Rios e corpos d’água têm sido historicamente utilizados como demarcações territoriais, separando países, regiões e fazendo outras divisões imaginadas pelo ser humano. No então, a água, por sua própria natureza, flui de maneira incansável, seguindo seu curso e deixando um rastro de progresso. Assim, pode conectar populações, unir destinos e, algumas vezes, desencadear desastres naturais. Desta forma, saber gerir nossas águas transfronteiriças é um tema fundamental para um desenvolvimento sustentável, resiliente e inclusivo na América Latina e no Caribe.
Setenta e um por cento dos recursos hídricos da região estão em bacias transfronteiriças, incluindo o rio Amazonas, que é a maior reserva de água doce do mundo, e o aquífero Guarani, um dos mais extensos. Em meio à crise climática global, ao rápido desenvolvimento econômico e à urbanização, a segurança hídrica se coloca como um dos principais desafios para o desenvolvimento da nossa região.
A cooperação regional em gestão hídrica ainda está em desenvolvimento, com poucos tratados e acordos implementados e executados entre os países. Este será o tema de destaque durante a Semana Mundial da Água, organizada pelo Instituto Internacional de Água de Estocolmo, que será realizada de 25 a 29 de agosto, na Suécia.
A nossa estratégia BIDImpact+ busca um progresso transformador e sustentável na região, especialmente através de serviços sustentáveis, eficientes e inclusivos de infraestrutura. Isso está alinhado com a os temas da Semana, que concentra esforços na busca por soluções, acordos, financiamento e novas tecnologias para a gestão das bacias transfronteiriças nas Américas.
Durante o evento, a Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento ficará responsável pela agenda regional Foco das Américas. O comitê organizador da Semana identificou cinco eixos temáticos a serem explorados em sessões híbridas e abertas ao público:
- Unindo divisões: uma nova era para a administração de bacias transfronteiriças. Esta sessão terá como foco as oportunidades e os desafios para fortalecer a coordenação regional e a administração efetiva de águas transfronteiriças para bacias hidrográficas mais saudáveis e resilientes nas Américas. Especialistas vão explorar como o manejo de água na fonte, a participação de atores-chave, a mudança de comportamento e metas resilientes para a distribuição de água podem contribuir para uma ação transfronteiriça mais efetiva.
- Diplomacia para recursos hídricos compartilhados. Esta sessão será centrada em ações colaborativas para uma administração sustentável dos recursos hídricos. A discussão estará focada nos casos de sucesso e nos desafios, e enfatizará a necessidade de ter instituições fortes, marcos legais e de promover o intercâmbio de conhecimentos para fortalecer uma diplomacia hídrica efetiva.
- Financiamento sustentável para a cooperação em águas transfronteiriças. Esta sessão vai analisar os desafios e oportunidades para a mobilização de recursos para apoiar países e tomadores de decisão rumo a uma cooperação nas bacias transfronteiriças.
- Ciência e tecnologia: avançando na cooperação em bacias transfronteiriças. Esta sessão vai explorar as estratégias inovadoras na administração de bacias hidrográficas transfronteiriças na região, com foco em ciência, tecnologia e na cooperação para fazer frente aos desafios atuais.
- Abraçando a diversidade: vozes na cooperação em bacias transfronteiriças. Esta sessão vai explorar perspectivas e experiências de comunidades diversas e indígenas dentro das áreas transfronteiriças. Um painel vai fomentar o diálogo sobre como essas comunidades são impactadas e como podem colaborar. O objetivo é amplificar essas vozes e entender as complexidades na cooperação transfronteiriça.
Além disso, durante a Semana Mundial de Água, serão realizados três seminários sobre “gestão de recursos hídricos compartilhados para a paz e a cooperação”. Será uma conversa ao vivo, com conexões diretas com os palestrantes através das redes sociais do BID. Confira a agenda completa, que tem um foco especial nas bacias hidrográficas transfronteiriças para uma região mais conectada e participativa.
Acompanhe o Foco das Américas para saber mais sobre como assegurar um futuro melhor para todos e todas através de serviços de água e saneamento sustentáveis, resilientes e inclusivos.
Sobre o Foco das Américas 2024: parte da Semana Mundial da Água, realizado pelo Instituto Internacional de Água de Estocolmo, a agenda do Foco é organizada por um consórcio de instituições comprometidas que, ano após ano desenvolvem uma agenda atrativa para abordar temas relevantes sobre a problemática da água na América Latina e no Caribe.
Leave a Reply