Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em gestão pública no Brasil

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores
Prêmio Espírito Público

Pandemia nos fez lembrar do valor do serviço público – e uma premiação mostra que os atos de bravura não são exceção

13/07/2020 por Mariano Lafuente Deixe um comentário


Nas janelas e nas sacadas, os aplausos reconhecem o esforço de quem não pode parar apesar da pandemia, como médicos e enfermeiros (sobretudo no setor público, responsável por 75% dos atendimentos no Brasil), mas não apenas: o contexto atual tem exigido bravura e dedicação também de milhares de profissionais que atuam na retaguarda do funcionalismo, menos visíveis ao grande público, mas essenciais para garantir itens como pagamento de benefícios, recolhimento de tributos e equilíbrio das finanças do país.

E apesar de atributos como empenho, eficiência, agilidade e comprometimento não estarem comumente associados ao serviço público no imaginário popular do Brasil e da região, quem acompanha de perto os trabalhadores públicos sabe que essas características não são exceção nem são exclusivas de tempos de crise. E é nesse sentido que iniciativas como o Prêmio Espírito Público 2020, cujas inscrições vão até o próximo 29 de julho, têm relevância.

A premiação procura reconhecer o mérito de profissionais que transformam o serviço público brasileiro em seis categorias: Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Governo Digital, Gestão de Pessoas e Projeto de Equipe em Saúde.

Além de jogar luz sobre a excelência e o profissionalismo de inúmeros servidores públicos no país, ações como essa ganham especial importância diante da crise reputacional que a máquina pública enfrenta na nossa região.

Entre 2008 e 2018, subiu de cerca de 55% para mais de 70% o percentual de latino-americanos que declararam ter pouca ou nenhuma confiança nos respectivos governos, segundo pesquisa do Latinobarómetro (arquivo em pdf em espanhol).

É evidente que níveis crescentes de descontentamento apontam para problemas e necessidades de melhoria. Mas é também verdade que nos últimos anos, em todas as esferas de governo, milhares de iniciativas, conduzidas pelos próprios funcionários públicos, avançam rapidamente no sentido de aumentar a confiabilidade, a transparência e a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos.

Mudanças desse porte precisam ser acompanhadas de esforços de comunicação para a sociedade e de reconhecimento a quem se engaja – e esses são outros fatores que demonstram a pertinência de medidas como o Prêmio Espírito Público.

Este ano, a premiação chega à sua terceira edição, com inscrições abertas para servidores nas esferas federal, estadual e municipal com no mínimo dez anos de atuação. Há prêmios em dinheiro, além de cerimônia de reconhecimento e de divulgação do trabalho.

Os organizadores e parceiros incluem diversas instituições, como o BID, e o juri inclui nomes do governo, academia, terceiro setor e empresas com grande experiência nas respectivas áreas.

Pessoas que transformam

Se o seu sonho é ser reconhecido como um profissional Espírito Público, anote na agenda, as inscrições para o Prêmio Espírito Público estarão abertas a partir de 01 de julho. Se você é profissional com, no mínimo, 10 anos de atuação no serviço público, queremos conhecer a sua história! Ative as notificações das nossas redes sociais para não perder nenhuma informação!http://premioespiritopublico.org.br/

Posted by Prêmio Espírito Público on Tuesday, June 23, 2020

Excelência é a regra

Nas edições anteriores, nos deparamos com histórias como a de uma psiquiatra que desenvolveu ações para alertar sobre a questão do suicídio; a da juíza que extrapolou seu papel de julgadora e apoiou a formação de professores para amparar crianças vítimas de violência doméstica. Houve também o caso do profissional da Controladoria Geral da União que liderou a implementação de uma ferramenta digital para combater a corrupção, uma enfermeira que capitaneou iniciativas para empoderar grávidas em situação de vulnerabilidade e uma bióloga lutando contra crime ambiental.

São tantas as histórias bonitas vivenciadas nos anos anteriores que, além da vontade de conhecer os novos casos que se apresentarão este ano, fica como aprendizado a importância de criar espaços como esse para estimular e reconhecer aqueles que fazem a diferença.

‘Oscar do serviço público’

Formada por quatro organizações do terceiro setor (Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República), o Prêmio Espírito Empreendedor se inspira parcialmente na experiência dos Estados Unidos, que têm seus “Oscars” da administração pública federal organizados pela ONG Parternship for Public Service desde 2002.

Nos países vizinhos, iniciativas similares comprovam o sucesso de iniciativas de reconhecimento como essa. É o caso do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública no Peru, que começou em 2005 pela ONG Ciudadanos al Día, do Prêmio Nacional de Alta Gerência na Colômbia organizado pelo departamento de Função Pública desde o ano 2000 e, mais recentemente, o prêmio “Eu Sirvo o Meu País” organizado pela Direção Nacional de Serviço Civil do Chile em 2019. 

Seja no Brasil ou nos países vizinhos, além de medidas concretas para o avanço do setor, a brecha entre os esforços dos servidores e a percepção na sociedade poderá ser diminuída por meio de iniciativas como essas premiações. Pela posição estratégica que o BID enxerga nos funcionários públicos como promotores de desenvolvimento e catalizadores de melhorias de vidas, não só damos as boas vindas a essas iniciativas, como também incentivamos que outras com o mesmo propósito sejam executadas.


Arquivado em:Gestão pública Marcado com:prêmio, reconhecimento, serviço público

Mariano Lafuente

Mariano Lafuente é Especialista Líder em Modernização do Estado no BID, onde trabalha nas áreas de gestão de recursos humanos na Administração Pública, reformas de centro de governo e Delivery Units. Antes de seu trabalho no BID, Mariano trabalhou como especialista em gestão pública no Banco Mundial. É bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Católica da Argentina e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Maryland.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Como ter times de gestores públicos superprofissionais nos governos? Guia traz recomendações
  • “Líderes que Transformam”: aprimorando a meritocracia, a transparência e a legitimidade no Serviço Público Brasileiro
  • O que o Brasil ganharia se a computação em nuvem ganhasse espaço no setor público

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

Blogs escritos por funcionários do BID:

Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


Blogs escritos por autores externos:

Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



Política de privacidade

Copyright © 2023 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

Banco Interamericano de Desarrollo

Aviso Legal

Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

facebook
twitter
youtube
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept”, you consent to the use of ALL the cookies.
Cookie settingsACCEPT
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT