O município de Araras (SP) reúne um conjunto significativo de ações voltadas à eficiência energética, adotadas por meio de parceria com a Elektro, distribuidora de energia que atende a cidade. Em março deste ano, a Prefeitura deu o pontapé inicial para mais uma iniciativa para ampliar a eficiência energética e, com isso, poupar recursos públicos.
Como parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Elektro, a iluminação pública da região central da cidade está sendo atualizada, com a substituição das lâmpadas a vapor de sódio por modelos a LED. Não haverá custos para o erário público. O convênio de cooperação, firmado entre o município e a concessionária, previa que cerca de 1.500 pontos recebam a nova iluminação. O prefeito de Araras, Pedro Eliseu Filho, calcula que a iniciativa proporcionará uma redução de R$ 1,6 milhão na conta de luz do município, em quatro anos.
Nos cálculos da Elektro, a energia a ser poupada é o equivalente ao consumo de 280 famílias, ao longo de um ano. As novas lâmpadas deverão representar uma redução de cerca de 50% no atual consumo de energia em iluminação pública. A Elektro informou também que as parcerias com prefeituras de sua área de concessão contemplarão a troca de mais de 5 mil pontos de iluminação pública por tecnologia LED, ao longo de 2021.
Além do menor consumo de energia, as lâmpadas a LED também oferecem custos de manutenção bem inferiores aos das lâmpadas convencionais, graças a uma vida útil maior. Outra característica é a significativa melhoria na iluminação dos ambientes públicos. A nova tecnologia também tem como diferencial importante, em relação aos modelos convencionais, o fato de não utilizar metais pesados em sua fabricação. Isso evita os riscos ambientais envolvidos no descarte das lâmpadas queimadas.
Há ainda outro projeto de eficiência energética em curso, voltado para a Educação: as escolas municipais irão incluir o tema eficiência energética entre as disciplinas escolares. A parceria envolve o treinamento de professores e a disponibilização de uma plataforma online.
As parcerias entre a administração municipal e a concessionária já resultaram em outras iniciativas visando ampliar a eficiência energética. Uma delas envolveu, no começo da década passada, a implantação de um sistema de monitoramento de bombas e substituição de equipamentos do Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saema), autarquia municipal que cuida do tratamento e fornecimento de água na cidade. A iniciativa também foi parte do PEE da Elektro.
Outro projeto executado como parte do PEE foi a entrega de cerca de 16 mil lâmpadas mais eficientes para mais de 3.300 famílias de baixa renda, no município. O objetivo foi substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, mais econômicas e eficientes. A iniciativa envolveu consumidores residenciais com tarifa social de baixa renda.
O avanço do LED é apenas uma amostra do potencial que o poder público municipal possui para implementar projetos de eficiência energética e impulsionar uma retomada econômica verde. Para dar apoio a essas iniciativas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou a campanha “Enerflix: valorizar a cidade, iluminar o futuro”, cujo propósito é apoiar gestores e servidores públicos nas cidades brasileiras, oferecendo, por meio da plataforma tecnológica Enerflix, cursos de formação, simuladores e uma metodologia para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética e geração distribuída de forma gratuita e amplamente acessível.
Leave a Reply