Ideação
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

A natureza é sábia?

ideia | 16 Março 2018

Anamaría Núñez*

Como você imagina soluções baseadas na natureza que podem nos ajudar a superar os desafios de segurança hídrica? Envie para nós sua composição e participe da campanha

A cada 22 de março celebramos o Dia Mundial da Água. Desta vez, o tema da campanha, “a natureza pela água”, foca em soluções baseadas na natureza e como elas nos permitem enfrentar o problema hídrico no século 21. A ONU Água nos convida a refletir sobre essas soluções usando a criatividade.

O que são essas soluções baseadas na natureza? Os rios, canais, pântanos, planícies aluviais e bosques proporcionam serviços fundamentais, como água limpa e proteção contra alagamentos; ou seja, têm a capacidade de filtrar, armazenar e regular o fluxo de água, possibilitando um funcionamento adequado das bacias. Somados à infraestrutura cinza, esses ecossistemas naturais ajudam a garantir a resiliência e a segurança hídrica de nossas cidades. Por isso, deveriam ser considerados componentes essenciais da infraestrutura hídrica.

A resposta está na natureza. Convidamos você a participar da campanha da ONU Água, ilustrando sua visão das soluções baseadas na natureza por meio de uma colagem, composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem. Mais informações aqui: http://worldwaterday.org/resources/ (ver collage kit)

Critérios para participar da campanha. Se você é uma pessoa criativa, interessada em temas relacionados à água e quer participar da campanha, pode enviar sua colagem para agua@iadb.org até o dia 6 de abril de 2018 (23h59 ET) de acordo com as medidas e especificações a seguir (serão aceitas obras exclusivamente em formato digital, em cores ou em preto e branco, em formato TIFF ou JPG, entre 1MB e 15MB no máximo, com resolução mínima de 300 dpi, de 1080 pixels por 1350 pixels), junto com seu nome, informações de contato e um parágrafo explicando a colagem (máximo de 200 palavras, em qualquer um dos quatro idiomas oficiais do Banco: espanhol, português, inglês ou francês). Escolheremos 10 obras que serão apresentadas no site do dia mundial da água da ONU Água, neste blog e nas redes sociais de ambas as instituições, das quais duas serão declaradas ganhadoras e receberão um prêmio de US$500.

Os recursos para a campanha estão aqui: http://worldwaterday.org/resources/

Além disso, será reconhecido o trabalho favorito do público, que será escolhido da seguinte maneira: as obras dos finalistas serão submetidas a votação aberta do público em geral, que selecionará e reconhecerá sua composição favorita por meio da página do BID no Facebook. Os trabalhos dos finalistas serão apresentados em uma das páginas do BID no Facebook, em maio de 2018.

Perguntas frequentes. Antecipamos algumas possíveis perguntas. Leia estas perguntas e respostas e as bases para a participação antes de enviar seu trabalho. Lembre-se de que o mais importante é participar e mostrar sua criatividade.

Podemos utilizar outras imagens ou fontes além das que estão no site do dia mundial da água da ONU Água? O mais importante é transmitir sua visão, portanto é possível usar imagens próprias e outros recursos visuais. Lembre-se apenas que devem ser imagens próprias ou você deve ter os direitos de uso do autor.

Há um número mínimo/máximo de palavras ou de elementos que devemos usar na colagem? Não. Novamente, o mais importante é transmitir uma visão. Os exemplos da ONU Água são uma orientação.

Podemos participar em nome de uma instituição? Sim, uma obra pode ser pessoal (maior de 18 anos, cidadão de um país membro do Banco) ou de uma organização legalmente constituída.

Podemos participar com várias obras? Não. Apenas uma obra por pessoa ou por instituição. Uma pessoa que já participe como instituição não pode participar individualmente.

Podemos participar como anônim@? Não. Cada obra deve ser assinada por um nome ou instituição. Os 10 selecionados serão notificados por e-mail antes que o trabalho seja divulgado nas páginas/redes das instituições.

Há algum prêmio monetário? Sim. As 10 colagens eleitas poderão aparecer no site do BID e do Dia Mundial da Água da ONU Água, nas redes sociais de ambas as instituições, junto com o nome do autor/instituição e um resumo (e/ou tradução) da explicação que acompanha a colagem. Das 10 colagens, duas serão declaradas ganhadoras e receberão uma soma de US$500. As pessoas que decidirem participar concordam que ambas as instituições ONU Água e BID utilizem a colagem e o texto (ou as modificações que forem consideradas apropriadas, bem com as traduções) em suas redes e websites.

Quais critérios serão usados para determinar as colagens escolhidas? Originalidade e força da mensagem central da campanha, ou seja, as soluções baseadas na natureza devem ser componentes essenciais de nossa infraestrutura hídrica.

A colagem pode conter múltiplos logos? Sim. O importante é que tenha o logo do dia mundial da água. Mas pode conter outros logos de que o participante tenha o direito de uso. Os logos podem ser colocados em qualquer parte da colagem.

Podemos usar a colagem em nossas redes antes de 22 de março? Sim. E, por favor, façam isso. A ideia é contribuir para criar consciência da importância da água. Vamos utilizar as hashtags #worldwaterday #diamundialdaagua para podermos todos participar da conversa.

Se você tiver alguma dúvida que não esteja nesta lista, escreva para nós em agua@iadb.org

 

*Anamaría é responsável pela comunicação da Divisão de Água e Saneamento na sede do BID em Washington DC. Anamaría possui mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris (Sciences Po Paris) e outra mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Georgetown.

1 comentário

Deixar um comentário