Na cidade de Buenos Aires, o bairro de San Telmo se distingue por seu valor cultural e histórico, mas também por ser atravessado por uma rodovia urbana. No concurso universitário BID CitiesLab, procuramos um projeto urbano-social integral, programático e sustentável a partir de uma abordagem participativa, patrimonial e inovadora que ajude a revitalizar esse bairro peculiar.
Os moradores do famoso bairro lembram uma vida de tradições – entre tangos, feiras e curiosidades – em um setor que testemunhou eventos transcendentais na cidade. Eles contam histórias a moradores locais e desconhecidos sobre seus costumes, atividades comerciais e herança cultural que lhes permitiram construir uma forte identidade e senso de pertencimento.
Na década de 70, foi iniciado o Plano de Estradas Urbanas implementado pela Prefeitura da Cidade de Buenos Aires, juntamente com o Governo da Nação, sob o argumento de que era necessário dar vazão ao crescimento acelerado do polo automotor nos acessos à cidade. Essas rodovias se constituíram em verdadeiras barreiras urbanas, com pouca ou nenhuma consideração em relação aos espaços em que foram implementadas, produzindo fragmentações espaciais e sociais.
A chegada da “Autopista 25 de Mayo” afetou drasticamente a San Telmo, dividindo-o literalmente em dois, destruindo o tecido e fracionamento tradicional a conectividade que existia no sentido norte-sul do centro histórico. Isso também gerou, sob seu plano, espaços urbanos inóspitos, degradados e inseguros, sem qualquer atração para o desenvolvimento da comunidade, apesar da riqueza patrimonial e importantes atividades socioculturais que ocorrem em seu entorno imediato.
Universitários e professores em temas urbanos, precisamos de vocês!
Para enfrentar desafios interessantes como este nasceu em 2015 no BID o concurso universitário BID CitiesLab, orientado a encontrar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos no Brasil e países da região, com o apoio de estudantes e professores universitários, jovens profissionais da América Latina e Caribe e Espanha. Um esforço que busca aumentar a conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e a importância da memória urbana, somando o apoio de todos os setores, principalmente aqueles que representam o futuro: as universidades. A adoção de ideias inovadoras e de vanguarda que são geradas nas salas de aula é uma tarefa inadiável para colocar em discussão os paradigmas do planejamento e o papel do patrimônio.
Após o sucesso de suas edições internacionais anteriores (Cidade do Panamá, Panamá 2015 – Santa Marta, Colômbia 2016 – Mendoza, Argentina 2017 – Santiago, Chile 2018 e uma edição nacional em Natal, capital do Rio Grande do Norte em 2017) vem a quinta edição internacional da competição, organizada pelo LAB Cidades da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, em parceria com o Governo da Cidade de Buenos Aires e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). A chamada é parte dos esforços para revitalizar e melhorar o centro histórico da cidade de Buenos Aires e o novo programa multissetorial “Patrimonio Vivo”, promovido pelo BID e pelo Governo da Espanha.
Esta edição busca o desenvolvimento, em duas fases, de um projeto urbanístico integral, uma proposta programática de novos usos e um modelo de gestão sustentável, a partir de uma abordagem participativa, patrimonial e inovadora, para os edifícios que estão sob o traçado da “Autopista 25 Mayo” e seu entorno urbano imediato, localizado no famoso bairro patrimonial de San Telmo, na cidade de Buenos Aires. O período de inscrição vai até 24 de junho de 2019. Mais informações no site do concurso. É importante que a equipe possa apresentar a proposta em espanhol.
As propostas recebidas serão avaliadas por um júri especializado de reconhecida trajetória internacional e pelas autoridades da cidade. Em setembro de 2019, as três equipes finalistas terão a oportunidade de viajar para a cidade de Sevilha, na Espanha, para apresentar suas propostas ao júri no âmbito do IV Fórum Ibero-americano de Prefeitos. A equipe vencedora receberá um prêmio de US$ 5.000 e viajará até a Cidade de Buenos Aires para validar seu projeto adaptando-o ao contexto real, junto com os especialistas do BID, técnicos locais e a comunidade.
A comissão organizadora do BID CitiesLab, juntamente com o embaixador do concurso, o diretor argentino de cinema e televisão Juan Jose Campanella, convidam a todos os estudantes, jovens profissionais e professores do Brasil, América Latina e Espanha para participar deste novo e excitante desafio para serem protagonistas na valorização de nossa herança e transformação urbana da região.
Leave a Reply