Qual o investimento necessário para melhorar a eficiência energética de um edifício público? Em quanto tempo esse gasto é recuperado? E as placas solares? Elas são um bom investimento para os edifícios públicos?
Essas e outras dúvidas que o servidor público municipal pode encontrar ao se deparar com projetos para avançar no uso eficiente de energia elétrica podem ser resolvidas na Enerflix, plataforma online gratuita lançada pelo BID.
Criada com o objetivo de ajudar os municípios a usar eletricidade de maneira mais eficiente, gerando economia no emprego do recurso ou adotando fontes mais limpas, a ferramenta também pode ser acessada pelo público em geral.
Ela traz conteúdos adaptados para diferentes níveis de conhecimento em relação a três frentes:
- Eficiência energética em geral, com foco em edifícios públicos
- Eficiência energética de iluminação pública
- Geração distribuída por meio de sistemas fotovoltaicos (com uso de painel solar)
Os recursos estão agrupados em três áreas (treinamentos, ferramentas e projetos), cada uma delas dividida para as três frentes. Os conteúdos podem ser acessados de maneira muito intuitiva em qualquer ordem, de acordo com a necessidade do servidor público:
Treinamentos em eficiência energética
São seis cursos — dois para cada uma das frentes (eficiência energética em edifícios públicos; eficiência energética para iluminação pública e geração fotovoltaica), um de nível básico e outro, pleno; cada um desses cursos dura de 23 a 52 minutos; é possível passar por todo o conteúdo em 4 horas.
Nessa área, o interessado também tem à disposição avaliações que medem o conhecimento na área antes e ao fim do curso; vídeos e e-books. Se o usuário terminar os cursos e for aprovado nos testes, receberá um certificado de conclusão.
Ferramentas de avaliação de projetos eficiência energética
Para quem já está familiarizado com a área, a Enerflix traz recursos que proporcionam estudos de pré-viabilidade da implantação de um sistema fotovoltaico ou de ações de eficiência energética de prédios ou vias públicas. As ferramentas ajudam o usuário a calcular, entre outros:
- o investimento necessário em R$
- o tempo de retorno do investimento (também chamado de “Payback”)
- o potencial de economia (em R$ e em kWh)
- o potencial de geração no caso do sistema fotovoltaico
- a taxa interna de retorno (TIR);
Com esses cálculos, o servidor pode definir o potencial de investimento nestas tecnologias e ter uma ideia sobre o tempo no qual o investimento retornaria. As ferramentas são intuitivas e permitem salvar projetos e estudos para retornar às análises mais tarde.
Guia de elaboração de projetos de eficiência energética
Nesta seção, o usuário encontra um passo a passo com seis itens de como elaborar um projeto de eficiência de uso de energia elétrica no seu município, da identificação do problema à preparação para a implementação do projeto.
Além dessas áreas, a ferramenta ainda traz dados de consumo de energia elétrica para iluminação pública e para prédios municipais para cada uma das cidades brasileiras, bem como estimativa de potencial fotovoltaico.
Outras funcionalidades
O painel agrupa também o desempenho dos participantes que se registraram em cada um dos municípios e organiza rankings comparativos. Mais do que estimular a competição, o objetivo, aí, é fomentar a participação de cada vez mais servidores de todo o país.
JEHVOR RODRÍGUEZ RODRÍGUEZ diz
¿está disponible esta plataforma para México?, si es así, por favor de indicarme la ruta para acceder a la misma. Muchas gracias
renataf diz
Hola Jehvor,
Aún la plataforma no está disponible para México.