Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Conheça soluções inovadoras para ocupar espaços públicos com segurança em meio à pandemia

25/03/2021 por Clementine Tribouillard - Eduardo Azevedo - Carolina Piedrafita - Hallel Elnir Deixe um comentário


Entre os inúmeros desafios impostos pela COVID-19 ao gestor público, está a complexidade de, ao mesmo tempo, executar medidas para manter a população segura no presente e planejar os passos a serem tomados no futuro. 

De acordo com as autoridades sanitárias, enquanto a vacina não é amplamente aplicada, o distanciamento social continua sendo a principal medida para proteger os cidadãos e, mesmo no médio prazo, cuidados com higiene e restrições a aglomerações em ambientes fechados deverão permanecer. 

A boa notícia é que, com planejamento e inovação, é possível conciliar esses requisitos com os – desejáveis e necessários – estímulos à ressocialização, como provam os projetos vencedores do concurso de ideias para reocupação dos espaços urbanos “Voltar às ruas”, organizado em 2020 pelo Laboratório de Cidades do BID (site em espanhol).  

No fim de fevereiro, algumas dessas ideias foram apresentadas em evento virtual a gestores de administrações públicas que trabalham com a Divisão de Habitação e Desenvolvimento do BID, incluindo representantes das prefeituras de cidades tão diversas como João Pessoa, Niterói (RJ), Novo Hamburgo (RS) e São Luís. 

Como bônus, eles também conheceram uma iniciativa desenvolvida pelo BID no Uruguai de melhoria dos espaços públicos com foco em entregadores de compras por aplicativos e conheceram os projetos brasileiros.

A gravação do evento está disponível na íntegra no vídeo abaixo. Também é possível acessar à ata do webinar, que contém especificações dos projetos vencedores.

Atas Inovação Espaços publicos 24-02-2021 ideatón volver a la calle clementine.pdfDownload

 

Criatividade e escalabilidade 

Em um debate cheio de ideias criativas, escaláveis e replicáveis, os mais de 90 participantes do webinar “Inovações em espaços públicos para a reabertura das cidades” mostraram entusiasmo com a qualidade e a aplicação prática das propostas compartilhadas.  

Foram cinco projetos brasileiros expostos: dos seis vencedores do concurso de ideias, dois são brasileiros; e dos seis projetos destacados com menção honrosa, três tiveram origem no Brasil.  Ao todo, o concurso “Voltar às ruas” recebeu 485 propostas, todas enviadas por sociedade civil, grupos de amigos ou acadêmicos – mostrando a potência da colaboração em momentos desafiadores. 

Os projetos apresentados são estes abaixo. Os contatos dos responsáveis pelas iniciativas estão na ata da reunião: 

VENCEDORES 

  • Brincando com confiança – a proposta propõe jogos com “tabuleiros humanos” para serem jogados na rua, respeitando o distanciamento social.  A ideia é pintar ou projetar os tabuleiros no chão, disponibilizar várias ideias de jogos e incentivar a brincadeira com respeito, integração e segurança. A iniciativa veio do instituto ‘A Cidade Precisa de Você’.  
  • Ferramentas de esquina – manual para construir peças para locais públicos, como banquinhos de praça ou marcadores de distanciamento para o chão. A ideia é incentivar os moradores a construírem em conjunto esses itens que são simples e podem ajudar, ao mesmo tempo, a integração entre os vizinhos e a prevenção da COVID-19. O manual explica vários aspectos que envolvem a implantação e construção das ferramentas especialmente em territórios vulneráveis (favelas, terras indígenas, entre outros).  O projeto é de arquitetos e urbanistas formados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

MENÇÃO HONROSA 

  • Adaptação de espaços públicos – a iniciativa propõe um curso para agentes locais, ensinando-os a implantar e a multiplicar soluções para adaptar espaços públicos para a nova realidade. A formação inclui conceitos como urbanismo tático e projeto participativo. Inclui também acompanhamento de concepção e prototipagem. A ideia nasceu no Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  
  • Gambiarra – uma banca de feira sustentável e portátil a ser instalada ao ar-livre, ocupando espaços atualmente usados para carros, é a ideia deste projeto que pretende apoiar a manutenção de atividades comerciais durante a pandemia, minimizando riscos de contágios oferecidos por ambientes fechados. Um projeto do grupo Vão Urbano.  
  • Parada segura – aqui, a proposta é requalificar o acesso, o entorno e as próprias instalações das paradas de ônibus, tornando-as mais acessíveis e seguras, sobretudo tendo em vista a perspectiva feminina – público que representa 80% dos usuários de ônibus em cidades como São Paulo. Propõe ainda intervenções na vizinhança, nas calçadas e no equipamento que constitui os pontos de ônibus. O projeto é do coletivo T.Urb.A.  

