Como fazer testes baratos, confiáveis, rápidos e em grande escala para detectar a COVID-19 em todo o país? Qual a melhor maneira para que escolas, quando reabertas, mantenham a segurança de alunos e professores? E o transporte público? Como evitar que ônibus se tornem fonte de contágio, agora que ensaiamos a transição para o “novo normal”?
A pandemia trouxe estes e muitos outros desafios não só para os governantes, mas para a sociedade como um todo. E é justamente da união de esforços entre sociedade civil, governos e iniciativa privada que acreditamos que surgirão as soluções que interessam a todos, aprimorando tanto os serviços públicos de saúde, como os serviços privados – e é esse o mote do IdeiaGov, iniciativa do governo de São Paulo apoiada pelo Grupo BID (BID e BID Lab).
Trata-se de uma chamada que seleciona soluções preparadas para serem desenvolvidas ou prontas para serem implementadas no âmbito do combate à pandemia ou destinadas a amenizar os impactados da doença na sociedade.
Os projetos serão avaliados por equipe multidisciplinar, incluindo especialistas do Hospital das Clínicas de São Paulo, do Grupo BID e de outras instituições de renome. Há três editais abertos no momento:
- Testes acessíveis e confiáveis: o desafio aqui é ampliar a capacidade de testagem para diferentes órgãos públicos e níveis de governo, para produção em escala, para detecção precoce ou mesmo identificação do histórico de infecção por COVID-19. As inscrições vão de 15 de junho a 10 de agosto.
- Inteligência artificial para diagnóstico de COVID-19: os interessados terão de 17 de junho a 12 de agosto para enviar propostas de algoritmos que, com base em exames de imagem (como radiografias ou e tomografias computadorizadas de tórax) indiquem a probabilidade de contaminação pelo novo coronavírus.
- Ofertas de soluções digitais em saúde para o auxílio do enfrentamento da COVID-19: até 10 de agosto, serão recebidas propostas inovadoras de tecnologias, produtos ou metodologias que ajudem no combate à proliferação do vírus ou auxiliem os governos a aliviar os impactos negativos da doença.
Recompensas
A participação nas chamadas é gratuita, e, caso selecionadas, as propostas terão benefícios como:
- Orientação de especialistas de saúde, tecnologia, finanças públicas e outros setores relevantes para que a proposta se transforme em realidade;
- Acesso a laboratórios e instalações hospitalares de ponta para o desenvolvimento e validação da solução;
- Conexão com governos e com o Grupo BID, o que não garante, mas aumenta as chances de financiamento para a iniciativa;
- Visibilidade e apoio para expansão das soluções validadas para redes de saúde do Brasil e da América Latina.
Além de participar da estruturação dos editais e da avaliação das propostas, o Grupo BID usará também sua capilaridade na região para aproximar do Brasil as melhores iniciativas inovadoras dos países vizinhos.
O que editais como este nos ensinam
Chamadas públicas como esta oferecem, além da chance de obter respostas concretas para desafios sociais, a oportunidade de refletirmos sobre o potencial da inovação aberta. Alguns pontos que surgem diante desse contexto:
- Por meio da inovação aberta, é possível aumentar o escopo de parceiros mobilizados para encontrar soluções. Com mais cabeças pensando, é maior a chance de sucesso na busca de respostas;
- A inovação aberta permite a adoção de soluções mais custo-efetivas pelos governos, e consequentemente, ampliação e melhoria da qualidade dos serviços aos cidadãos. A modernização do Estado com o uso de novas tecnologias e processos, será ainda mais essencial após esta pandemia;
- A pandemia atravessou fronteiras e exigirá também esforços que não se limitem a níveis de governo ou nações. Será preciso uma coordenação ampla com atores de diferentes áreas do conhecimento, esferas administrativas e países para responder com agilidade, criatividade e sustentabilidade a esse desafio.
Participe e divulgue!
Tem alguma ideia ou quer ajudar a fazer essa chamada chegar mais longe? Compartilhe este post e se inscreva nos editais abertos no site do Ideiagov ou diretamente pelos links dos editais:
- Testes acessíveis e confiáveis
- Inteligência artificial para diagnóstico de COVID-19
- Ofertas de soluções digitais em saúde para o auxílio do enfrentamento da COVID-19
Leave a Reply