¿Te interessam temas sobre o financiamento dos governos subnacionais? Então esta é a sua oportunidade.
O BID, Cepal, o Banco de la República de Colômbia e a Universidade Tecnológica de Bolívar acabam de lançar uma convocatória para estudos acadêmicos inéditos para apresentar novos desafios e avanços sobre o financiamento local nos países ibero-americanos.
Estas organizações estão buscando expandir o conhecimento nos seguintes temas: marco geral de descentralização fiscal e sua relação com os desafios macroeconômicos, eficiência e qualidade dos gastos subnacionais, arrecadação subnacional, dívida e financiamento subnacionais, e impactos dos programas de melhoria da gestão de governos subnacionais.
A convocatória também inclui temas emergentes relacionados às finanças locais: mecanismos de coordenação intragovernamental e sua efetividade; impactos no uso de novas tecnologias sobre a gestão de finanças subnacionais; uso e efetividade de impostos verdes a nível local; economia digital e finanças subnacionais; economia do comportamento e finanças subnacionais, entre outros.
Como participar da convocatória de finanças locais?
Serão selecionados um máximo de 12 propostas de investigação e os ganhadores deverão apresentar a versão final de sus trabalhos de investigação até dia 18 de agosto de 2018. Os ganhadores receberão um subsídio para apresentar seu trabalho de investigação durante as VII Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local, que se realizarão nos dias 5 e 6 de setembro em Cartagena de Indias, Colômbia.
As propostas de investigação serão avaliadas por um comitê formado por acadêmicos e expertos em finanças locais de Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Espanha, além de especialistas do BID e da Cepal.
As propostas devem ser enviadas até o dia 15 de maio e os ganhadores serão anunciados no dia 25 de junho. Os interessados podem apresentar um resumo de até cinco folhas de seu trabalho em qualquer dos seguintes idiomas: espanhol, inglês ou português. Para mais informação sobre o formato e como enviar a proposta, por favor descarregue este documento.
O que são as Jornadas Ibero-americanas?
As jornadas são uma iniciativa conjunta de acadêmicos e especialistas em finanças públicas locais que começou na Espanha no ano de 2011 com o propósito de aprofundar o conhecimento sobre o financiamento local em países ibero-americanos. Se trata do principal evento acadêmico sobre financiamento subnacional na região. Nas diferentes versões das Jornadas, foram apresentados um total de 78 trabalhos de investigação incluindo uma ampla gama de temas especializados e alcançando uma importante cobertura geográfica. Estes trabalhos evidenciam a crescente importância das finanças locais da região Ibero-americana e no Caribe tanto nas agendas de investigação como em matéria de políticas públicas.
Não perca tempo! Participe e nos ajude a expandir o conhecimento sobre o financiamento local em nossa região.
Leave a Reply