Alice Driver e Sylvia Larrea*
Como é que a falta de energia moderna impacta a mulher? Kyte, por exemplo, destaca que “a falta de energia limpa e acessível tem um impacto particular sobre as mulheres. Em áreas rurais procurar combustível ocupa várias horas do dia, combustível que polui põe em perigo a sua saúde e de seus filhos. Por isso, é bom ver tantas mulheres na vanguarda das soluções para trazer energia limpa e acessível a todos. Precisamos de investimento e políticas para atualizarmos enquanto à tecnologia mais moderna e as mulheres terão de se certificar que ninguém ficará para trás”. Apesar de que o combustível para cozinhar é uma questão importante, algo tão simples como o fornecimento de iluminação em áreas da comunidade também pode ajudar as mulheres.
A fim de compreender como a energia moderna pode transformar a vida das mulheres, vamos ver uma nova iniciativa simples e inovadora na América Latina e no Caribe, que promove as metas de SE4All nas Américas:
“Ilumine sua vida” é uma iniciativa conjunta do BID e Philips para fornecer iluminação sustentável para centros comunitários em 20 comunidades no Peru, México, Brasil e Colômbia. Este projeto irá beneficiar as mulheres e meninas de várias formas concretas. Fornecerá iluminação pública utilizando tecnologias de última geração como pro exemplo LED e energia solar fotovoltaica nesses centros comunitários, que incluem campos de futebol e anfiteatros, criando um ambiente seguro para que as mulheres e meninas pratiquem atividades esportivas e educacionais e abrem oportunidades de negócios. Este programa vai tornar as comunidades um lugar melhor para se viver e se divertir. Tendo em conta que 24% da população da América Latina acredita que o crime é a questão mais importante que a região enfrenta, é necessário desenvolver programas como “Ilumina sua vida” para criar espaços públicos seguros, onde as mulheres são menos propensas a serem assediadas. “Ilumina sua vida” oferece espaços públicos onde as mulheres podem participar de atividades esportivas e integrar-se mais na vida pública, e os centros de iluminação da comunidade podem ser usados para festas e outros eventos da comunidade onde as mulheres podem lançar pequenas empresas que vendam artes, artesanatos ou outros produtos feitos a mão.
Ao fornecer acesso à energia moderna, sustentável para as comunidades, projetos como “Ilumina sua vida” ajuda a capacitar mulheres. O Dia Internacional da Mulher em que celebramos a conquista social, econômica, cultural e política das mulheres é importante reconhecer o papel da energia e apoiar projetos que trabalham para um futuro mais sustentável e equitativo.
Post publicado originalmente no blog do BID, Energy for the Future
*Alice Driver é responsável pela comunicação da Divisão de Energia do BID e trabalha com a iniciativa de Energia Sustentável para Todos nas Américas. Driver completou seu pós-doutorado na Universidade Nacional Autónoma no México em 2013 onde trabalhou com o Centro de Pesquisas sobre América do Norte.
*Sylvia Larrea é especialista líder em Energia do BID em Washington DC. e possui mais de 15 anos de experiência dirigindo a estruturação e o financiamento de grandes projetos de infraestrutura, em particular no setor de energia na América Latina e no Caribe. Sylvia trabalha com integração energética, eficiência energética, energia renovável e parcerias público-privadas e já publicou o livro Incentivos Econômicos e Fiscais para p Desenvolvimento de Biocombustíveis Sustentáveis: Experiências no Brasil, Estados Unidos e na União Europeia. Sylvia possui licenciatura em Economia pela Universidade de Lima, Peru, e um mestrado em Administração de Negócios pela Universidade de Marymount na Virgínia, nos EUA.
Leave a Reply