BUSCAMOS GESTOR(A) PARA NOVO FUNDO DE VENTURE DEBT QUE DEVE COMEÇAR A OPERAR EM 2019 NO BRASIL E OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E CARIBE
A indústria de venture capital (VC), ou capital empreendedor, tem demonstrado um impressionante progresso desde o ano 2000 no Brasil e países da região. Os investimentos em negócios inovadores alcançaram US$ 1,1 bilhão em 2017, e o Brasil é um dos destinos mais importantes, já que temos um dos 15 maiores ecossistemas de inovação de todo o mundo.
Esse ecossistema é fundamental para alavancar o progresso tecnológico no país e trazer inovações que podem ser incorporadas também pelo setor público, passando assim a oferecer serviços mais custo-efetivos baseados nessas tecnologias aos cidadãos. Entretanto, cerca de 70% das startups da América Latina e Caribe não sobrevivem. Além do próprio risco inerente aos negócios inovadores, as startups frequentemente têm um restrito acesso a fontes de financiamento, dados os instrumentos disponibilizados para startups e empresas em estágio inicial.
O típico instrumento disponível é investimento de equity pelos fundos de VC, que propicia mentoria e apoio estratégico aos negócios, além do capital. No entanto, nem sempre esse instrumento é suficiente para a estrutura de financiamento da empresa, que pode ser complementado por instrumento de dívida. Em mercados mais maduros, o chamado “venture debt” é frequentemente usado como complemento às rodadas de equity (A ou B) para financiar o crescimento e necessidades de startups sem causar excesso de diluição de seus fundadores para isso. Na região, o nível de diluição dos(as) fundador(es/as) pode chegar a 70% a 90% após essas rodadas, justo quando chegam a um nível crítico de maturação da empresa.
“No venture capital o investidor se torna sócio da startup, o que implica em participação na governança da empresa; no venture debt o investidor limita-se a fornecer dívida às startups.”
É nesse contexto que estamos estruturando no BID Lab o LAC Venture Debt Fund, que será uma opção de financiamento para fundadores de startups que queiram evitar diluição excessiva, e obter acesso a financiamento adicional depois de rodadas de aumento de capital A ou B.
Venture Debt
O venture debt é uma dívida não conversível para startups apoiadas por fundos de VC que não possuem garantias ou geração de caixa suficientes para obter uma dívida tradicional, cujos fundadores queiram evitar diluição excessiva e ter acesso a um financiamento mais flexível para compra de equipamentos ou crescimento da empresa. O Venture debt é, em geral, menos dispendioso do que equity, quando estruturado apropriadamente, e pode ser uma opção de financiamento atraente pelas seguintes razões:
- Não implica em diluição dos fundadores e investidores;
- Não requer valuation;
- Não exige participação na governança da startup; e
- O processo de due diligence é tipicamente menos exaustivo comparado à equity.
Buscamos gestor(a) para o LAC Venture Debt Fund!
No BID Lab queremos que as startups tenham acesso a novos produtos de financiamento e que possam crescer com a estrutura de capital adequada e realizar seu potencial de impacto. O BID Lab será o investidor âncora de um Fundo Regional de Venture Debt (LAC Venture Debt Fund) em seu primeiro fechamento, e como principal financiador, está buscando um gestor de fundos, idealmente da América Latina ou Caribe, incluindo Brasil, com experiência comprovada com startups de tecnologia que receberam algumas rodadas de financiamento, precisam de mais financiamento e querem evitar mais diluição. A chamada está aberta até o dia 15 de abril e os critérios para participar estão disponíveis aqui.
O BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que mobiliza capital, conexões e conhecimento para promover inovação para a inclusão na América Latina e Caribe. O BID Lab trabalha com o setor privado e capitaliza a influência do BID com os governos e a sociedade civil para maximizar o impacto de seus projetos e investimentos junto a populações vulneráveis.
Olá Ricardo! Obrigada por acompanhar o Ideação. Você pode escrever um e-mail para [email protected] e tirar todas as suas dúvidas sobre a inciativa de Venture Debt. Um abraço!
Boa tarde, Anita! Você poderia entrar em contato no meu e-mail? Tenho dúvidas a esclarecer.