Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em gestão pública no Brasil

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Por que investir em infraestrutura urbana para superar a crise?

06/07/2021 por Karisa Ribeiro - Giovanna Monique Alelvan - Maria Emília Monteiro 2 Comentarios


Dos 5.570 municípios brasileiros, 90% são de pequeno e médio porte, conforme dados do censo demográfico do IBGE (2010). Diferentemente dos grandes centros urbanos, este grupo de cidades apresenta carência de recursos financeiros, dificuldade de acesso a financiamentos e grande dependência de recursos federais e estaduais. Devido à queda nas arrecadações municipais, essa situação se agravou nos últimos anos. Com a atual crise sanitária e econômica, a expectativa é de que haja uma redução ainda maior desses repasses. Como resultado, espera-se também uma diminuição nos investimentos em infraestrutura viária, o que leva a uma queda direta do crescimento econômico e da qualidade de vida da população.

Os municípios de pequeno e médio porte apresentam ainda outra barreira para o desenvolvimento econômico: a baixa eficiência na gestão dos recursos disponíveis, financeiros e humanos. Segundo o índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF, 2017), apenas 13 das 4.544 prefeituras avaliadas têm grau de excelência na gestão dos recursos públicos.

Neste cenário, a inovação no planejamento, na execução e no monitoramento de projetos de infraestrutura urbana é fundamental para o aumento da eficiência municipal. Com o uso de tecnologias aplicadas aos diferentes contextos regionais brasileiros e a padronização de procedimentos, as prefeituras podem desenvolver iniciativas muito mais eficientes e adequadas à realidade local.

Tendo em vista a importância de se criar soluções com alta capilaridade nos municípios brasileiros, o BID firmou parceria com o Banco do Brasil para implementar políticas de desenvolvimento urbano. Por meio do programa PROGEINFRA, ambos buscam viabilizar investimentos em infraestrutura urbana, especialmente em três áreas:

  • água (redução de perdas);
  • energia (iluminação pública, geração distribuída e eficiência energética); e
  • transportes (requalificação da infraestrutura viária).

O PROGEINFRA pretende reduzir não só a carência de crédito nos municípios menores, mas também apoiá-los em todo o processo de planejamento, execução e supervisão com a proposta de modernizar a infraestrutura e aumentar a eficiência da gestão municipal. A partir dessas ações, o programa tem como objetivo solucionar os problemas de gestão, de baixa capacidade de recursos humanos e de baixos investimentos em infraestrutura urbana.

Por que investir em infraestrutura urbana em tempos de pandemia?

No atual contexto de crise sanitária e financeira decorrente da COVID-19, o investimento em infraestrutura é uma maneira eficaz de impulsionar o crescimento econômico, já que:

  • incentiva a criação de novos postos de trabalho;
  • apoia as empresas locais;
  • reduz os custos operacionais; e
  • fomenta o desenvolvimento urbano dos municípios brasileiros a médio e longo prazo.

Dados do Banco Mundial (2017) indicam que se 1% do PIB brasileiro for investido em infraestrutura viária, o crescimento econômico proveniente desse investimento pode variar de 1,5% a 3% após uma década, e de 4% a 8% após 30 anos.

Baseado na experiência da crise de 2008, uma análise do Banco Mundial (2009) indicou que para superar a situação de recessão econômica, investimentos em infraestrutura são essenciais nos planos de governo de países da América Latina e do Caribe (ALC). Isto porque observou-se que para cada US $1 bilhão investido em infraestrutura pelos governos da região, foi possível criar 40.000 empregos por ano.

Por que investir em infraestrutura viária, sistemas de água e sistemas de energia?

Os eixos de infraestrutura viária, sistemas de água e sistemas de energia foram escolhidos pelo programa PROGEINFRA como essenciais para o desenvolvimento econômico dos municípios e bem estar da população. Um diagnóstico de cada um desses setores demonstra a importância desses investimentos:

