Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Ultrapassando fronteiras: água para um futuro sustentável e pacífico

22/08/2024 por Tomás Serebrisky Deixe um comentário


Rios e corpos d’água têm sido historicamente utilizados como demarcações territoriais, separando países, regiões e fazendo outras divisões imaginadas pelo ser humano. No então, a água, por sua própria natureza, flui de maneira incansável, seguindo seu curso e deixando um rastro de progresso. Assim, pode conectar populações, unir destinos e, algumas vezes, desencadear desastres naturais. Desta forma, saber gerir nossas águas transfronteiriças é um tema fundamental para um desenvolvimento sustentável, resiliente e inclusivo na América Latina e no Caribe.  

Setenta e um por cento dos recursos hídricos da região estão em bacias transfronteiriças, incluindo o rio Amazonas, que é a maior reserva de água doce do mundo, e o aquífero Guarani, um dos mais extensos. Em meio à crise climática global, ao rápido desenvolvimento econômico e à urbanização, a segurança hídrica se coloca como um dos principais desafios para o desenvolvimento da nossa região.

A cooperação regional em gestão hídrica ainda está em desenvolvimento, com poucos tratados e acordos implementados e executados entre os países. Este será o tema de destaque durante a Semana Mundial da Água, organizada pelo Instituto Internacional de Água de Estocolmo, que será realizada de 25 a 29 de agosto, na Suécia.

A nossa estratégia BIDImpact+ busca um progresso transformador e sustentável na região, especialmente através de serviços sustentáveis, eficientes e inclusivos de infraestrutura. Isso está alinhado com a os temas da Semana, que concentra esforços na busca por soluções, acordos, financiamento e novas tecnologias para a gestão das bacias transfronteiriças nas Américas.

Durante o evento, a Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento ficará responsável pela agenda regional Foco das Américas. O comitê organizador da Semana identificou cinco eixos temáticos a serem explorados em sessões híbridas e abertas ao público:

  • Unindo divisões: uma nova era para a administração de bacias transfronteiriças. Esta sessão terá como foco as oportunidades e os desafios para fortalecer a coordenação regional e a administração efetiva de águas transfronteiriças para bacias hidrográficas mais saudáveis e resilientes nas Américas. Especialistas vão explorar como o manejo de água na fonte, a participação de atores-chave, a mudança de comportamento e metas resilientes para a distribuição de água podem contribuir para uma ação transfronteiriça mais efetiva.
  • Diplomacia para recursos hídricos compartilhados. Esta sessão será centrada em ações colaborativas para uma administração sustentável dos recursos hídricos. A discussão estará focada nos casos de sucesso e nos desafios, e enfatizará a necessidade de ter instituições fortes, marcos legais e de promover o intercâmbio de conhecimentos para fortalecer uma diplomacia hídrica efetiva.
  • Financiamento sustentável para a cooperação em águas transfronteiriças. Esta sessão vai analisar os desafios e oportunidades para a mobilização de recursos para apoiar países e tomadores de decisão rumo a uma cooperação nas bacias transfronteiriças.
  • Ciência e tecnologia: avançando na cooperação em bacias transfronteiriças. Esta sessão vai explorar as estratégias inovadoras na administração de bacias hidrográficas transfronteiriças na região, com foco em ciência, tecnologia e na cooperação para fazer frente aos desafios atuais.
  • Abraçando a diversidade: vozes na cooperação em bacias transfronteiriças. Esta sessão vai explorar perspectivas e experiências de comunidades diversas e indígenas dentro das áreas transfronteiriças. Um painel vai fomentar o diálogo sobre como essas comunidades são impactadas e como podem colaborar. O objetivo é amplificar essas vozes e entender as complexidades na cooperação transfronteiriça.

Além disso, durante a Semana Mundial de Água, serão realizados três seminários sobre “gestão de recursos hídricos compartilhados para a paz e a cooperação”. Será uma conversa ao vivo, com conexões diretas com os palestrantes através das redes sociais do BID. Confira a agenda completa, que tem um foco especial nas bacias hidrográficas transfronteiriças para uma região mais conectada e participativa.

Acompanhe o Foco das Américas para saber mais sobre como assegurar um futuro melhor para todos e todas através de serviços de água e saneamento sustentáveis, resilientes e inclusivos.

Sobre o Foco das Américas 2024: parte da Semana Mundial da Água, realizado pelo Instituto Internacional de Água de Estocolmo, a agenda do Foco é organizada por um consórcio de instituições comprometidas que, ano após ano desenvolvem uma agenda atrativa para abordar temas relevantes sobre a problemática da água na América Latina e no Caribe.


Arquivado em:Água e saneamento Marcado com:água e saneamento

Tomás Serebrisky

Tomás Serebrisky, cidadão argentino, foi nomeado Gerente do Setor de Infraestrutura e Energia (INE) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em março de 2024. Economista, trabalhou mais de 20 anos em desenvolvimento, concentrando-se em infraestrutura, parcerias público-privadas, regulação e ações antimonopólio. Ao longo de sua carreira, dirigiu ou trabalhou como economista em vários projetos de investimento e baseados em políticas nas áreas de transporte, energia, água e desenvolvimento do setor privado na América Latina e no Caribe. Em 2012, entrou para o BID como Assessor Econômico Principal de INE. Nesta função, liderou uma equipe para realizar análises e orientação estratégica em áreas transversais como infraestrutura sustentável, desempenho do serviço público, financiamento de infraestrutura privada e análise de impacto de investimentos. Publicou extensivamente em revistas acadêmicas e é coeditor da principal publicação do BID de 2020, “De Estruturas a Serviços: O caminho para uma melhor infraestrutura na América Latina e no Caribe”. Antes de ingressar no BID, passou dez anos no Banco Mundial, ocupando vários cargos operacionais, de treinamento e de assistência técnica. Anteriormente, trabalhou em consultoria econômica e foi economista-chefe da Comissão Antitruste da Argentina. Tem doutorado em Economia pela Universidade de Chicago e bacharelado em Economia (summa cum laude) pela Universidade de San Andrés, na Argentina.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Como são fornecidos os serviços básicos de água e esgotamento sanitário na Amazônia rural?
  • As seis soluções mais inovadoras em água estão aqui: finalistas do prêmio BID-FEMSA 2018
  • Enfrentando o estresse hídrico: o papel crucial das Parcerias Público-Privadas na dessalinização

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube