Este texto foi publicado originalmente em espanhol no blog Abierto al Público
A leitura é uma ação fundamental para a aprendizagem e o livro continua sendo a pedra angular para a disseminação do conhecimento e para os esforços em torno do conhecimento aberto. Se você fizer uma pequena pesquisa na internet pelo termo “conhecimento aberto”, verá que existem milhões de ferramentas disponíveis. Nós selecionamos 7 livros e textos, em espanhol, inglês e português (todos de acesso aberto e, portanto, gratuitos), para que você possa aprender mais sobre o assunto, além de apoiar a promoção do conhecimento aberto.
1. The Open Revolution: Rewriting the Rules of the Information Age
Rufus Pollock, um dos fundadores da Open Knowledge Foundation, escreve este livro abordando brevemente as origens do conhecimento aberto e refletindo sobre a sua importância no presente. O autor ressalta que, na era digital, a informação é cada vez mais valiosa e fácil de distribuir, mas que continuar tratando seus direitos de acesso como se fossem bens físicos é um grande e perigoso erro. Escolher o caminho da abertura, diz Pollock, é apostar na redução da desigualdade em nível global em várias esferas essenciais da vida cotidiana.
2. Conocimiento Abierto en América Latina: Trayectoria y Desafíos
Um conjunto de ensaios compilados pela CLACSO que nos conta qual tem sido a trajetória da América Latina no mundo acadêmico do conhecimento aberto. Nesta publicação, podemos ler sobre os primórdios, os problemas mais comuns, as políticas que apoiam essa trajetória, a infraestrutura que sustenta o ecossistema acadêmico não comercial latino-americano e a evolução da ciência aberta na região, entre outros temas.
3. Open Access
Este livro pertence à série “Essential Knowledge” do MIT Press e nos dá uma introdução bastante ampla aos conceitos que cercam o Acesso Aberto, mais conhecido pelo nome em inglês Open Access (OA). Mas o que exatamente é OA e quais são suas motivações, políticas, impacto econômico e implicações de direitos autorais? Nesta publicação, Peter Suber traça uma rota precisa para entender o movimento e suas aspirações.
4. Feito na América Latina: acesso aberto, revistas acadêmicas e inovações regionais
A América Latina faz parte do movimento Open Access desde o seu início e isso também tem sido objeto de estudo acadêmico. O livro traz os resultados das pesquisas sobre os desafios, problemas e conquistas pelas quais a região passou em sua tentativa de garantir o acesso e avaliar o impacto dos artigos publicados em revistas científicas latino-americanas.
5. El conocimiento libre y los recursos educativos abiertos
O objetivo dos Recursos Educacionais Abertos (REA) é remover as barreiras ao acesso a materiais de aprendizagem no ensino superior. Neste estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), você pode ler sobre as características dos REA, seus modelos de custo-benefício, incentivos e barreiras e seu status em relação à propriedade intelectual e a licenças abertas.
6. Making Open Development Inclusive: Lessons from IDRC Research
O Open Development, ou, em português, Desenvolvimento Aberto, abrange uma ampla gama de conceitos como dados abertos, governo aberto e inovação aberta. A inspiração por trás do Open Development é tornar o processo de desenvolvimento econômico e social ainda mais inclusivo. Nesta publicação, o Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento Internacional (IDRC, na sigla em inglês) nos diz se a expectativa estava certa. Quais têm sido os resultados reais do Desenvolvimento Aberto? Quem pode participar e se beneficiar dessas iniciativas e quem não pode?
7. Saber a Tiempo: Metodologías para la colaboración y el intercambio de conocimiento
Com base em sua vasta experiência na geração e aplicação de metodologias de gestão do conhecimento e inovação aberta, o Banco Interamericano de Desenvolvimento disponibiliza esta publicação na qual você encontrará recursos práticos para garantir que diferentes vozes e perspectivas sejam incluídas no momento de enfrentar desafios e projetar soluções para os seus projetos. Esses guias metodológicos podem apoiar a seleção, o planejamento e a facilitação de atividades de intercâmbio de conhecimento. A literatura sobre conhecimento aberto é muito extensa e achamos que esses recursos podem ser um bom começo para iniciar ou fortalecer sua jornada nesses temas. Desejamos que a sessão de leitura seja frutífera e te inspire a agir.
Leave a Reply