Atualmente, 86,8% da população brasileira vive em cidades e este percentual poderá chegar a 92% em 2050, um dos países mais urbanizados do mundo. A alta concentração de pessoas e o baixo nível de planejamento apresentam uma série de desafios urbanos que não são novidade para os brasileiros: moradias precárias, falta de acesso a serviços básicos, custos elevados de aluguel, poucos equipamentos públicos de recreação, dificuldades de mobilidade urbana, segurança, entre outros. Além disso, 87,7% do déficit habitacional quantitativo no Brasil está localizado nas áreas urbanas.
O uso das tecnologias de forma integral pelas cidades pode ajudar a aumentar entre 10% e 30% os indicadores de qualidade de vida. Nesse sentido, já falamos aqui sobre as vantagens das cidades inteligentes para ganhar eficiência e oferecer melhores serviços à população. Entretanto, apenas 18% das prefeituras possuem um plano ou projeto de cidade inteligente, o que reflete o enorme potencial a ser explorado no Brasil.
Negócios inovadores em gestão urbana
No ecossistema de inovação brasileiro existem vários negócios com soluções dedicadas a resolver os principais problemas que mencionamos e acreditamos que a inovação aberta no setor público, ou seja, a incorporação dessas soluções em seu planejamento e intervenções para resolver problemas específicos, é um caminho para induzir o processo para converter cada vez mais cidades em cidades inteligentes.
No âmbito de nossa iniciativa de Open Innovation, hoje nós estivemos em São Paulo para apresentar a nossos parceiros municipais algumas dessas soluções que selecionamos, e queremos compartilhá-las aqui no Ideação também, para que mais cidades conheçam o que o ecossistema oferece:
Gestão predial – SMARTSINDICO: aplicativo para a gestão de condomínios para Habitações de Interesse Social (como os empreendimentos do programas Minha Casa Minha Vida, CDHU e Cohab). O próprio síndico executa tarefas como emitir rateios (recibos e boletos), lançar despesas a pagar, gerar prestação de contas, comunicar-se com moradores.
Reforma de residências – VIVENDA: solução completa de reformas habitacionais possibilita que o cliente possa, em até 15 dias, ter seu projeto e elaborado e reforma pronta. Até o momento são mais de 1.000 reformas realizadas e 3.800 pessoas atendidas, com um tempo médio de seis dias por obra. Emitiram a primeira debênture de impacto do Brasil, que captou R$ 5 milhões em emissão fechada, voltada para investidores profissionais. Os recursos são utilizados para oferecer crédito com juros menores a famílias de classe D e moradores de periferias.
Regularização fundiária – TERRA NOVA: especializada em mediação de conflitos para a Regularização Fundiária de Interesse Social em áreas urbanas ocupadas irregularmente, garantindo que a propriedade cumpra a sua função social. Respeitando o ordenamento jurídico, as diretrizes urbanísticas e ambientais da legislação vigente e os órgãos públicos fiscalizadores, faz a mediação entre proprietários e ocupantes nas questões envolvendo regularização fundiária, e resolve pacificamente conflitos relacionados à posse da terra, permitindo que as famílias moradoras do local obtenham por esforço próprio o título de propriedade dos lotes onde vivem, e os proprietários sejam indenizados pela perda da propriedade. Já beneficiaram 58 mil pessoas em 3 milhões de m² de assentamentos.
Zeladoria urbana e gestão pública colaborativa – COLAB: ferramenta de engajamento focada em conectar cidadãos e governos de forma transparente e intuitiva, formada por um ambiente de interação entre os usuários, via web e aplicativos para smartphones, e um segundo ambiente administrativo, que gerencia as demandas dos cidadãos e as iniciativas de participação de forma prática e inteligente. Atreladas às ferramentas de tecnologias, o Colab oferece serviços de estruturação, implantação e acompanhamento para melhoria da administração pública. Foi eleito melhor app urbano do mundo pela New Cities Foundation, negócio mais criativo do Brasil em competição promovida pela Kauffman Foundation, melhor app de m-government pela ONU e startup de maior potencial de impacto positivo pelo BID.