A experiência uruguaia 

Os gestores públicos tiveram contato também com uma experiência conduzida pelo BID no Uruguai, com foco no aumento expressivo visto durante a pandemia de trabalhadores de entregas por aplicativos – fenômeno experimentado pela grande maioria das cidades da América Latina e Caribe. 

Com o objetivo de evitar aglomerações de entregadores que possam se tornar focos de contágio e de conflito urbano com vizinhos, criaram-se áreas de descanso, de estacionamento, de higienização e de convivência para esses trabalhadores informais.  

Lições aprendidas 

Além dos insights trazidos por cada uma das soluções apresentadas em si, o concurso de ideias e o webinar trouxeram à luz alguns aprendizados úteis para os gestores públicos que têm de lidar com os desafios de planejar cidades durante a pandemia: 

  • Apesar da COVID-19, a participação e o engajamento popular são possíveis – os projetos apresentados foram concebidos durante a pandemia, com intermediação de ferramentas de encontro online e, sobretudo, com a vontade dos cidadãos de contribuírem para a saída desta crise. 
  • A co-gestão é fundamental para a sustentabilidade – por mais preparado que seja um governo, suas soluções jamais terão a solidez, a eficiência e a resiliência necessárias para serem sustentáveis no decorrer do tempo que teriam iniciativas propostas com apoio da sociedade civil. 
  • A inclusão e a integração da população vulnerável são fundamentais – a pandemia escancarou o fato de que a saúde de todos depende do bem-estar coletivo. Uma doença que se inicia em uma cidade do outro lado do planeta pode fazer o nosso país parar. Por isso, é urgente integrarmos e acolhermos todos os cidadãos. 

Leia mais:

Mobilidade, segurança, equidade: a transformação das nossas cidades se conjuga no feminino
Por que é importante construir verde?

Arquivado em:Cidades Marcado com:arquitetura, COVID-19, desenvolvimento urbano, inovação, urbanismo

Clementine Tribouillard

Clémentine Tribouillard é especialista na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID no Brasil desde 2018. Ela é francesa, formada em ciências políticas, tem mestrado em Política Urbana pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris e especialização em Sociologia Urbana pela UERJ. Clémentine trabalhou por 3 anos na Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro na concepção de programas de habitação social e na reabilitação de centros urbanos brasileiros, antes de trabalhar por 6 anos na África em programas de melhoria dos serviços urbanos (água, saneamento, resíduos sólidos) para vários doadores. Após o terremoto, morou no Haiti por 5 anos, trabalhando na reconstrução de bairros de baixa renda e reassentando famílias. Ela trabalhou em 35 países em planejamento urbano, desenvolvimento econômico e social, inclusão de gênero, sociedade civil e participação do setor privado. Atualmente, está liderando programas de urbanização de favelas, gestão de risco, reassentamento, habitação social e cidades inteligentes, com foco particular em questões de mudança climática e inclusão social.

Eduardo Azevedo

Eduardo Azevedo é especialista em inovação e setor público. Com experiência em definição de problemas, metodologia para inovacão aberta e avaliação de impacto, é formado em Engenharia Química e trabalha como especialista em inovacão no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Trabalhou com projetos de inovação e novos negócios na Sabesp, no Governo de São Paulo e no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Eduardo é da pioneira turma de 2015 do Vetor Brasil.

Carolina Piedrafita

Carolina Piedrafita is a Senior Specialist in Urban Development and Housing at the Inter-American Development Bank. She has over 20 years of experience leading and executing social and urban development projects in Latin America, specifically in the areas of social housing, local economic development, comprehensive neighborhood improvement and revitalization of degraded urban areas. She was Senior Advisor to the Executive Director of Argentina on the IDB Board of Directors from 2016-2019. She currently leads the Cities Laboratory of the Urban Development and Housing Division. She has a Masters in Public Administration with a specialty in urban development from Columbia University in New York, and a degree in Political Science from Universidad de San Andrés, Argentina.

Hallel Elnir

Hallel Elnir es urbanista, especializado en desarrollo internacional. Mientras trabajaba como consultor de Smart City en la División de Vivienda y Desarrollo Urbano del Banco Interamericano de Desarrollo (BID), aprovechó las tecnologías innovadoras para abordar los desafíos urbanos, desarrollar y compartir conocimientos y crear asociaciones público-privadas en la región de ALC. Anteriormente, Hallel trabajó en el sector privado en Israel, brindando asesoramiento sobre planificación estratégica, ejecución e implementación de proyectos urbanos, así como apoyando los planes maestros de las ciudades. Hallel posee una maestría en Desarrollo Internacional y Planificación Urbana de la Universidad Hebrea de Jerusalén, Israel, y una licenciatura en Ciencias Políticas y Geografía de la Universidad de Tel Aviv, Israel.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Conheça dois projetos brasileiros premiados por propor formas inovadoras de voltar às ruas com segurança
  • De volta às ruas: buscamos soluções inovadoras para o novo normal das cidades
  • Por que é importante construir verde?

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube