Ações inovadoras desenvolvidas no Brasil em áreas como meio ambiente, empreendedorismo feminino, água e saneamento foram destaque em 2024 em premiações organizadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Para além das nomeações, as iniciativas merecem ser rememoradas por seu caráter inovador e pelo potencial de inspirar mais soluções de escala, com impacto positivo para o desenvolvimento do país. Conheça-as:
Mulheres empreendedoras STEM
Dez empresas lideradas por mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática foram selecionadas este ano na convocatória WeXchange, uma plataforma do BID Lab, o laboratório de inovação do BID, que conecta empreendedoras com mentores e investidores. Dentre as 10 selecionadas, duas são do Brasil: a Sofi, plataforma que automatiza a gestão de recebíveis, aumentando o engajamento de clientes, reduzindo custos e melhorando a eficiência de pagamento e negociação, e a gen-t, empresa que aproveita a diversidade genética brasileira para acelerar a inovação e a inclusão na indústria farmacêutica. Os negócios foram apresentados a investidores e outros atores-chave do ecossistema de inovação da América Latina e do Caribe durante o BID Lab Forum, realizado em Buenos Aires, Argentina.
Veja as apresentações no BID Lab Forum:
Dos mares para as paredes
Todos os anos, o BID reconhece equipes que aplicaram soluções inovadoras para desafios enfrentados na implementação de projetos de desenvolvimento. Ao dar visibilidade para essas experiências, o concurso Super-Heróis do Desenvolvimento também ajuda a disseminar lições aprendidas que podem ser replicadas em outros países da região.
O projeto Socioeconomia Circular como vetor de desenvolvimento local a partir de um resíduo da cadeia do sururu, desenvolvido em Maceió, Alagoas, ficou entre os finalistas. A iniciativa transforma o resíduo de sururu em cobogós para construção, contribuindo para o meio ambiente e gerando renda para a comunidade.
Os vencedores da edição foram projetos da Colômbia e de Honduras. Saiba mais aqui.
(Re)veja os pitches dos finalistas e a cerimônia de premiação:
Inovação em água, saneamento e resíduos sólidos
A edição 2024 do Prêmio BID-Femsa teve dois ganhadores do Brasil. Na categorias Água, o vencedor foi o projeto Água 4.0 que utiliza internet das coisas, aprendizagem automática e computação em nuvem para otimizar processos em estações de tratamento de água, resultando em mais eficiência e resiliência. Na categoria Saneamento, o primeiro lugar ficou com a Plataforma BIZU, que empodera técnicos para mapear e monitorar sistemas de água, saneamento e resíduos com o uso de smartphones, além de oferecer informação em tempo real para facilitar decisões baseadas em dados.
Saiba mais sobre o concurso no blog Volvamos a la Fuente.
Veja como foi o evento de premiação:
Atendimento oftamológico portátil
Na premiação para as iniciativas mais inovadoras apoiadas pelo BID, um projeto que está levando atendimento oftalmológico e melhorando a saúde visual de povos indígenas que vivem em áreas remotas do Brasil foi um dos vencedores. Saiba mais sobre a ação premiada.
Conheça o projeto Aldeia em Foco:
Leave a Reply