Planejamento urbano e gestão urbana digital – VM9: auxilia as cidades no aprimoramento da inteligência urbana. Com tecnologias de padrão aberto e estruturação de data lakes, faz uso de Inteligência Artificial e IoT para disponibilizar soluções para prevenção e resposta a desastres, gestão de infraestrutura, integração de dados e sistemas, qualificação de cadastros municipais, meio ambiente e mobilidade. Com sua solução We4City, em Viena (Áustria), está integrando informações de eficiência energética, mobilidade e meio ambiente para o projeto Smarter Together. No Brasil, atua junto ao Centro de Operações do Rio de Janeiro para aperfeiçoar a resposta da cidade a eventos de chuva forte. Com menção de honra pela ONU e premiação no Congresso de Cidades Inteligentes de Barcelona, a empresa busca materializar o conceito de “Governos como Plataformas”, proporcionando dinamismo para a sociedade e eficiência para as instituições públicas.
Técnicas construtivas sustentáveis – AMBAR: possui duas grandes linhas. A primeira é o método construtivo full installation (que reduz o custo total de construção, tempo de produção, quantidade de mão de obra, aumentando a qualidade sem nenhum desperdício de material, por meio de instalação modularizada em peças padronizadas, transformando o canteiro de obras em uma linha de montagem. Até o momento existem mais de 90 mil lares com tecnologia Ambar e 300 mil pessoas impactadas. A segunda é a Sol+Lar, um combo com energia solar, iluminação LED e monitoramento inteligente de consumo exclusivamente focado para habitações de baixa e média renda que tem como objetivo reduzir custos e melhorar os hábitos das famílias.
Segurança urbana – AVANTIA & AUDIO ALERTA: atua com soluções integradas de tecnologia e engenharia em segurança eletrônica através do videomonitoramento inteligente com detecção de padrões suspeitos. Com diversos casos de sucesso nos setores público e privado, possuem parceria com o governo do Estado de Pernambuco e a Polícia Civil para identificar padrões suspeitos de roubos, sequestros, brigas etc. no programa Pacto pela Vida. A Áudio Alerta é uma solução para detecção e localização de sons, que pode ser utilizado para melhorar a segurança pública e mobilidade urbana. Já trabalha, por exemplo, com a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, onde implantou 10 unidades do Áudio Alerta Outdoor integrado ao sistema de videomonitoramento. Também instalou 29 unidades no Recife Antigo, transformando o bairro no primeiro totalmente monitorado por som do Brasil.
Mobilidade urbana – SCIPOPULIS: focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana. Entregam soluções aos usuários e gestores do sistema de mobilidade nas áreas de monitoramento, análise de dados, relacionamento, compartilhamento e mobilidade ativa Alguns dos seus produtos incluem: Painel do Ônibus, que oferece monitoramento do transporte público para os gestores da cidade; Coletivo, um app que usa a colaboração como estratégia para fornecer informações em tempo real sobre os ônibus e a rede de transportes da cidade de São Paulo aos passageiros; Bicicletas Inteligentes, de compartilhamento de bicicletas; e Coletivo Corporativo, ferramenta para as empresas incentivarem o uso de transporte público para os funcionários.
Reformas de residências – MORADIGNA: está buscando mudar a vida de milhões de brasileiros que moram em situação de insalubridade através de reformas residenciais. Já atua na Zona Leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, nos bairros de Tabajara, Santa Marta, Bangu e Realengo. Já atendeu a mais de duas mil pessoas, com mais de 500 moradias reformadas. O financiamento das obras é feito através do braço de microcrédito do Itaú e do Banco Pérola com prazo e juros amigáveis.
Gestão de riscos – PLUVI.ON: busca dar mais previsibilidade ao tempo, como forma de aumentar o tempo possível de resposta da população e prefeitura à enchentes e outros desastres gerados pela chuva. Para isso, desenvolveram um sistema de monitoramento climático que entrega muito mais segurança baseado em três pilares: previsão do tempo em alta resolução; estações meteorológicas de baixo custo; e painéis de controle com informações em tempo real, e alertas personalizados. Com uma previsão do tempo quatro vezes melhor do que o mercado, conseguem prever se vai chover no nível de detalhe da rua.
*Autores são especialistas da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID
Leave a Reply