Abraçar a inovação em todos os níveis em abastecimento de água e saneamento e gestão de resíduos é fundamental para superar as lacunas históricas que afetam as populações mais vulneráveis na América Latina e no Caribe.
Estudos recentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostram que a inovação já desempenha um papel fundamental no setor tradicionalmente conservador da água, saneamento e resíduos sólidos na América Latina e no Caribe (ALC).
Tipicamente, estas inovações são mais incrementais do que disruptivas, e, frequentemente, são prejudicadas por procedimentos governamentais, por culturas organizacionais e por falta de financiamento e investimento em capital humano. Dito isto, o impacto potencial das soluções inovadoras para a prestação de serviços é substancial e chave para o crescimento futuro, como destacado na Visão 2025 do BID, que promove a digitalização de serviços essenciais.
Para ajudar o sector a fazer mais e melhor com menos recursos, temos o orgulho de apresentar a Fonte de Inovação,nova iniciativa que visa incentivar e apoiar a inovação na gestão da água, saneamento e resíduos na região. Em um esforço conjunto entre a Divisão de Água e Saneamento e o Laboratório de Inovação do BID (BID Lab), promove-se o desenvolvimento e a integração de soluções inovadoras que contribuem para a gestão segura dos serviços básicos para todos. Fonte de Inovação é apoiada pela Secretaria de Estado para Assuntos Econômicos do Governo da Suiça (SECO), pela Fundação FEMSA e pelo Governo de Israel, entre outros.
Os objetivos específicos da Fonte de Inovação são: (i) fortalecer a capacidade dos prestadores de serviços para adotar soluções e produtos inovadores; (ii) aumentar a oferta de soluções inovadoras; (iii) estimular parcerias produtivas entre startups e empreendedores com prestadores de serviços e investidores; e (iv) promover cultura e um ambiente propício à inovação. Para assegurar uma abordagem holística, a iniciativa apoiará a inovação em (i) tecnologia, incluindo transformação digital; (ii) governança e serviços; (iii) financiamento; (iv) e sociedade, para definir formas em que os serviços sejam entregues com as opiniões dos usuários e às necessidades das populações. A iniciativa também se concentrará nos desafios de gênero e diversidade, já que as mulheres e as minorias são as mais afetadas pela falta de serviços confiáveis. Além disso, abordará os desafios de mudanças climáticas, que fazem da água um recurso ainda mais precioso.
A Fonte de Inovação promove uma nova forma de fomentar a inovação e de criar parcerias entre atores públicos e privados, operadores e startups, e comunidades e centros de pesquisa. Precisamos de uma combinação de todas estas visões para construirmos, juntos, as soluções para o futuro do setor.
Fazendo mais – e melhor – com menos
Na ALC, duas em cada três pessoas ainda não têm acesso a serviços de água e saneamento geridos com segurança. Pense nisto por um minuto. A Colômbia é o país com mais chuvas, mas um terço da sua população urbana e 40% da sua população rural não têm acesso confiável aos serviços de água. Embora 140 milhões de brasileiros tenham telefones celulares, 100 milhões deles ainda não têm acesso a saneamento seguro. Apenas 4,5% dos resíduos sólidos são reciclados e 70% dos resíduos da região são queimados ou acabam em lixeiras abertas, afetando a saúde dos ecossistemas locais. Está na hora de mudar.
Para alcançar serviços universais e confiáveis para todos, a região deve aumentar os atuais níveis de investimento em cinco vezes. Precisamos elevar os níveis de eficiência porque as restrições fiscais pós-pandêmicas ameaçam os investimentos existentes. Soluções inovadoras, sejam tecnológicas, institucionais, financeiras e sociais, são imperativas para garantir que todos tenham acesso a serviços seguros.
As oportunidades são ilimitadas e disponíveis. Ao assegurar a confiabilidade dos dados e dos serviços, a digitalização pode melhorar os ganhos operacionais e reduzir as falhas no abastecimento de água. Na gestão de resíduos, as abordagens do Indústria 4.0 estão sendo desenvolvidas e implementadas para melhorar a economia circular. Sistemas de reciclagem inteligentes e inteligência artificial apoiam novos mecanismos de financiamento da infra-estrutura e da gestão de água. Modelos de negócio inovadores florescem para fornecer serviços seguros e acessíveis. A inovação técnica e social desempenham papel fundamental para cobrir as mais persistentes lacunas de cobertura.
Embora estas oportunidades existam, os serviços públicos da ALC não estão a aproveitá-las à escala e ritmo necessários. Estudos recentes sugerem que os
operadores, partes interessadas, decisores políticos e reguladores ainda carecem dos instrumentos necessários para analisar a evolução da inovação e definir objectivos estratégicos claros ou orientações para fomentar uma cultura de inovação.
Entre os principais obstáculos ao desenvolvimento e promoção da inovação, um estudo recente do BID identificou:
- O lado da demanda fraco e fragmentado com baixos níveis de inovação entre os prestadores de serviços, que não possuem mecanismos internos de incentivos para promoção da Pesquisa e do Desenvolvimento (P&D).
- O lado da oferta com poucos incentivos, que falha em reconhecer, promover e incentivar a inovação. Inovadores, startups e empresários não têm acesso a mecanismos de financiamento. Não há oportunidades consolidadas para incubação e aceleração.
- Má comunicação entre a demanda e a oferta: os prestadores de serviços e os inovadores não conversam uns com os outros.
- Uma cultura de inovação pouco desenvolvida em todo o ecossistema. A maioria dos países não possui, ou não implementou totalmente, um sistema jurídico e institucional de política pública favorável à inovação, e falta uma cultura de inovação e para inovação.
Os desafios e as oportunidades de inovação em água, saneamento e resíduos sólidos foram trazidos à luz não só pela pandemia, mas também pelas mudanças climáticas e pelas lacunas crônicas na cobertura e na qualidade dos serviços. A hora de agir é agora; a inovação em todos os níveis não é mais opcional.
Venha trabalhar conosco e com a Fonte de Inovação! Convocamos a todos os atores do ecossistema da água, saneamento e resíduos sólidos para que se juntem à Fonte de Inovação e se tornem parte da solução!
Nossos contatos: fuentedeinnovacion@iadb.org
Leave a Reply