Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em gestão pública no Brasil

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Um estudo de caso da Development Partnership Data: dados do LinkedIn sobre o impacto da COVID-19 no mercado de trabalho

24/03/2022 por Pedro Gagliardi - Eugenia Valdez-Tamayo Deixe um comentário


Não é surpreendente o fato de que dados de empresas privadas possam ser tão benéficos para a tomada de decisões de políticas públicas. É neste sentido que o Development Data Partnership reconhece o setor privado como um poderoso aliado para fortalecer as iniciativas de desenvolvimento por meio de conhecimento, dados e outros tipos de recursos digitais. O Development Data Partnership é um consórcio de organizações multilaterais, incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Programa para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objetivo deste consórcio é facilitar o acesso e o uso de fontes de dados não tradicionais detidas pelo setor privado para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento internacional. Essa parceria visa facilitar este processo de ponta a ponta com empresas privadas para que os funcionários do BID e o restante das organizações membros (mencionadas acima) possam acessar e estudar os dados dessas companhias parceiras (Data Partners). Para exemplificar um tipo de projeto que o Development Data Partnership normalmente auxilia, este artigo apresentará um estudo de caso sobre como foram usados os dados do LinkedIn para mensurar o impacto do COVID-19 no mercado de trabalho dentro da América Latina e do Caribe.

Entendendo o mercado de trabalho pós-COVID-19 na América Latina e Caribe: um estudo de caso

Uma das contribuições mais recentes da Development Data Partnership foi para o Labor Observatory COVID-19, administrado pela Divisão de Mercados de Trabalho do BID. Basicamente, o observatório tem como objetivo entender como a COVID-19 afetou os mercados de trabalho na América Latina e no Caribe. Essa iniciativa deu à equipe do Banco a oportunidade de usar os dados do LinkedIn para entender as flutuações nas taxas de contratação em diferentes setores da região. Esta informação é uma fonte valiosa que complementa as estatísticas tradicionais sobre a dinâmica do trabalho. A disponibilidade de dados, em particular tendências sobre as habilidades necessárias para diferentes ocupações, facilita a compreensão dos efeitos da pandemia no mercado de trabalho.

Em resumo, o conjunto de dados sobre taxas de contratação do LinkedIn mostrou uma recuperação geral no emprego formal em toda a região. Esses dados complementaram outras fontes de informação tradicionais (como pesquisas domiciliares), também incluídas no observatório. A combinação de ambos os conjuntos de dados fornece uma visão geral rica da dinâmica do mercado de trabalho em toda a America Latina e Caribe. Algumas das conclusões incluem:

  • De maio de 2020 a maio de 2021, todos os países começaram a mostrar uma rápida recuperação de contratações.
  • Em abril de 2021, Peru, Colômbia e México haviam praticamente recuperado seus níveis de taxa de contratação pré-pandemia.
  • Em maio de 2021, Argentina, Costa Rica, República Dominicana, Brasil e Chile apresentaram taxas de contratação mais altas do que em fevereiro de 2020, o que está em linha com as perdas relativamente pequenas de emprego formal e altamente qualificado observadas no final de 2020.
  • Dados do LinkedIn mostraram que para Brasil, Argentina, Peru, Chile e México, os setores sem fins lucrativos; financeiro; varejo; e serviços de software e tecnologia da informação tiveram a menor redução na taxa de contratação durante a pandemia em comparação com outros setores entre março de 2020 e abril 2021.
  • Em contraste, as taxas de contratação do LinkedIn para as indústrias de recreação e viagens; educação; administração pública e design foram as mais afetadas e não se recuperaram para os níveis vistos antes da pandemia nos países mencionados no ponto anterior no mesmo período.

Para entender melhor como os dados do LinkedIn serviram a esta iniciativa, você pode visitar o relatório completo no site do Observatório, bem como encontrar mais informações em seu repositório público de dados.  

Sobre a Parceria de Dados de Desenvolvimento e seus projetos

O setor privado continua produzindo dados relevantes para as políticas econômicas e sociais e, por isso, esforços como o Development Data Partnership estão se tornando cada vez mais relevantes para estimular parcerias público-privadas, que oferecem a oportunidade de transformar conjuntos de dados proprietários em forma de conhecimento sustentável para a melhora de serviços e infraestrutura pública. Nosso objetivo é aumentar a colaboração de todas as áreas sociais e econômicas em ações concretas, além de produzir dados significativos, compartilhar valores, e desenvolver mecanismos para gerar bens públicos mais acessíveis e inclusivos.

Nossos data partners, portanto, fornecem dados de alta qualidade para uma ampla variedade de países, incluindo países em desenvolvimento e mercados emergentes. Caso tenha interesse, você pode conhecer outros casos de sucesso do consórcio em nosso portal. Os projetos incluem como o “LAC COVID-19 Innovators Map”, criado em 2021 pelo IDBLab, usando dados de ESRI/ArcGIS e permitindo que todos explorem um mapa interativo de dados abertos, unindo e consolidando vários esforços de startups na região. Se estiver interessado, você também pode acessar e baixar os dados do referido mapa.

Por Pedro Gagliardi e Eugenia Valdez Tamayo do BID.


Arquivado em:Ciência e tecnologia, Empresas e negócios, Gestão pública, Trabalho Marcado com:conhecimento aberto, data, políticas públicas

Pedro Gagliardi

Pedro Henrique Gagliardi é mestre em Desenvolvimento Econômico e Análise de Dados pela Columbia University em Nova York. Possui mais de 6 anos de experiência em análises qualitativas e quantitativas para setores privados, acadêmicos e multilaterais. Atualmente é consultor da Divisão de Inovação e Criatividade (KIC/ICD) como ponto focal de dados da iniciativa Development Data Partnership, cujo objetivo é assessorar e fornecer dados de terceiros nas investigações e pesquisas realizadas pelas equipes do BID. Os interesses de Pedro se concentram em análise de dados e big data para questões de políticas públicas. Pedro também é um grande fã de inteligência artificial e avanços em modelos de inferência causal para o campo do desenvolvimento.

Eugenia Valdez-Tamayo

Eugenia Valdez Tamayo é Especialista em Inovação no Setor de Conhecimento, Inovação e Comunicação do BID. Desde 2020, lidera a Development Data Partnership no BID, uma iniciativa que busca promover o uso de dados do setor privado em projetos de desenvolvimento. Seu trabalho em inovação também se concentra em processos de planejamento estratégico e no uso de metodologias de inovação para apoiar projetos no BID. Eugenia é advogada e tem mestrado em desenvolvimento pela Georgetown University.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Quais são as habilidades e os empregos verdes na América Latina? O que diz o LinkedIn
  • COVID-19: Uma oportunidade para transformar o emprego feminino
  • Habilidades para o trabalho: passos na direção certa

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

Blogs escritos por funcionários do BID:

Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


Blogs escritos por autores externos:

Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



Política de privacidade

Copyright © 2023 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

Banco Interamericano de Desarrollo

Aviso Legal

Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

facebook
twitter
youtube
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept”, you consent to the use of ALL the cookies.
Cookie settingsACCEPT
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT