A tecnologia é o vilão ou o mocinho da sala de aula? O infinito debate sobre a eficácia do uso de tecnologia nas escolas vem ganhando novos capítulos com o advento dos tablets, smartphones, aplicativos e tudo o que essa revolução digital traz para o dia-a-dia de professores, gestores, pais e alunos.
Uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação em parceria com a Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung realizada pelo Instituto de Pesquisas DataFolha, ouviu quatro mil professores dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de todo o Brasil.
Os resultados revelam que os docentes estão dispostos a usar tecnologia em sala de aula, e que havendo ferramentas relevantes para o desenvolvimento do seu trabalho no ambiente escolar e as condições adequadas a esse uso, há um enorme potencial pedagógico a ser desenvolvido por meio dos recursos tecnológicos.
Na sequência, conto para você dez fatos sobre o que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia em sala de aula:
*Para melhor visualização dos infográficos, clique nas imagens.
1. De forma geral, professores da rede pública brasileira são receptivos e entusiastas do auxílio tecnológico no ambiente educacional.
2. Maioria dos professores (55%) usa regularmente ferramentas tecnológicas, seja por necessidade ou curiosidade.
3. De uma lista de 13 tarefas intermediadas por tecnologia da informação, 60% dos professores se sentem muito confortáveis para realizar até 5 delas; e 30%, 6 a 10.
4. Cursos de informática e cursos sobre tecnologia em educação, já realizados, respectivamente, por 62% e 59% dos educadores, são fontes mais frequentes de conhecimento formal sobre o tema.
5. 45% dos professores costumam apresentar informação com o auxílio de tecnologia para seus alunos pelos menos 1 vez por semana.
6. 99% dos professores que usam plataformas tecnológicas concordam que conseguem tornar as aulas mais interessantes e engajadores.
7. 53% avaliam que a tecnologia melhora a comunicação com os pais e/ou alunos, e 43% acreditam que ela sempre exige investimento monetário para o professor se manter atualizado.
8. Motivação dos estudantes é a dimensão com maior impacto positivo do uso da tecnologia na escola.
9. 66% dos educadores contam com número insuficiente de equipamentos nas escolas em que lecionam, e 64%, acessam internet com velocidade insuficiente.
10. Encontrar materiais pedagógicos para diversificar as aulas (24%), rotina de provas (22%) e acompanhamento individual de alunos (22%) são as principais dificuldades encontradas pelos professores atualmente.
Confira a pesquisa completa aqui.
Leave a Reply