários do governo local para projetar e testar soluções inovadoras para problemas urbanos e, assim, contribuir para estabelecer uma cultura de inovação pública.  Continue lendo para saber mais detalhes sobre esta chamada!

O DESAFIO

O Laboratório de Cidades do BID é uma plataforma de inovação e experimentação urbana para o desenvolvimento sustentável das cidades da América Latina e do Caribe (ALC). Nosso objetivo é identificar e analisar tendências de inovação, conectando cidades para compartilhar soluções e promovendo a experimentação. Desta plataforma de serviços nasceu o Desafio Cidades para Todos, com o objetivo de identificar desafios urbanos nas cidades da região, que por sua vez nos permitem trabalhar em conjunto com elas e as suas equipas inovadoras para identificar soluções.

Com este concurso, buscamos contribuir para a inovação na ALC de três formas:

1.           Trabalhando lado a lado com equipes locais e seus laboratórios de inovação na busca de soluções, apoiando pilotos com assistência técnica e processos de mentoria

2.           Apoiar as cidades a consolidar suas equipes inovadoras, multissetoriais e interdisciplinares

3.           Estabelecer um modelo de trabalho onde o fracasso é visto como apenas mais uma parte do processo de aprendizagem e inovação

QUE DESAFIOS ESTAMOS PROCURANDO?

Buscamos identificar desafios urbanos associados a vulnerabilidades sistêmicas que acentuam a desigualdade nas cidades de nossa região. Por desafios, queremos dizer vulnerabilidades como:

• Acesso deficitário a financiamento e soluções habitacionais de qualidade

• Acesso inadequado a serviços básicos

• Desconexão socioespacial dos bairros informais com os formais

• Acesso limitado ou inexistente a tecnologias de informação e comunicação

• Vulnerabilidade e baixa resiliência às mudanças climáticas e desastres naturais

• Poucas oportunidades de emprego formal.

O objetivo é identificar desafios que podem ser resolvidos por meio de processos de experimentação (esquema de protótipo, pilotos, modelos de soluções iterativas, etc.), a fim de projetar soluções inovadoras, replicáveis e escaláveis.

Quem pode participar?

Esta convocação é dirigida a entidades que promovem a inovação urbana, como parte ou em aliança com governos municipais de qualquer um dos 26 países membros mutuários do BID na ALC. Por exemplo:

1. Um laboratório de inovação urbana ou um escritório/unidade de inovação que faz parte de um governo municipal.

2. Uma agência ou laboratório de inovação nacional, regional ou local que está associado a um ou mais governos municipais.

3. Uma universidade ou grupo da sociedade civil que trabalha com inovação nas cidades e que está associado a uma ou mais prefeituras.

O prêmio

O que você recebe se sua proposta for selecionada? Seis equipes semifinalistas serão escolhidas e participarão de um processo de mentoria para melhorar a definição do desafio, que será apresentado em um pitch day. Destas, 3 equipes vencedoras serão selecionadas para receber assistência técnica do BID (até US$ 35.000) para trabalhar em um processo de experimentação interativa que consiste em codesign, implementação e avaliação de um protótipo ou projeto piloto que contribua para solucionar o desafio proposto.

Nota: A quantia de até US$ 35.000 não será fornecida como recursos financeiros em dinheiro ou em espécie, mas serão financiados serviços para a concepção, implementação e avaliação do projeto piloto.

COMO VOCÊ PODE PARTICIPAR?

Aqueles que desejam participar devem preencher o formulário de inscrição on-line até 20 de fevereiro de 2022 e atender aos requisitos indicados no site das convocatórias do BID. Uma equipe de especialistas do BID revisará, analisará e avaliará as propostas recebidas. Por fim, serão selecionadas as 6 equipes semifinalistas que passarão para a próxima fase. As propostas serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

1.           Viabilidade – o desafio pode ser resolvido por meio da inovação.

2.           Dimensão do desafio.  

3.           O desafio responde às necessidades dos beneficiários.

4.           Relevância da experiência da entidade requerente na conceção e implementação de soluções inovadoras.

5.           Alianças estratégicas da entidade requerente com outros atores.

6.           Viabilidade – o desafio pode ser resolvido através de processos de experimentação.

Você está pronto para participar? Não perca esta oportunidade e registe a sua candidatura aqui.

Inscrições abertas até 20 de fevereiro de 2022.

Se não quiser perder nenhum blog, notícia ou publicação da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter mensal.


Arquivado em:Cidades, Gênero Marcado com:administração pública, cidadania, cidades, inovação

Carolina Piedrafita

Carolina Piedrafita is a Senior Specialist in Urban Development and Housing at the Inter-American Development Bank. She has over 20 years of experience leading and executing social and urban development projects in Latin America, specifically in the areas of social housing, local economic development, comprehensive neighborhood improvement and revitalization of degraded urban areas. She was Senior Advisor to the Executive Director of Argentina on the IDB Board of Directors from 2016-2019. She currently leads the Cities Laboratory of the Urban Development and Housing Division. She has a Masters in Public Administration with a specialty in urban development from Columbia University in New York, and a degree in Political Science from Universidad de San Andrés, Argentina.

Gonzalo Lanfranco

Gonzalo é consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento, responsável pela estratégia de comunicação e posicionamento da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD), e pelas iniciativas do Cities Lab e da Cities Network. Ele tem 10 anos de experiência gerenciando projetos de inovação, desenvolvimento de novos produtos e estratégias de marketing em 14 países da América Latina. Anteriormente, trabalhou no setor privado para o Scotiabank, BBVA, Belcorp, DDB e McCann Erickson. Gonzalo é Mestre em Gestão de Negócios Criativos e Inovação Social pela EDHEC Business School (França), PGDip em Marketing Internacional pela ESAN Business School (Peru) e Bacharel em Comunicação e Publicidade pela Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (Peru).

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Como a universidade pode contribuir para cidades mais inteligentes
  • De volta às ruas: buscamos soluções inovadoras para o novo normal das cidades
  • Uma cidade pode comprar sua sustentabilidade?

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

Blogs escritos por funcionários do BID:

Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


Blogs escritos por autores externos:

Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



Política de privacidade

Copyright © 2023 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

Banco Interamericano de Desarrollo

Aviso Legal

Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

facebook
twitter
youtube
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept”, you consent to the use of ALL the cookies.
Cookie settingsACCEPT
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT