Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

10 soluções brasileiras para uma gestão urbana inteligente

28/08/2019 por Clementine Tribouillard - Mauricio Bouskela - Dalve Soria - Jason Anthony Hobbs Deixe um comentário


Atualmente, 86,8% da população brasileira vive em cidades e este percentual poderá chegar a 92% em 2050, um dos países mais urbanizados do mundo. A alta concentração de pessoas e o baixo nível de planejamento apresentam uma série de desafios urbanos que não são novidade para os brasileiros: moradias precárias, falta de acesso a serviços básicos, custos elevados de aluguel, poucos equipamentos públicos de recreação, dificuldades de mobilidade urbana, segurança, entre outros. Além disso, 87,7% do déficit habitacional quantitativo no Brasil está localizado nas áreas urbanas.

O uso das tecnologias de forma integral pelas cidades pode ajudar a aumentar entre 10% e 30% os indicadores de qualidade de vida. Nesse sentido, já falamos aqui sobre as vantagens das cidades inteligentes para ganhar eficiência e oferecer melhores serviços à população. Entretanto, apenas 18% das prefeituras possuem um plano ou projeto de cidade inteligente, o que reflete o enorme potencial a ser explorado no Brasil.

Negócios inovadores em gestão urbana

No ecossistema de inovação brasileiro existem vários negócios com soluções dedicadas a resolver os principais problemas que mencionamos e acreditamos que a inovação aberta no setor público, ou seja, a incorporação dessas soluções em seu planejamento e intervenções para resolver problemas específicos, é um caminho para induzir o processo para converter cada vez mais cidades em cidades inteligentes.

No âmbito de nossa iniciativa de Open Innovation, hoje nós estivemos em São Paulo para apresentar a nossos parceiros municipais algumas dessas soluções que selecionamos, e queremos compartilhá-las aqui no Ideação também, para que mais cidades conheçam o que o ecossistema oferece:

Gestão predial – SMARTSINDICO: aplicativo para a gestão de condomínios para Habitações de Interesse Social (como os empreendimentos do programas Minha Casa Minha Vida, CDHU e Cohab). O próprio síndico executa tarefas como emitir rateios (recibos e boletos), lançar despesas a pagar, gerar prestação de contas, comunicar-se com moradores.

Reforma de residências – VIVENDA: solução completa de reformas habitacionais possibilita que o cliente possa, em até 15 dias, ter seu projeto e elaborado e reforma pronta. Até o momento são mais de 1.000 reformas realizadas e 3.800 pessoas atendidas, com um tempo médio de seis dias por obra. Emitiram a primeira debênture de impacto do Brasil, que captou R$ 5 milhões em emissão fechada, voltada para investidores profissionais. Os recursos são utilizados para oferecer crédito com juros menores a famílias de classe D e moradores de periferias.

Regularização fundiária – TERRA NOVA: especializada em mediação de conflitos para a Regularização Fundiária de Interesse Social em áreas urbanas ocupadas irregularmente, garantindo que a propriedade cumpra a sua função social. Respeitando o ordenamento jurídico, as diretrizes urbanísticas e ambientais da legislação vigente e os órgãos públicos fiscalizadores, faz a mediação entre proprietários e ocupantes nas questões envolvendo regularização fundiária, e resolve pacificamente conflitos relacionados à posse da terra, permitindo que as famílias moradoras do local obtenham por esforço próprio o título de propriedade dos lotes onde vivem, e os proprietários sejam indenizados pela perda da propriedade. Já beneficiaram 58 mil pessoas em 3 milhões de m² de assentamentos.

Zeladoria urbana e gestão pública colaborativa – COLAB: ferramenta de engajamento focada em conectar cidadãos e governos de forma transparente e intuitiva, formada por um ambiente de interação entre os usuários, via web e aplicativos para smartphones, e um segundo ambiente administrativo, que gerencia as demandas dos cidadãos e as iniciativas de participação de forma prática e inteligente. Atreladas às ferramentas de tecnologias, o Colab oferece serviços de estruturação, implantação e acompanhamento para melhoria da administração pública. Foi eleito melhor app urbano do mundo pela New Cities Foundation, negócio mais criativo do Brasil em competição promovida pela Kauffman Foundation, melhor app de m-government pela ONU e startup de maior potencial de impacto positivo pelo BID.

Planejamento urbano e gestão urbana digital – VM9: auxilia as cidades no aprimoramento da inteligência urbana. Com tecnologias de padrão aberto e estruturação de data lakes, faz uso de Inteligência Artificial e IoT para disponibilizar soluções para prevenção e resposta a desastres, gestão de infraestrutura, integração de dados e sistemas, qualificação de cadastros municipais, meio ambiente e mobilidade. Com sua solução We4City, em Viena (Áustria), está integrando informações de eficiência energética, mobilidade e meio ambiente para o projeto Smarter Together. No Brasil, atua junto ao Centro de Operações do Rio de Janeiro para aperfeiçoar a resposta da cidade a eventos de chuva forte. Com menção de honra pela ONU e premiação no Congresso de Cidades Inteligentes de Barcelona, a empresa busca materializar o conceito de “Governos como Plataformas”, proporcionando dinamismo para a sociedade e eficiência para as instituições públicas.

Técnicas construtivas sustentáveis – AMBAR: possui duas grandes linhas. A primeira é o método construtivo full installation (que reduz o custo total de construção, tempo de produção, quantidade de mão de obra, aumentando a qualidade sem nenhum desperdício de material, por meio de instalação modularizada em peças padronizadas, transformando o canteiro de obras em uma linha de montagem. Até o momento existem mais de 90 mil lares com tecnologia Ambar e 300 mil pessoas impactadas. A segunda é a Sol+Lar, um combo com energia solar, iluminação LED e monitoramento inteligente de consumo exclusivamente focado para habitações de baixa e média renda que tem como objetivo reduzir custos e melhorar os hábitos das famílias.

Segurança urbana – AVANTIA & AUDIO ALERTA: atua com soluções integradas de tecnologia e engenharia em segurança eletrônica através do videomonitoramento inteligente com detecção de padrões suspeitos. Com diversos casos de sucesso nos setores público e privado, possuem parceria com o governo do Estado de Pernambuco e a Polícia Civil para identificar padrões suspeitos de roubos, sequestros, brigas etc. no programa Pacto pela Vida. A Áudio Alerta é uma solução para detecção e localização de sons, que pode ser utilizado para melhorar a segurança pública e mobilidade urbana. Já trabalha, por exemplo, com a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, onde implantou 10 unidades do Áudio Alerta Outdoor integrado ao sistema de videomonitoramento. Também instalou 29 unidades no Recife Antigo, transformando o bairro no primeiro totalmente monitorado por som do Brasil.

Mobilidade urbana – SCIPOPULIS: focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana. Entregam soluções aos usuários e gestores do sistema de mobilidade nas áreas de monitoramento, análise de dados, relacionamento, compartilhamento e mobilidade ativa Alguns dos seus produtos incluem: Painel do Ônibus, que oferece monitoramento do transporte público para os gestores da cidade; Coletivo, um app que usa a colaboração como estratégia para fornecer informações em tempo real sobre os ônibus e a rede de transportes da cidade de São Paulo aos passageiros; Bicicletas Inteligentes, de compartilhamento de bicicletas; e Coletivo Corporativo, ferramenta para as empresas incentivarem o uso de transporte público para os funcionários.

Reformas de residências – MORADIGNA: está buscando mudar a vida de milhões de brasileiros que moram em situação de insalubridade através de reformas residenciais. Já atua na Zona Leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, nos bairros de Tabajara, Santa Marta, Bangu e Realengo. Já atendeu a mais de duas mil pessoas, com mais de 500 moradias reformadas. O financiamento das obras é feito através do braço de microcrédito do Itaú e do Banco Pérola com prazo e juros amigáveis.

Gestão de riscos – PLUVI.ON: busca dar mais previsibilidade ao tempo, como forma de aumentar o tempo possível de resposta da população e prefeitura à enchentes e outros desastres gerados pela chuva. Para isso, desenvolveram um sistema de monitoramento climático que entrega muito mais segurança baseado em três pilares: previsão do tempo em alta resolução; estações meteorológicas de baixo custo; e painéis de controle com informações em tempo real, e alertas personalizados. Com uma previsão do tempo quatro vezes melhor do que o mercado, conseguem prever se vai chover no nível de detalhe da rua.

*Autores são especialistas da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

Blog também disponível em espanhol no blog Ciudades Sostenibles.


Arquivado em:Cidades Marcado com:cidadesinteligentes, gestãomunicipal, habitação, inovaçãoaberta, smartcities, startup

Clementine Tribouillard

Clémentine Tribouillard é especialista na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID no Brasil desde 2018. Ela é francesa, formada em ciências políticas, tem mestrado em Política Urbana pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris e especialização em Sociologia Urbana pela UERJ. Clémentine trabalhou por 3 anos na Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro na concepção de programas de habitação social e na reabilitação de centros urbanos brasileiros, antes de trabalhar por 6 anos na África em programas de melhoria dos serviços urbanos (água, saneamento, resíduos sólidos) para vários doadores. Após o terremoto, morou no Haiti por 5 anos, trabalhando na reconstrução de bairros de baixa renda e reassentando famílias. Ela trabalhou em 35 países em planejamento urbano, desenvolvimento econômico e social, inclusão de gênero, sociedade civil e participação do setor privado. Atualmente, está liderando programas de urbanização de favelas, gestão de risco, reassentamento, habitação social e cidades inteligentes, com foco particular em questões de mudança climática e inclusão social.

Mauricio Bouskela

Especialista Sênior na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento. No BID desde 2008, tem liderado vários projetos multissetoriais na América Latina e Caribe (ALC), alavancando tecnologias inovadoras para o desenvolvimento econômico e social. Mauricio tem mais de 30 anos de experiência de trabalho bem-sucedido, incluindo 11 anos como Diretor para a América Latina na Intel e 13 anos no BID, onde realizou projetos em mais de 18 países da região e, desde 2011, liderou projetos de cidades inteligentes com o objetivo de transformar a ALC em uma região de cidades inteligentes. Mais recentemente, coordenou o desenvolvimento do "International Smart Cities Case Studies" e a publicação do guia "Pathway to Smart Cities" (www.iadb.org/SmartCities). Na Intel, recebeu o "Intel Top Achievers Award" e o "Intel Achievement Award" quatro vezes. No BID, recebeu os prêmios "Equipe Mais Inovadora" e "Fim de Semana de Iniciação". Mauricio é formado em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas (Unicamp), pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e tem MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).

Dalve Soria

Dalve Soria es Especialista en Desarrollo Urbano y Vivienda del BID en Brasil, donde trabaja desde el 2008 en temas de Transporte y Desarrollo Urbano. Es arquitecto y urbanista graduado por la Universidad de Brasilia (UnB), máster en transportes urbanos también por la UnB y doctor en ingeniería por el Instituto Tecnológico de Nagoya (NIT), de Japón. Antes de trabajar en el BID, desarrolló diversos proyectos en el sector privado, trabajó durante un año como investigador en el Centro de Recursos Humanos en Transportes Ceftru-UnB, y durante cuatro años como Subsecretario de Planeamiento de Transportes en el Gobierno de Brasilia.

Jason Anthony Hobbs

Jason Hobbs asesora a los responsables de políticas y a los líderes de ciudades sobre desafíos urbanos, incluidos la infraestructura resiliente, mecanismos de captura de valor del suelo, desarrollo orientado al tránsito (DOT), preservación del patrimonio, mejoramiento urbano y espacios públicos. Tiene casi dos décadas de experiencia trabajando en toda la región de América Latina y el Caribe en el diseño, implementación y evaluación de proyectos de préstamos para el desarrollo. Su experiencia también incluye trabajo con el Banco Mundial, organizaciones sin fines de lucro y el sector público. Habla con fluidez portugués, español e inglés, y es un defensor apasionado de la creación de lugares y ciudades a escala humana, comprometido con el mejoramiento de las comunidades de la región. El trabajo publicado de Jason incluye notas técnicas revisadas por pares y publicaciones sobre la aplicación de sistemas DOT en el contexto de países en desarrollo; la identificación de atributos clave de las operaciones urbanas municipales, evidenciado en la experiencia de São Paulo; el impacto de la mejora de la infraestructura municipal en los precios de las propiedades; y alternativas para promover la vivienda de bajos ingresos en áreas urbanas centrales. Además de sus contribuciones a la investigación, ha sido editor de publicaciones revisadas por pares que abordan metodologías para mejorar la caminabilidad en entornos urbanos construidos. Su participación editorial se extiende a varios temas relacionados con el DOT, y escribe regularmente en blogs sobre temas relacionados con las finanzas urbanas municipales.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Procura-se inovação: Curitiba busca soluções para modernizar seu sistema de ônibus
  • Mulheres que transformam a Cidade #3: Mobilidade e gênero
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cidades ciclo-inclusivas

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube