Ter profissionais bem preparados e bem preparadas é essencial para que processos inovadores sejam iniciados e desenvolvidos de forma eficiente na administração pública. E não importa qual a área em que um projeto está sendo planejado, o talento humano será sempre a peça principal necessária para mover a engrenagem que trará soluções efetivas.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) têm trabalhado conjuntamente em várias iniciativas direcionadas ao fortalecimento de capacidades de gestores públicos. E agora dá mais um passo, com a assinatura de um acordo que permitirá ampliar a colaboração, gerando ainda mais impacto a partir dos conhecimentos adquiridos por servidores e servidoras.
Mas antes de contar as novidades, vamos relembrar algumas ações que já temos em conjunto:
- O BID desenvolveu um curso online sobre contratações de encomendas tecnológicas, junto com o Tribunal de Contas da União, que está disponível na Escola Virtual da Enap. O curso aborda a caracterização das encomendas tecnológicas, a legislação que as regulamenta e o processo de planejamento, gestão e controle da contratação deste instrumento de compra pública de inovação. Trata-se de uma formação bastante especializada, que promove uma jornada profunda de aprendizado sobre um instrumento de vanguarda, permitindo a criação de novas soluções para os complexos desafios do setor público.
- O BID também apoia há quatro anos a Semana de Inovação Enap. É um evento que fomenta uma intensa e frutífera troca de ideias com especialistas do mundo todo, alcançando milhares de pessoas. Em 2022 foi realizada a oitava edição, com a participação do BID na sessão de abertura e em outros quatro painéis da programação (veja aqui as apresentações do palco principal).
- A plataforma Desafios da Enap, que conta com o apoio do BID, busca solucionar problemas públicos com a participação da sociedade por meio da conexão entre demandas e provedores de soluções. Também promove conteúdos sobre inovação aberta e gestão pública.
- O BID tem participado ainda do programa Líderes que Transformam, lançado em janeiro de 2022, e que possibilita a seleção competitiva de lideranças no governo federal.
Novas possibilidades
Estes são exemplos de uma colaboração que busca disseminar conhecimento de fronteira. E o documento assinado agora abre caminho para avançarmos neste sentido, expandindo o alcance de produtos do BID para a plataforma EV.G, que já contabiliza mais de 6 milhões de inscritos, em mais de 400 cursos.
As oportunidades de aprendizado também poderão ser disponibilizadas na AcademiaBID, que conta com 17 anos de experiência em e-learning, reúne conteúdos em quatro idiomas, disseminados em mais de 200 cursos por ano, que já atraíram mais de 2 milhões de estudantes de toda a América Latina e Caribe. Aliás, o alcance do BID em toda a região permitirá a produção de novos conteúdos voltados para a administração pública e/ou adaptação dos já existentes para os idiomas espanhol e inglês, atendendo assim a audiência de países vizinhos, que poderá se beneficiar do que é gerado aqui.
Conhecimento sem limites
As questões ligadas à inovação são o foco principal da parceria entre BID e Enap, mas todo tema de relevância estratégica para o país poderá ser promovido. Um exemplo são assuntos relacionados com práticas ESG (salvaguardas socioambientais e de governança), que devem ser consideradas de maneira transversal na implementação de projetos na administração pública.
Ou ainda, formações direcionadas à estruturação de projetos de parceria público-privadas, que se tornaram essenciais para o crescimento produtivo, econômico e social dos países da América Latina e Caribe. O Brasil é um dos países com melhor ambiente para PPPs na região, o que aumenta o espaço para profissionais se envolverem com essa área na administração pública.
As oportunidades são inúmeras, e tanto a Enap como o BID têm experiência de sobra para avançar em diversos programas. Caminhamos juntos para continuar contribuindo para aprimorar o serviço público no Brasil, melhorando a vida das pessoas.
Leave a Reply