Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Depois da tempestade sempre vem a calmaria?

05/04/2018 por Autor invitado Deixe um comentário


Túlio Cravo e Rodrigo Quintana*

Parafraseando o filósofo e poeta espanhol, Jorge Santayana, quem não estuda sua história está condenado a repeti-la. Essa máxima vale para entender o mercado de trabalho de hoje. Não se pode antecipar seu futuro sem antes aprender sobre o seu passado.

Em encontro recente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) pesquisadores discutiam o impacto da recessão e das políticas de emprego no mercado de trabalho brasileiro. Entre as várias questões que surgiram nos debates, uma chamou a atenção. Se a recessão acabou e o país está voltando a crescer, por que a retomada do emprego continua tímida?

No BID, compreender melhor a situação de milhões de trabalhadores brasileiros é tarefa da divisão de Mercado de Trabalho, que no encontro apresentou os temas de pesquisas que vão constituir um livro sobre as dinâmicas de trabalho durante ciclos econômicos e sobre a avaliação de políticas públicas de emprego.

Para entender os tempos de mudança, o estudo começará por destilar como o perfil de empregos no Brasil tem se transformado em termos de modalidade (de carteira assinada a trabalhadores autônomos), de setor (da indústria a serviços), e de localização (de uma região a outra). Uma vez analisado o perfil dos postos de trabalho, será possível saber quem entrou e saiu do mercado, e para onde transitaram os trabalhadores segundo suas características socioeconômicas.

As políticas de emprego estão preparadas para os desafios?

Os debates continuam em 2018 e as expectativas são cada vez maiores quando o assunto é emprego. A mídia local recentemente chegou a questionar a relevância do Ministério do Trabalho. Porém, para contestar a relevância ou não de um ministério, o ponto de partida é avaliar a efetividade de suas políticas. Nesse sentido, a publicação avaliará as principais políticas do Ministério do Trabalho e de outros órgãos públicos orientados a fortalecer o mercado de trabalho.

No âmbito das empresas, queremos entender se os programas de subsídios salariais salvaram postos de trabalho durante a recessão, se a simplificação de impostos das pequenas empresas incentivou a formalização, e se o acesso ao crédito e apoio na gestão permitiram que as pequenas e médias empresas emergissem.

Do ponto de vista do trabalhador, vamos analisar se eventuais mudanças nas regras do seguro-desemprego incentivam os trabalhadores a buscarem emprego, e se o programa de intermediação os ajuda a encontrá-los.

Uma das grandes apostas para melhorar a empregabilidade é a educação. Por isso, o livro também questionará se as políticas de alfabetização têm efeitos na empregabilidade dos grupos mais vulneráveis, e se a demanda por capacitações para os funcionários das empresas faz com que fiquem por mais tempo em seus empregos.

Reformando a casa

No ano passado foi aprovada a reforma trabalhista no Brasil. Muitos comemoraram a medida, e ainda que seus efeitos imediatos não sejam conhecidos, começam a surgir os primeiros sinais de criação de empregos utilizando as novas regras. Outros alertavam sobre os riscos da qualidade dos empregos criados. Se depois da tormenta geralmente vem a calmaria, e se esta vem traduzida em mais e melhores empregos, este é um debate que esse livro tentará incentivar.

 

*Túlio Cravo é especialista da divisão de Mercado de Trabalho do BID no Brasil. É graduado em economia pela UFMG, possui mestrado pela Universidade de Coimbra e doutorado pela Loughborough University. Também trabalhou na Universidade das Nações Unidas (UNU-WIDER) na Finlândia, Escritório de Avaliação e Supervisão do BID em Washington e SEBRAE/MG.

*Rodrigo Quintana é consultor da divisão de Mercado de Trabalho do BID. Possui mestrado em Administração Pública pela Universidade de Harvard e é graduado em Economia pela Universidade de McGill. Também trabalhou nas unidades de proteção social do Programa Mundial de Alimentação no Paquistão e em Moçambique, e do Banco Mundial, em Washington D.C.


Arquivado em:Trabalho Marcado com:Brasil, educacao, emprego, mercado de trabalho, Ministério do Trabalho, políticas de emprego, políticas públicas de emprego, recessão, reforma trabalhista

Autor invitado

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • A crise do emprego feminino na América Latina e no Caribe
  • Como evidências de iniciativas bem-sucedidas podem ajudar na formulação de políticas para o mercado de trabalho no Brasil
  • COVID-19: Uma oportunidade para transformar o emprego feminino

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube