Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Volvamos a la fuente

Agua, saneamiento y residuos solidos

  • Página Inicial
  • categorias
    • Água e saneamento
    • Água não contabilizada
    • Águas residuais
    • AquaFund
    • Conhecimento
    • Destaques
    • Gênero
    • Hydro-BID
    • Inovação e dados
    • Não categorizado
    • Recursos hídricos
    • Resíduos sólidos
    • WASH
    • Saneamento ideal
  • autores
  • Português
    • Español
    • English

Fonte de inovação: Promovendo a inovação em água, saneamento e gestão de resíduos na América Latina e no Caribe

November 29, 2021 Por Sergio I. Campos G. Deixe um comentário


Abraçar a inovação em todos os níveis em abastecimento de água e saneamento e gestão de resíduos é fundamental para superar as lacunas históricas que afetam as populações mais vulneráveis na América Latina e no Caribe.

Estudos recentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostram que a inovação já desempenha um papel fundamental no setor tradicionalmente conservador da água, saneamento e resíduos sólidos na América Latina e no Caribe (ALC).

Tipicamente, estas inovações são mais incrementais do que disruptivas, e, frequentemente, são prejudicadas por procedimentos governamentais, por culturas organizacionais e por falta de financiamento e investimento em capital humano. Dito isto, o impacto potencial das soluções inovadoras para a prestação de serviços é substancial e chave para o crescimento futuro, como destacado na Visão 2025 do BID, que promove a digitalização de serviços essenciais.

Para ajudar o sector a fazer mais e melhor com menos recursos, temos o orgulho de apresentar a Fonte de Inovação,nova iniciativa que visa incentivar e apoiar a inovação na gestão da água, saneamento e resíduos na região. Em um esforço conjunto entre a Divisão de Água e Saneamento e o Laboratório de Inovação do BID (BID Lab), promove-se o desenvolvimento e a integração de soluções inovadoras que contribuem para a gestão segura dos serviços básicos para todos. Fonte de Inovação é apoiada pela Secretaria de Estado para Assuntos Econômicos do Governo da Suiça (SECO), pela Fundação FEMSA e pelo Governo de Israel, entre outros.

Os objetivos específicos da Fonte de Inovação são: (i) fortalecer a capacidade dos prestadores de serviços para adotar soluções e produtos inovadores; (ii) aumentar a oferta de soluções inovadoras; (iii) estimular parcerias produtivas entre startups e empreendedores com prestadores de serviços e investidores; e (iv) promover cultura e um ambiente propício à inovação. Para assegurar uma abordagem holística, a iniciativa apoiará a inovação em (i) tecnologia, incluindo transformação digital; (ii) governança e serviços; (iii) financiamento; (iv) e sociedade, para definir formas em que os serviços sejam entregues com as opiniões dos usuários e às necessidades das populações. A iniciativa também se concentrará nos desafios de gênero e diversidade, já que as mulheres e as minorias são as mais afetadas pela falta de serviços confiáveis. Além disso, abordará os desafios de mudanças climáticas, que fazem da água um recurso ainda mais precioso.

A Fonte de Inovação promove uma nova forma de fomentar a inovação e de criar parcerias entre atores públicos e privados, operadores e startups, e comunidades e centros de pesquisa. Precisamos de uma combinação de todas estas visões para construirmos, juntos, as soluções para o futuro do setor.

Fazendo mais – e melhor – com menos

Na ALC, duas em cada três pessoas ainda não têm acesso a serviços de água e saneamento geridos com segurança. Pense nisto por um minuto. A Colômbia é o país com mais chuvas, mas um terço da sua população urbana e 40% da sua população rural não têm acesso confiável aos serviços de água. Embora 140 milhões de brasileiros tenham telefones celulares, 100 milhões deles ainda não têm acesso a saneamento seguro. Apenas 4,5% dos resíduos sólidos são reciclados e 70% dos resíduos da região são queimados ou acabam em lixeiras abertas, afetando a saúde dos ecossistemas locais. Está na hora de mudar.

Para alcançar serviços universais e confiáveis para todos, a região deve aumentar os atuais níveis de investimento em cinco vezes. Precisamos elevar os níveis de eficiência porque as restrições fiscais pós-pandêmicas ameaçam os investimentos existentes. Soluções inovadoras, sejam tecnológicas, institucionais, financeiras e sociais, são imperativas para garantir que todos tenham acesso a serviços seguros.

