Ideação
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Concurso CitiesLab: redescobrindo um segredo patrimonial

ideia | 3 Julho 2018

Juan Pablo Lopes Gross*

Como a etimologia da palavra indica, patrimônio é algo que vem dos pais, dos ancestrais, um legado que é transmitido de geração em geração, valioso tanto para quem os deixa, como para aqueles que os recebem.

A preservação dos nossos bens patrimoniais tem sido constantemente ameaçada em nossas cidades, devido à rápida urbanização e o crescimento imobiliário, tornando-se necessário aumentar a conscientização sobre a importância da memória urbana. Para isso é importante somar esforços de todos os setores, especialmente aqueles que representam o futuro: as universidades.

Com esta visão lançamos mais uma edição do concurso BID CitiesLab, destinado a buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), em parceria com estudantes, professores universitários e jovens profissionais. Com o concurso esperamos estabelecer diálogo por meio de uma rede formada por acadêmicos e jovens profissionais, para que possam refletir sobre questões relacionadas ao desenvolvimento urbano de forma a contribuir para um melhor planejamento das cidades da região.

O antigo asilo Hermanitas de Los Pobres, na cidade de Santiago do Chile, no Bairro Matta Sur, é um monumento histórico e uma joia da arquitetura construída em 1898. Tem sido o local de uma admirável obra de caridade e serviço a idosos, conduzido por religiosos da congregação por mais de 100 anos, mas ao mesmo tempo, um espaço inacessível e restrito para a comunidade, isso porque em fevereiro de 2010, um terremoto devastador de 8,8 ° na escala Richter forçou seus habitantes a evacuar o prédio deixando a propriedade em estado inabitável e de total abandono.

Hoje, graças aos esforços da Prefeitura de Santiago e da Subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Administrativo (SUBDERE) do Governo do Chile, com o apoio do BID, desejamos promover a redescoberta desse segredo patrimonial para abrir suas portas com as ideias dos talentos jovens latino-americanos.

Procuramos um projeto urbano integrado, uma proposta de programa para novos usos e modelo de gestão sustentável, a partir de uma abordagem participativa e inovadora para o edifício patrimonial do antigo Asilo “Hermanitas de los Pobres” e seu entorno urbano imediato como parte do Programa de Revitalização de Bairros e de Infraestrutura Patrimonial Emblemática (PRBIPE), que impulsiona o país e que tem financiamento do BID.

O BID Cities Lab vai funcionar assim: os participantes precisam formar equipes multidisciplinares de quatro a seis membros para desenvolver, na Fase I, uma estratégia geral de intervenção urbana para todo o polígono (10,3 hectares), incluindo a área de 3,2 ha correspondente às instalações do antigo asilo. O prazo para a apresentação das propostas na Fase I é até o dia 13 de agosto de 2018. Posteriormente, as equipes classificadas para a Fase II, deverão desenvolver uma proposta urbana e espacial mais detalhada para o local do antigo asilo e seu entorno imediato (3,2 ha), incluindo uma proposta programática para novos usos e um modelo de gestão sustentável.

Conheça os detalhes sobre o desafio do BID Cities Lab.

Você também pode ler este blogpost em espanhol.

 

Juan Pablo Lopez Gross é venezuelano, arquiteto, graduado pela Universidade Central da Venezuela com diploma em Liderança Pública pelo Instituto de Estudos Avançados em Administração (IESA). Possui mestrado em Estudos Políticos Aplicados pela Fundação Internacional Ibero-Americana de Administração e Políticas Públicas em Madri, na Espanha. Juan Pablo ingressou na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID em outubro de 2015. Anteriormente, foi diretor fundador e operacional da consultoria em assuntos urbanos e cidadãos URBIX, Secretário Executivo do Conselho Local de Planejamento Público do Município de Chacao, em Caracas, e membro executivo mais jovem do Associação de Engenheiros e Arquitetos da Venezuela. Juan Pablo é consultor nos temas de urbanismo e inovação com mais de nove anos de experiência é um destacado ativista, palestrante e radialista nos temas relacionados a cidades. Siga-o no Twitter e no Instagram: @JuanPabloLopezG

Deixar um comentário