Vetor De ícone De Glifo De Torneira De água, Clipart, ícones De água, Toque  ícones Imagem PNG e Vetor Para Download Gratuito
  • Sistema de Água – Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2016) mostram que perdas de água significativas ocorrem nos municípios brasileiros. Essas perdas são diretamente proporcionais ao número de habitantes, agravando ainda mais a situação. Nos municípios de médio e pequeno porte, essas perdas atingem até 46,75%, o que significa 44.573,70 m³ de água por dia.
Poste de iluminação | Ícone Gratis
  • Sistemas de Energia – O Brasil é uma das dez maiores economias do mundo e, segundo o Relatório do Banco Mundial (2018) é o nono consumidor de eletricidade do mundo. Esse mesmo Relatório indica que o país consome metade da eletricidade consumida na América Latina. No entanto, boa parte desse consumo acontece devido a sistemas ineficientes, nos quais a energia elétrica é desperdiçada na forma de calor, lâmpadas ineficientes e equipamentos antigos. Essa energia desperdiçada tem um custo elevado do ponto de vista financeiro e no que diz respeito à emissão de CO2 provenientes do processo de produção de energia. Trata-se de um problema de importância nacional, visto que o consumo de energia elétrica representa a primeira ou segunda maior despesa para a maioria dos 5.570 municípios do Brasil.
Png File - Cone Icon Png PNG Image | Transparent PNG Free Download on  SeekPNG
  • Infraestrutura Viária – Vias com más condições aumentam os custos operacionais, já que levam a um maior consumo de combustível, desgaste dos veículos, aumento no tempo de viagem e de riscos de acidentes viários. Isso impacta diretamente na qualidade de vida da população, nos custos dos serviços logísticos e no do transporte público. A manutenção da infraestrutura viária existente é essencial para garantir custos operacionais competitivos. Uma estimativa da CNT (2019) apresenta dados relevantes nesse sentido: o estado péssimo de um pavimento pode praticamente dobrar o custo operacional do transporte de cargas.

Quais os benefícios do PROGEINFRA?

Os municípios que participarem dessa linha de crédito terão acesso a soluções inovadoras para planejamento, execução e monitoramento de seus projetos. Além disso, os gestores públicos terão a oportunidade de fortalecer o corpo técnico do município, mediante as diversas ações de capacitação propostas pelo programa.

O PROGEINFRA é, portanto, não apenas um programa de financiamento, mas também um caminho traçado especialmente para a realidade local dos brasileiros, visando o desenvolvimento urbano sustentável e a recuperação econômica.  


Arquivado em:Água e saneamento, Cidades, Energia, Infraestrutura Marcado com:água e saneamento, energia, infraestrutura, infraestrutura urbana, transporte

Karisa Ribeiro

É engenheira de transporte com especialização em planejamento e mobilidade urbana, gerenciamento de grandes projetos de infraestrutura, estudos de análise de viabilidade econômica, planejamento e modelagem de sistemas de transporte. Possui mestrado e doutorado em Engenharia Civil, Nagoya, Japão, e graduação em Engenharia Civil, Belo Horizonte, Brasil. Com 20 anos de experiência adquirida trabalhando no Brasil, Japão, Austrália e Nova Zelândia, Karisa atuou e coordenou equipes multidisciplinares, buscando desenvolver diversos negócios e oportunidades nos setores público e privado, com foco nas áreas de: gestão de projetos, estudos de análise de viabilidade econômica, mobilidade e acessibilidade urbana, otimização de recursos e capital em grandes projetos de infraestrutura. Como especialista sênior em transporte do BID, Karisa se dedica à concepção, gestão e monitoramento de grandes projetos de infraestrutura no Brasil e ao portfólio do Banco na região. Siga Karisa no twitter: @KarisaRibeiro

Giovanna Monique Alelvan

Consultora externa na Divisão de Transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Giovanna é Engenheira Civil e possui mestrado em Engenharia Geotécnica pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é aluna de doutorado também pela UnB. 

Maria Emília Monteiro

Consultora Externa da Divisão de Transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento. É Arquiteta e Urbanista e atualmente é aluna de mestrado em Planejamento Urbano na Universidade de Brasília (UnB). Seus interesses profissionais são mobilidade urbana, transporte sustentável e desenvolvimento urbano.

Reader Interactions

Comments

  1. Flávio Rocha diz

    14/07/2021 at 6:36 pm

    Olá meu nome é Flávio trabalho na Prefeitura de Caxambu MG como Fiscal de Obras.
    Depois de passar alguns anos vivendo em São José dos Campos, onde conheci o BID,
    retornei as origens. Gostaria de conhecer um pouco mais sobre o Progeinfra, pois, estamos na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e onde foram detectadas ”n” demandas na infraestrutura da cidade. Obrigado pela atenção.
    Flávio Rocha

    Reply
    • renataf diz

      25/08/2021 at 3:24 pm

      Olá Flávio! Você pode encontra mias informações sobre o PROGEINFRA no site: https://progeinfra.com.br/ ou entrando em contato com o gerente do Banco do Brasil no seu município. Desejamos sucesso nos projetos!

      Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Sua cidade consome energia de maneira inteligente?
  • Quais os desafios para desenvolver uma infraestrutura urbana resiliente na América Latina?
  • Petrolina: tecnologia de ponta em iluminação pública às margens do “velho Chico”

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

Blogs escritos por funcionários do BID:

Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


Blogs escritos por autores externos:

Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



Política de privacidade

Copyright © 2023 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

Banco Interamericano de Desarrollo

Aviso Legal

Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

facebook
twitter
youtube
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept”, you consent to the use of ALL the cookies.
Cookie settingsACCEPT
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT