Conhece ferramentas digitais que melhoram a administração tributária? Esta é a tua oportunidade para compartir-las e assim apoiar o desenvolvimento de nossa região.
Estamos buscando novas ferramentas digitais que permitam fortalecer a administração tributária dos governos subnacionais na América Latina e Caribe (ALC). Queremos aproveitar e fomentar o potencial do código aberto para apoiar o desenvolvimento destas ferramentas tecnológicas de rápida adoção.
Se você conhece uma ferramenta digital de código aberto que sirva para este fim, participe desta convocatória ingressando nesta página. Os termos e condições dessa Convocatória estão estão disponíveis aqui.
As ferramentas selecionadas serão publicadas na Plataforma de Código Aberto para o Desenvolvimento do BID para que estejam à disposição de qualquer governo subnacional interessado em melhorar a sua administração tributária. Além disso, as três ferramentas selecionadas com maior pontuação serão apresentadas em um seminário sobre soluções digitais para a gestão tributária municipal que será realizado em Washington nos dias 4 e 5 de abril de 2018.
Qual é o desafio que queremos resolver com sua ferramenta digital de código aberto?
A crescente importância dos governos subnacionais coloca em evidência a necessidade de fortalecê-los particularmente em matéria de gestão tributária. A adoção de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) pode ajudar a solucionar as deficiências na administração tributária subnacional, facilitando a atualização dos cadastros, os pagamentos de impostos em linha, a fiscalização e a rendição de contas e a transparência no uso dos recursos.
Frente a esta situação, várias entidades nacionais que apoiam a modernização da gestão subnacional manifestaram o seu interesse em ampliar sua oferta técnica de ferramentas digitais de código aberto que contribuam a uma maior arrecadação a nível local. Em particular, existe uma importante demanda por ferramentas digitais que contribuam para a geração de receitas fiscais nos governos subnacionais e que permitam o reforço da sua relação com os cidadãos.
Como participar da convocatória
No BID estamos convidando a participar desta convocatória as organizações e governos que tenham desenvolvido ou que estejam utilizando ferramentas digitais de código aberto que facilitem a administração tributária dos GSN.
Se você está interessado em participar, estes são os passos a tomar:
- Identifique uma ferramenta digital de código aberto, leia a Guia de publicação (em espanhol). Não é necessário que tenha desenvolvido esta ferramenta ou que seja seu usuário para nomeá-la.
- Visite a página de Código para o Desenvolvimento e preencha este formulário para nomear uma ferramenta digital antes de domingo, 4 de março de 2018 às 11:59pm, hora de Washington, D.C. (Estados Unidos). Os Termos e condições da Convocatória estão disponíveis aqui.
- Comparta esta convocatória para que um maior número de pessoas possam se inteirar e ter a possibilidade de participar!
Uma vez recebidas as nomeações, vamos avaliá-las tomando em conta o seu conteúdo tecnológico e o seu conteúdo relacionado à gestão tributária. Baseando-se nesta avaliação, serão selecionados um conjunto de ferramentas que serão incluídas na Plataforma Código para o Desenvolvimento. Desse conjunto, os representantes das três ferramentas com melhor pontuação serão convidados a um seminário de intercâmbio de conhecimento na sede del BID.
Durante este intercâmbio, representantes das entidades participantes, desenvolvedores de ferramentas e especialistas do BID terão a oportunidade de conhecer as experiências e práticas relacionadas à administração tributária subnacional e planejar o desenvolvimento do projeto “Soluções Digitais para a Tributação Local¨, que será realizado nos dias 4 e 5 de abril de 2018,
Não perca esta oportunidade! Sua ferramenta digital pode fazer a diferença no desenvolvimento de nossa região.
Leave a Reply