Como manter o ritmo de estudos durante a quarentena? Com tantas opções, quais sites trazem de fato conteúdo confiável e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular?
Para sanar dúvidas como essas, que ganharam destaque durante o isolamento social necessário para desacelerar a COVID-19, foi criada a plataforma Aprendendo Sempre, que conta com o apoio de diversas organizações, incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O site traz dicas e links selecionados por especialistas para ajudar professores, gestores de redes de ensino ou familiares de estudantes. Até o dia 4 de junho, eram 225 conteúdos sugeridos – mas o repertório cresce o tempo todo, já que a construção do portal é feita de maneira constante e coletiva.
São conteúdos gratuitos feitos para celular ou TV, além de documentos com orientações para quem precisa ajudar os alunos a prosseguir os estudos à distância – tarefa ainda mais desafiadora dadas as diferenças de acesso à tecnologia e à infraestrutura básica que marcam o nosso país.
Veja seis destaques presentes no site. A lista completa está disponível no próprio portal Aprendendo Sempre:
Para professores:
As soluções sugeridas não pretendem ser definitivas, mas representam o trabalho de curadoria de professores para professores:
- Como gravar aulas online? Como prender a atenção dos alunos à distância? Mentores voluntários do Aprendendo Sempre dão essas e outras dicas para professores otimizarem o trabalho neste período. É possível marcar consultas de até 30 minutos para sanar dúvidas e pedir orientação.
- Plano de aula à distância: da matemática à história, as disciplinas do ensino fundamental estão todas abordadas nos planos de aula adaptados ao ensino à distância e oferecidos gratuitamente no portal Nova Escola.
Para familiares:
Para as famílias, há recomendações de ferramentas e atividades, além de dicas de como elas podem ajudar crianças e adolescentes em casa, e links selecionados para situações como estas:
- Seus filhos estão em fase de alfabetização? Quer aproveitar o tempo de confinamento para estimular o contato com a oralidade? Os jogos do portal Luz do Saber são ferramentas interessantes para esses processos.
- A pandemia interrompeu as aulas presenciais de reforço, mas é possível fixar conteúdos e aprender novos pelo Aprendizap. Ajude seus filhos a acessar explicações e exercícios corrigidos por professores para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Para gestores:
Além das plataformas como as listadas abaixo, o site também reúne agenda de eventos, cursos, webinários e outras atividades de formação e troca de informações online. Veja dois exemplos:
- Tenha conteúdo educativo preparado por especialistas passando na TV de sua cidade. A plataforma Vamos Aprender tem tudo pronto para ser veiculado nos canais de televisão locais.
- Ajudar os professores da sua cidade ou escola a encontrar os melhores caminhos para ensinar e orientar os alunos mesmo de longe é a missão do portal Estratégias de Aprendizagem Remota do Centro de Inovação para a Educação Brasileira.
Leave a Reply