Anamaría Nunez e Agustín Cáceres*
Hoje, 22 de abril, celebramos o Dia da Terra. A preservação dos recursos naturais do planeta não é um problema só para políticos e organizações internacionais: todos podemos ajudar adotando um estilo de vida mais sustentável. Se você também acredita na sustentabilidade, aqui vão 10 mandamentos que devemos seguir.
Claro que poderiam ser nove, ou onze. Não queremos ser dogmáticos, pelo contrário. A sustentabilidade dá sentido ao nosso trabalho e pedimos a você que nos ajude a promovê-la no seu dia-a-dia.
Cinco minutos no chuveiro equivalem a 40 litros de água. Já deixar a torneira aberta enquanto se escovam os dentes representa um gasto de dez litros de água.
O transporte de produtos de lugares distantes emite muito CO2.
Para se ter uma ideia, uma pilha de botão pode poluir 650 mil de litros de água. Sim, isso mesmo que você acaba de ler.
Todos os anos, sacolas de plástico causam a morte de mais de 100 mil tartarugas marinhas.
Deixar a luz do seu quarto acesa por duas horas emite até 100 gramas de CO2.
É uma das três coisas que dizem que você tem que fazer na vida (as outras duas são ter filhos e escrever um livro). Além do mais, em um ano, uma só arvore limpa o ar poluído por 200 carros em um dia.
O transporte é responsável por 31% do CO2, 45% dos hidrocarburetos e 50% dos óxidos de carbono na atmosfera. Como se não bastasse, em 30 minutos de bike você perde 200 calorias.
Latinhas de alumínio e copos descartáveis levam 10 anos para se decompor.
Mais de 40% de toda a lenha produzida no mundo vai para a produção de papel.
Somente 15% de todo lixo produzido é reciclado; 37% vai para lixões; 30%, para lixões a céu aberto e 18% é queimado. Consuma menos e viva mais.
* Anamaría Nunez e Agustín Cáceres são consultores de comunicação do BID. Este post também esta disponível em espanhol e inglês.
Maria Inês diz
Não desperdices: compra apenas que necessitas e na quantidade certa.