As oportunidades são ilimitadas e disponíveis. Ao assegurar a confiabilidade dos dados e dos serviços, a digitalização pode melhorar os ganhos operacionais e reduzir as falhas no abastecimento de água. Na gestão de resíduos, as abordagens do Indústria 4.0 estão sendo desenvolvidas e implementadas para melhorar a economia circular. Sistemas de reciclagem inteligentes e inteligência artificial apoiam novos mecanismos de financiamento da infra-estrutura e da gestão de água. Modelos de negócio inovadores florescem para fornecer serviços seguros e acessíveis. A inovação técnica e social desempenham papel fundamental para cobrir as mais persistentes lacunas de cobertura.

Embora estas oportunidades existam, os serviços públicos da ALC não estão a aproveitá-las à escala e ritmo necessários. Estudos recentes sugerem que os

operadores, partes interessadas, decisores políticos e reguladores ainda carecem dos instrumentos necessários para analisar a evolução da inovação e definir objectivos estratégicos claros ou orientações para fomentar uma cultura de inovação.

Entre os principais obstáculos ao desenvolvimento e promoção da inovação, um estudo recente do BID identificou:

  • O lado da demanda fraco e fragmentado com baixos níveis de inovação entre os prestadores de serviços, que não possuem mecanismos internos de incentivos para promoção da Pesquisa e do Desenvolvimento (P&D).
  • O lado da oferta com poucos incentivos, que falha em reconhecer, promover e incentivar a inovação. Inovadores, startups e empresários não têm acesso a mecanismos de financiamento. Não há oportunidades consolidadas para incubação e aceleração.
  • Má comunicação entre a demanda e a oferta: os prestadores de serviços e os inovadores não conversam uns com os outros.
  • Uma cultura de inovação pouco desenvolvida em todo o ecossistema. A maioria dos países não possui, ou não implementou totalmente, um sistema jurídico e institucional de política pública favorável à inovação, e falta uma cultura de inovação e para inovação.

Os desafios e as oportunidades de inovação em água, saneamento e resíduos sólidos foram trazidos à luz não só pela pandemia, mas também pelas mudanças climáticas e pelas lacunas crônicas na cobertura e na qualidade dos serviços. A hora de agir é agora; a inovação em todos os níveis não é mais opcional.

Venha trabalhar conosco e com a Fonte de Inovação! Convocamos a todos os atores do ecossistema da água, saneamento e resíduos sólidos para que se juntem à Fonte de Inovação e se tornem parte da solução!

Nossos contatos: fuentedeinnovacion@iadb.org


Arquivado em:Destaques, Inovação e dados

Sergio I. Campos G.

Sergio I. Campos G. es el Jefe de la División de Agua y Saneamiento del Banco Interamericano de Desarrollo. Es economista con experiencia en banca de inversión y políticas públicas. Actualmente es responsable de proyectos de agua, saneamiento y residuos sólidos, cooperación técnica y producción de conocimiento sectorial, gestión del Fondo Español para Agua y Saneamiento en América Latina y el Caribe y AquaFund, además de otras iniciativas. Antes de unirse al Banco, trabajó en áreas como financiamiento de infraestructura, adquisiciones, capital privado, ingeniería y consultoría de negocios.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

SIGA-NOS

Suscribete

Pesquisar

Postagens Recentes

  • A inovação celebra: vencedores dos Prêmios BID-FEMSA e Ideias em Ação
  • Apresentamos os semifinalistas do Prêmio BID-FEMSA 2021
  • Fonte de inovação: Promovendo a inovação em água, saneamento e gestão de resíduos na América Latina e no Caribe
  • Nosso líquido vital, mesmo?
  • 98% conectados: a rede sanitária com inovação social

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

Blogs escritos por funcionários do BID:

Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


Blogs escritos por autores externos:

Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



Política de privacidade

Derechos de autor © 2023 · Magazine Pro en Genesis Framework · WordPress · Log in

Banco Interamericano de Desarrollo

Aviso Legal

Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

facebook
twitter
youtube
Este site usa cookies para otimizar a funcionalidade e oferecer a melhor experiência possível. Se você continuar a navegar neste site além desta página, os cookies serão colocados em seu navegador.
Para saber mais sobre cookies, clique aqui.
x
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT