Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores
De volta às ruas

De volta às ruas: buscamos soluções inovadoras para o novo normal das cidades

27/07/2020 por Tamara Egger - Hallel Elnir Deixe um comentário


Como reativar nossos espaços públicos, enquanto ainda teremos que cumprir as medidas de distanciamento físico para evitar novas infecções pelo vírus? Em meio ao estado de emergência de saúde e do distanciamento físico causado pela COVID-19, convidamos os brasileiros a colaborar com sua criatividade para criar soluções para o novo normal. No LAB Cidades do BID, queremos encontrar soluções inovadoras para (1) reativar os espaços públicos com distanciamento físico e (2) recuperar a confiança perdida na vida urbana.

Precisamos urgentemente adotar medidas para reconstruir os laços comunitários existentes, restaurar os valores culturais de nossas vidas urbanas e facilitar novas formas de relação social que fortaleçam as comunidades locais. Na história de nossas cidades, podemos ver que grandes mudanças em  nossos tecidos urbanos resultaram de pandemias. No LAB Cidades, temos como objetivo fazer com que essas inovações sejam feitas de forma colaborativa entre os vários atores urbanos.

Como podemos gerar propostas que nos permitam criar comunidade e vitalidade nas ruas com distanciamento físico?

Vimos quanto tempo o isolamento físico pode afetar o comportamento dos cidadãos e criar incertezas ao voltar para a rua. Por um lado, o espaço público se torna o espaço que nos expõe a um contágio potencial e somos confrontados com a tarefa desafiadora de fazer atividades diárias com protocolos cuidadosos.

Para construir comunidades mais humanas, resilientes e sustentáveis, é importante pensar em como as cidades devem enfrentar esses momentos de transição e procurar soluções para voltar a uma nova vida pública em etapas graduais, que contemplem os cuidados, desafios, problemas e oportunidades atuais.

Governos, organizações, profissionais, instituições e ativistas de diferentes cidades do mundo estão promovendo um processo que, ao contrário de um processo natural de ‘reação e retorno’ à situação anterior, reconhece a necessidade de gerar uma ‘transformação e adaptação’ que aproveite as mudanças resultantes da nova forma de ocupar os espaços.

Nesse contexto, a maior capacidade e força criativa são essenciais para que as propostas de intervenção em espaços públicos tenham a capacidade de fomentar a conexão e a confiança entre as pessoas, gerando oportunidades diante de novas situações, problemas ou conflitos.

Saiba como participar: conheça o edital do LAB Cidades

Acesse o edital aqui

O Ideaton procura soluções de pequena escala que ajudem a melhorar espaços públicos inclusivos em escala humana, cumprindo as medidas de distanciamento físico necessárias devido à crise de saúde do COVID-19. Essas soluções devem promover a vida pública inclusiva e fortalecer os programas de desenvolvimento urbano e de desenvolvimento econômico local, bem como os espaços comunitários e de encontro, com atenção especial aos grupos mais vulneráveis.

Este é um convite a sociedade civil do Brasil e da região a se inspirar em sua criatividade para inovar nos espaços públicos do futuro, com soluções que adotem o conceito de ‘build-back-better’ (reconstruir melhor) e apoiar as cidades da região no alcance do Objetivo 11º dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o de tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis para todos.  

Estamos buscando propostas que contribuam para ativar a vida urbana nas fases de transição, levando em consideração as medidas de distanciamento físico e promovendo espaços públicos mais inclusivos e sustentáveis.

As soluções procuradas:

  1. São de natureza replicável e escalável, com potencial de adaptação a contextos locais específicos, com alto impacto, baixo custo e execução rápida.
  2. Fornecem possíveis cenários de distanciamento físico no espaço físico durante as fases de transição.
  3. Promovem a recuperação da confiança dos cidadãos na vida urbana, utilizando uma comunicação clara das regras de distanciamento físico.
  4. Propõem alternativas que contribuam para tornar os espaços públicos e a vida urbana mais sustentáveis, resilientes e inclusivos (‘build-back-better’).
  5. Respondem a um desafio de fortalecer o vínculo entre o espaço público e a vida comunitária frequente nas cidades latino-americanas.
  6. São propostas inclusivas, que consideram grupos vulneráveis, estimulam a vida social, fortalecem a economia local e promovem o transporte em escala humana. Também promovem a igualdade de gênero e a redução das desigualdades espaciais e sociais.
  7. São propostas em escala humana, ou seja, consideram as pessoas como um eixo fundamental.

As melhores propostas recebidas serão publicadas nas redes do BID e divulgadas para um público aberto na região. Um júri multidisciplinar selecionará 3 propostas vencedoras.

Os 3 projetos selecionados trabalharão em conjunto com o LAB Cidades, Ciudades Comunes e vários atores urbanos para adaptar a ideia a um protótipo para ser implementado nas cidades da região. Cada projeto vencedor receberá um prêmio e custos dos materiais para poder desenvolver o protótipo.

O processo de incubação será estruturado com base em um esquema de trabalho que não dura mais de 2 meses: duas sessões online por semana, uma das quais será uma sessão teórica com a participação de especialistas multidisciplinares e a outra será uma sessão interna.

Esse processo tem como objetivo criar sinergia entre pesquisadores, profissionais, cidadãos interessados, ativistas e funcionários públicos. Os espaços de criação coletiva e intercâmbio serão gerados entre os projetos vencedores, onde o conhecimento é compartilhado de forma aberta e horizontal.

Convidamos vocês a pensar nessas soluções e contribuir com suas ideias criativas!


Arquivado em:Cidades, Gestão pública, Saúde Marcado com:cidades inclusivas, cidades sustentáveis, concurso, desenvolvimento urbano, inovação

Tamara Egger

Tamara Egger estudou Arquitetura e Urbanismo em Viena, Berlim e Pequim. Concentrou seus estudos no planejamento urbano em escala humana, design de espaço público inclusivo e participação do cidadão. Tem três anos de experiência em processos participativos de co-design com o Urban Design Lab, trabalhando em diferentes cidades da América Latina (República Dominicana, Chile, Equador e Panamá). Atualmente, trabalha na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Hallel Elnir

Hallel Elnir es urbanista, especializado en desarrollo internacional. Mientras trabajaba como consultor de Smart City en la División de Vivienda y Desarrollo Urbano del Banco Interamericano de Desarrollo (BID), aprovechó las tecnologías innovadoras para abordar los desafíos urbanos, desarrollar y compartir conocimientos y crear asociaciones público-privadas en la región de ALC. Anteriormente, Hallel trabajó en el sector privado en Israel, brindando asesoramiento sobre planificación estratégica, ejecución e implementación de proyectos urbanos, así como apoyando los planes maestros de las ciudades. Hallel posee una maestría en Desarrollo Internacional y Planificación Urbana de la Universidad Hebrea de Jerusalén, Israel, y una licenciatura en Ciencias Políticas y Geografía de la Universidad de Tel Aviv, Israel.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Conheça dois projetos brasileiros premiados por propor formas inovadoras de voltar às ruas com segurança
  • Conheça soluções inovadoras para ocupar espaços públicos com segurança em meio à pandemia
  • Chamada Aberta: o Desafio “Cidades para Todos” já começou!

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube