Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores
Paisagem vista do alto da favela da Rocinha

Coronacidades.org oferece dados e ferramentas aos gestores públicos locais

27/05/2020 por Marcelo Cabral Deixe um comentário


O trabalho de mandatários públicos – governadores e prefeitos – nunca foi tão relevante e complexo como na atuação na crise da COVID-19. A capa da versão eletrônica do New York Times do último dia 20 de maio é taxativa: o atraso em uma semana na declaração de lockdown nas cidades dos Estados Unidos gerou uma perda de mais de 36 mil vidas. 

Ainda que a necessidade de regulação e de implementação rápida para lidar com diferentes tipos de crise esteja sempre presente na ação destes gestores, a potência da ação pública nunca teve um ciclo de resposta tão rápido e tão significativo em relação à contagem de vidas perdidas para a COVID-19. 

Organizações se uniram para oferecer ferramentas e apoio técnico 

Com o intuito de prover informações, ferramentas e guias aos gestores de entes subnacionais, o Coronacidades.org, plataforma lançada em 23 de março de 2020, tem sido um apoio importante. Lançada por três organizações parceiras – Instituto Arapyaú, Instituto de Estudos em Políticas de Saúde (IEPS) e Impulso, a plataforma tem caráter de geração de valor público de maneira gratuita. 

Além das organizações fundadoras, a plataforma também conta com o apoio das redes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Centro de Liderança Pública (CLP) e da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), além do apoio técnico da Vital Strategies. Completam os parceiros desta iniciativa a Fundação Lemann e a empresa InLoco, fornecedores dos dados que balizam os indicadores de distanciamento social nas cidades. 

Site do portal coronacidades.org
Portal do Coronacidades oferece apoio técnico aos municípios brasileiros

Não pretendemos descrever o gabarito das ações. Ele não existe. O que pretendemos é reduzir o nível de incerteza da tomada de decisão por meio de guias e manuais, além de permitir que o gestor teste algumas hipóteses de ação antevendo as consequências possíveis – como a ferramenta de simuladores da capacidade hospitalar municipal, chamada SimulaCovid. 

A premissa para que o apoio funcione é o diálogo e a disposição de alteração de rumos. Ao contrário de uma plataforma de oferta padronizada, a estratégia do Coronacidades.org é ter mobilidade no desenho e implementação das ferramentas, testando-as constantemente e aprimorando seus usos. Isso muitas vezes significa: 

  • simplificar a linguagem; 
  • reduzir o número de variáveis, ou 
  • decidir por iniciar a construção novamente. 

Acreditamos que o uso reiterado das ferramentas e a intensidade dos contatos para entender as tomadas de decisão locais em sua natureza, permitem um desenho de ferramentas de amplo uso com efetividade. Por isso, a oferta é gratuita e ampla, mas não padronizada.

Plataforma ajuda gestores públicos a melhorar indicadores de criticidade  

Farol COVID
Painel FAROL COVID ajuda a tomada de decisão

 

Nesta semana, lançamos também o Farol Covid, nova ferramenta abastecida com uso de dados secundários para indicar ao gestor o intervalo de ações possíveis para que seu município melhore o nível de criticidade. Com base em protocolos internacionais e compilando referências nacionais e municipais de outras localidades, o indicador de criticidade permite ao gestor público tomar suas decisões com base em dados abertos e protocolos robustos. 

Gestão pública baseada em dados 

No contexto normal, o desenho de políticas públicas e de tomada de decisão costuma levar em conta uma série de dados, informações, perspectivas trazidas por diferentes atores da sociedade e por experimentação ou pilotos. A conta da decisão fecha quando abarca a distribuição de ganhos sociais, de capital político e pela equalização do jogo de forças atuantes neste tabuleiro (burocracia, grupos de interesse etc.). 

Gestão pública baseada em dados
Plataforma reúne dados e ferramentas para facilitar a tomada de decisão de gestores públicos

A crise atual altera a força relativa destes fatores. Um dos ganhadores desta nova distribuição de pesos é a própria ação governamental: nunca se deu tanta atenção aos atos dos governos para lidar com a crise. E o efeito holofote sobre ações de governadores e prefeitos altera o processo de tomada de decisão dos mesmos. 

No caso do enfrentamento da crise atual, além da alta incerteza de quais resultados serão possíveis colher entre os diversos campos, os ganhos sociais são claros em número de casos e de óbitos. Uma decisão tomada com a correta temporalidade pode salvar grande número de vidas, de empregos e de futuros. 

Com o princípio de que somente uma gestão baseada em dados, e que o valor relativo destes está em sua máxima alta, acreditamos que a tomada de decisão dos gestores municipais e estaduais deve diminuir sua margem de erro. 

As decisões de isolar, reabrir, implementar protocolos nunca testados e tentar encontrar coerência nas decisões frente ao acompanhamento da evolução epidemiológica da COVID-19 é uma tarefa difícil e está ocorrendo todos os dias nos palácios estaduais e nos gabinetes das prefeituras de cidades que atendem à população regionalmente. Os resultados, no entanto, são muito disformes, com os mais altos custos sociais. 

Esperamos que o apoio por diversas iniciativas e por ferramentas, como as trazidas pela plataforma Coronacidades.org, possa contribuir com os gestores a tomar decisões corretas e no tempo certo, para reduzir o impacto no indicador que mais importa: a perda de vidas. 

 


Arquivado em:Cidades, Gestão pública Marcado com:apoio técnico, coronacidades, criticidade, gestão baseada em dados, gestão pública, indicadores

Marcelo Cabral

Marcelo Cabral é formado em Administração Pública pela FGV-EAESP e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade da Califórnia - Berkeley. Entre 2008 e 2018, atuou como servidor público federal pela carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG), passando pelas esferas federal, estadual e municipal. Atualmente licenciado, é Gerente Executivo do Programa de Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Aulas em casa? Site oferece mais de 200 ferramentas para famílias, professores e gestores
  • Conheça dois projetos brasileiros premiados por propor formas inovadoras de voltar às ruas com segurança
  • Como manter os sistemas de transporte público em períodos de isolamento social

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube