Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

É possível produzir, proteger o meio ambiente e gerar renda ao mesmo tempo?

27/03/2018 por Equipe Ideação Deixe um comentário


IABS*

O termo sustentabilidade entrou de vez para o vocabulário agrícola e pecuário. Não basta mais produzir. Tem que produzir com consciência, conservando a biodiversidade e protegendo o meio ambiente. É com esse objetivo que o Projeto Rural Sustentável, desde 2012,  vem trabalhando na promoção da redução das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) na agricultura e melhorando a eficiência no uso dos recursos naturais.

O incentivo às boas práticas de produção, aliado à conscientização de modelos inovadores e menos nocivos ao meio ambiente são ferramentas poderosas contra o mau uso da terra.

Atualmente, mais de 2.190 produtores rurais de 70 municípios em sete estados brasileiros (Mato Grosso, Pará, Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul) estão envolvidos com o uso de novas tecnologias e o desmatamento evitado. Mais de 10 mil produtores foram capacitados e mais de 1800 técnicos foram treinados. Espera-se ao fim do projeto diminuir as emissões em até 11 milhões de toneladas nas propriedades participantes.

Os números mostram que na contramão da exploração que esgota os recursos naturais, existe um grupo de trabalhadores rurais que discute manejos agrícolas, sedento por inovações tecnológicas, que usa produtos de baixo custo e impacto ambiental para fertilizar o solo de maneira consciente e eficiente.

Os produtores recebem apoio técnico e financeiro para ter acesso às tecnologias agropecuárias com baixa emissão de carbono e promover a restauração florestal. Em seguida recebem capacitação para adotar essas tecnologias, com o apoio de dois atores estratégicos entram em cena: os agentes de assistência técnica nas tecnologias de baixo carbono, os ATECS.

Como funciona

Na prática, os ATECs atuam na capacitação, treinamento e inovação tecnológica dos agricultores. Já os pequenos e médios produtores rurais se dividem em produtores rurais demonstradores que usam suas propriedades como exemplos, chamadas de Unidades Demonstrativas, que já utilizam as tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono, apoiadas pelo projeto. A ideia é mostrar como as tecnologias abaixo podem ser reconhecidas e adotadas em ampla escala por outros produtores rurais nas chamadas Unidades Multiplicadoras.

Sistema de integração Lavoura-pecuária-florestas (iLFP)

Ajuda a reduzir o desmatamento, pode ser empregada independentemente do tamanho da propriedade, além de ser uma alternativa de uso agrícola da terra, aumentando o nível de sustentabilidade do sistema.

Sistema agroflorestal (SAF)

Os custos de implantação e manutenção são reduzidos, conserva o solo, reconstitui a paisagem e possibilita atividades como ecoturismo, além de ser de fácil manejo.

Plantio de florestas comerciais

Evitam o desmatamento e diminuem a pressão sobre as florestas naturais, ampliam as fontes de renda e emprego e contribuem para a recuperação de áreas degradadas, reduzindo problemas, como erosão, assoreamento de rios.

 Manejo sustentável de florestas nativas

Proporciona benefícios econômicos e ecológicos. Os econômicos englobam produção e comercialização de frutos, cipós, cascas durante todo o ano, além de fomentar o turismo ecológico e outras oportunidades de mercado. Já os benefícios ecológicos compreendem manejo florestal, garante abrigos para a fauna silvestre, conserva a flora e a biodiversidade local.

Recuperação de áreas degradadas com Florestas (RAD-F)

Reduz a emissão de GEE, reduz o desmatamento, promove ganhos na produtividade, aumenta a renda do produtor, recupera funções ecológicas e ecossistêmicas.

Recuperação de áreas degradadas com Pastagens (RAD-P)

Reduz a emissão de GEE, reduz o desmatamento, promove ganhos na produtividade, aumenta a renda do produtor.

 

O projeto é fruto de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra). Além desses parceiros, o Projeto conta com a participação do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Banco do Brasil e Embrapa.

Você pode também ler mais sobre as tecnologias, assistir aos depoimentos, baixar publicações e informes técnicos, clique aqui.

*O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), criado em 2003, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e seu objetivo permanente é contribuir para o bem estar social, o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades. Valorizamos a integridade e qualidade socioambiental, o fortalecimento institucional, a defesa do patrimônio natural e cultural.


Arquivado em:Meio ambiente Marcado com:biodiversidade, desenvolvimento sustentável, pequenos produtores rurais, preservação do meio ambiente, produtores rurais, Projeto Rural Sustentável, recursos naturais, tecnologias de baixo carbono, uso da terra

Equipe Ideação

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • A agricultura de baixo carbono no Brasil pode beneficiar agricultores e conter a mudança climática
  • O futuro da Amazônia demanda financiamento sustentável e inovador
  • Meio rural: bem além de provedor de alimentos

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube