Não é surpreendente o fato de que dados de empresas privadas possam ser tão benéficos para a tomada de decisões de políticas públicas. É neste sentido que o Development Data Partnership reconhece o setor privado como um poderoso aliado para fortalecer as iniciativas de desenvolvimento por meio de conhecimento, dados e outros tipos de recursos digitais. O Development Data Partnership é um consórcio de organizações multilaterais, incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Programa para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O objetivo deste consórcio é facilitar o acesso e o uso de fontes de dados não tradicionais detidas pelo setor privado para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento internacional. Essa parceria visa facilitar este processo de ponta a ponta com empresas privadas para que os funcionários do BID e o restante das organizações membros (mencionadas acima) possam acessar e estudar os dados dessas companhias parceiras (Data Partners). Para exemplificar um tipo de projeto que o Development Data Partnership normalmente auxilia, este artigo apresentará um estudo de caso sobre como foram usados os dados do LinkedIn para mensurar o impacto do COVID-19 no mercado de trabalho dentro da América Latina e do Caribe.
Entendendo o mercado de trabalho pós-COVID-19 na América Latina e Caribe: um estudo de caso
Uma das contribuições mais recentes da Development Data Partnership foi para o Labor Observatory COVID-19, administrado pela Divisão de Mercados de Trabalho do BID. Basicamente, o observatório tem como objetivo entender como a COVID-19 afetou os mercados de trabalho na América Latina e no Caribe. Essa iniciativa deu à equipe do Banco a oportunidade de usar os dados do LinkedIn para entender as flutuações nas taxas de contratação em diferentes setores da região. Esta informação é uma fonte valiosa que complementa as estatísticas tradicionais sobre a dinâmica do trabalho. A disponibilidade de dados, em particular tendências sobre as habilidades necessárias para diferentes ocupações, facilita a compreensão dos efeitos da pandemia no mercado de trabalho.
Em resumo, o conjunto de dados sobre taxas de contratação do LinkedIn mostrou uma recuperação geral no emprego formal em toda a região. Esses dados complementaram outras fontes de informação tradicionais (como pesquisas domiciliares), também incluídas no observatório. A combinação de ambos os conjuntos de dados fornece uma visão geral rica da dinâmica do mercado de trabalho em toda a America Latina e Caribe. Algumas das conclusões incluem:
- De maio de 2020 a maio de 2021, todos os países começaram a mostrar uma rápida recuperação de contratações.
- Em abril de 2021, Peru, Colômbia e México haviam praticamente recuperado seus níveis de taxa de contratação pré-pandemia.
- Em maio de 2021, Argentina, Costa Rica, República Dominicana, Brasil e Chile apresentaram taxas de contratação mais altas do que em fevereiro de 2020, o que está em linha com as perdas relativamente pequenas de emprego formal e altamente qualificado observadas no final de 2020.
- Dados do LinkedIn mostraram que para Brasil, Argentina, Peru, Chile e México, os setores sem fins lucrativos; financeiro; varejo; e serviços de software e tecnologia da informação tiveram a menor redução na taxa de contratação durante a pandemia em comparação com outros setores entre março de 2020 e abril 2021.
- Em contraste, as taxas de contratação do LinkedIn para as indústrias de recreação e viagens; educação; administração pública e design foram as mais afetadas e não se recuperaram para os níveis vistos antes da pandemia nos países mencionados no ponto anterior no mesmo período.
Para entender melhor como os dados do LinkedIn serviram a esta iniciativa, você pode visitar o relatório completo no site do Observatório, bem como encontrar mais informações em seu repositório público de dados.
Sobre a Parceria de Dados de Desenvolvimento e seus projetos
O setor privado continua produzindo dados relevantes para as políticas econômicas e sociais e, por isso, esforços como o Development Data Partnership estão se tornando cada vez mais relevantes para estimular parcerias público-privadas, que oferecem a oportunidade de transformar conjuntos de dados proprietários em forma de conhecimento sustentável para a melhora de serviços e infraestrutura pública. Nosso objetivo é aumentar a colaboração de todas as áreas sociais e econômicas em ações concretas, além de produzir dados significativos, compartilhar valores, e desenvolver mecanismos para gerar bens públicos mais acessíveis e inclusivos.
Nossos data partners, portanto, fornecem dados de alta qualidade para uma ampla variedade de países, incluindo países em desenvolvimento e mercados emergentes. Caso tenha interesse, você pode conhecer outros casos de sucesso do consórcio em nosso portal. Os projetos incluem como o “LAC COVID-19 Innovators Map”, criado em 2021 pelo IDBLab, usando dados de ESRI/ArcGIS e permitindo que todos explorem um mapa interativo de dados abertos, unindo e consolidando vários esforços de startups na região. Se estiver interessado, você também pode acessar e baixar os dados do referido mapa.
Por Pedro Gagliardi e Eugenia Valdez Tamayo do BID.
Leave a Reply