Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em gestão pública no Brasil

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Medir para otimizar o uso de energia – buscamos solução inteligente para municípios

21/01/2020 por Arturo D. Alarcón - Melissa Sendic - Eduardo Azevedo 3 Comentarios


O Brasil é uma das dez maiores economias do mundo, logo, um dos maiores consumidores de eletricidade do mundo, o sétimo consumidor. O Brasil consome metade da eletricidade da América Latina, porém, pelo menos 11% desse consumo não deveria estar acontecendo.

Devido ao consumo ineficiente, a energia elétrica é desperdiçada na forma de calor, lâmpadas ineficientes e equipamentos antigos. Essa energia desperdiçada seria suficiente para alimentar a oito milhões de lares – um país de médio porte, e tem um custo muito elevado, tanto financeiro como em termos de emissões de CO2 causadas no processo de produção de energia. Além disso, considerando que as tarifas de eletricidade aumentaram quase 70% nos últimos seis anos, este custo só aumenta ano após ano.

Este é um problema de importância nacional. O consumo de energia elétrica representa a primeira ou segunda maior despesa para a maioria dos 5.570 municípios do Brasil. Por isso, o aumento da eficiência energética é uma das áreas estratégicas para o BID no Brasil, propondo a implementação de soluções inovadoras e que consigam trazer ganhos expressivos nessa temática para o país.

Um aspecto chave é o financiamento de projetos de eficiência energética, com o qual o BID já está inclusive trabalhando. No entanto, vemos que falta ainda um elo na cadeia: a informação. Não se tem claro onde a eletricidade é usada e onde esse uso é feito de forma ineficiente. Não é tão “óbvio” quanto um vazamento de água, por exemplo. Quem não ficaria preocupado com um vazamento de água? Com certeza ao ver um vazamento, todos buscariam resolver o problema imediatamente.

Com a energia, não ocorre o mesmo. As pessoas não se preocupam quando deixam as luzes acesas por toda a noite, nem quando usam o ar condicionado com a janela aberta, nem quando deixam um equipamento elétrico ficar tão velho ao ponto de consumir o dobro de energia que deveria. Somos um pouco cegos diante do desperdício de energia, e este desperdício se traduz em custos desnecessários, em perdas financeiras. Por outro lado, a conta de eletricidade não ajuda, é impossível entender como, quando e onde você consumiu sua energia elétrica quando você recebe sua conta, e é impossível tomar medidas para reduzir seu consumo sem informações mais detalhadas.

É por isso que o BID e o BID Lab uniram esforços para buscar soluções inovadoras que fechem essa lacuna de informação.

Buscamos solução inteligente de energia

Com um projeto piloto, queremos ajudar a desenvolver um gestor inteligente de energia. Um dispositivo de baixo custo que ajude a determinar o uso de energia elétrica em um prédio, e proponha ações de eficiência energética para os usuários, a partir de informações confiáveis. Usando dados de consumo de eletricidade, queremos criar informação útil, que ajude a mudar o comportamento e atitudes das pessoas.

Como funciona?

Buscamos uma solução que envolva um dispositivo conectado à rede elétrica que possa detectar e determinar quando cada equipamento consumiu de energia e quanta energia foi consumida. Este dispositivo deverá analisar estes dados de consumo e compará-los com padrões na nuvem e/ou utilizando técnicas avançadas de análise. Como resultado, o dispositivo deverá informar de forma intuitiva e gráfica/visual, por exemplo, se é necessário trocar o ar condicionado ou se as luzes permaneceram acesas durante um longo período à noite, ou se o perfil de consumo do prédio é adequado para instalar painéis solares, entre outros. Também poderá indicar se é necessário alterar o regime tarifário para reduzir a conta de luz.

Mas, atenção! Não buscamos um medidor inteligente que é utilizado pela companhia elétrica para rastrear seu consumo. Queremos desenvolver um dispositivo de baixo custo que se instale em um prédio e que seja utilizado diretamente pelos próprios gestores do prédio.

No caso dos municípios, particularmente nos pequenos, vemos este projeto como uma grande oportunidade para obter ganhos rápidos em eficiência energética. De forma ágil, os municípios poderão determinar como reduzir suas contas de luz, liberando recursos para necessidades mais urgentes, como educação e saúde.

Quais são os próximos passos?

Sabemos que pequenas empresas e startups já estão desenvolvendo este tipo de soluções no Brasil. Entretanto, essas soluções necessitam ainda ser testadas e validadas (possivelmente adaptadas) para o uso em prédios públicos. Além disso, os modelos de negócio e os mecanismos de mercado devem ser igualmente testados e adaptados para que estas soluções possam ser escaladas e usadas de maneira extensiva. Por isso, nós, como BID e BID Lab queremos provar estas soluções em três pequenos municípios, a fim de validar a aplicação da tecnologia em prédios públicos.

Você tem uma solução que cumpre com os requisitos mencionados? Está interessado em participar em nosso projeto piloto? Veja como participar:

Primeira etapa da seleção

Se você tem uma solução que atende aos propósitos mencionados e está interessado em participar em nosso projeto piloto, pode enviar sua manifestação de interesse clicando neste LINK.

Será feita uma pré-seleção das soluções e as selecionadas serão contatadas com orientações a respeito das próximas etapas.

A conquista da eficiência energética é uma tarefa pendente no Brasil. Parte da solução é o investimento em equipamentos mais eficientes, porém, o primeiro passo é o conhecimento e informação. O conhecimento é poder, e nesse caso, o conhecimento é economia.


Arquivado em:Energia Marcado com:eficiênciaenergética, energiainteligente

Arturo D. Alarcón

Arturo D. Alarcón es Especialista Senior de la División de Energía del Banco Interamericano de Desarrollo, basado en Panamá. Ingresó al Banco en 2010 y desde entonces trabaja en el desarrollo y supervisión de proyectos de generación, transmisión, distribución, electrificación rural y energías alternativas en toda la región. Actualmente se enfoca en temas de acceso universal, transición energética justa y sostenible, y descarbonización. Además, actúa como el punto focal para la hidroelectricidad en la división de energía del BID. Arturo tiene un doctorado en Ingeniería Eléctrica (enfocado en la planificación de sistemas eléctricos) y una Maestría en Sistemas de Energía y Negocios, ambos de la Universidad de Strathclyde en Glasgow (Reino Unido). Es ingeniero electromecánico de la Universidad Privada Boliviana. Antes de unirse al BID, trabajó como investigador en el Instituto de Energía y Medio Ambiente de la Universidad de Strathclyde, desarrollando nuevos métodos de planificación para generación renovable y distribuida, redes inteligentes, almacenamiento de energía y sistemas de energía.

Melissa Sendic

Melissa Sendic é Consultora Sênior em Cooperação Técnica do BID Lab, lidera a carteira de projetos com recursos não reembolsáveis no Brasil. Engenheira Ambiental, possui mestrado em Ciências e Altas Tecnologias pela Sorbonne, Universidade Pierre et Marie Curie, Paris VI. Possui mais de dez anos de experiência em desenho, execução e monitoramento de projetos de cooperação técnica internacional, com especial destaque a importantes projetos de impacto social e ambiental estabelecidos em países como Senegal, República Democrática do Congo e Argélia.

Eduardo Azevedo

Eduardo Azevedo é especialista em inovação e setor público. Com experiência em definição de problemas, metodologia para inovacão aberta e avaliação de impacto, é formado em Engenharia Química e trabalha como especialista em inovacão no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Trabalhou com projetos de inovação e novos negócios na Sabesp, no Governo de São Paulo e no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Eduardo é da pioneira turma de 2015 do Vetor Brasil.

Reader Interactions

Comments

  1. RICARDO MENEZES DE VASCONCELLOS diz

    04/02/2020 at 2:22 pm

    Bom dia,
    Tenho uma empresa de Energias Estratégicas e tenho interesse de participar da seleção, tentei acessar o Link indicado mas no momento está indisponível.

    Reply
  2. Juan Carlos Guzmán diz

    04/02/2020 at 1:30 pm

    Hola Arturo, buenos días. Me parece una excelente iniciativa y un gran desafío para los desarrolladores de tecnología.

    Me queda la duda si, previo a vuestra iniciativa, han evaluado estudios de consumo final de energía en hogares? Estos estudios te ofrecen, con bastante confiabilidad, el perfil de los consumidores de electricidad, de manera que se pueda orientar la medición y las acciones de eficiencia energética con mayor precisión. Recuerden que un hogar de ingreso medio posee, en promedio, más de 20 equipos de consumo de electricidad.

    Un gran saludo

    Reply
  3. Guilherme Moreira diz

    23/01/2020 at 2:38 pm

    Excelente iniciativa!
    A ekatu é uma empresa de Geração e conservação de energia.
    coincidentemente começamos um piloto de redução e medição energética no cliente , transnasional de varejo alimentar, com mais de 130 lojas, que consiste em :
    Redução de consumo dos ar condicionado através do uso de um fluido de patente solicitada nacional;
    Medição de todos os quadros de energia
    Uso de otores eletronicos , alto rendimento, 4.0.
    Sim , somos a ekatu.

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Sua cidade consome energia de maneira inteligente?
  • Eficiência energética: como identificar sinergias entre a gestão financeira e a ambiental
  • Plataforma grátis ajuda a preparar e avaliar projetos de eficiência energética

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

Blogs escritos por funcionários do BID:

Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


Blogs escritos por autores externos:

Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



Política de privacidade

Copyright © 2023 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

Banco Interamericano de Desarrollo

Aviso Legal

Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

facebook
twitter
youtube
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept”, you consent to the use of ALL the cookies.
Cookie settingsACCEPT
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT