Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

O papel do conhecimento na construção de uma agenda de descarbonização para o setor de transportes

16/05/2024 por Ana Beatriz Monteiro - Ana Beatriz de Souza Esteves - Melissa Benito Gragnani - Renata Leal Deixe um comentário


A descarbonização é uma questão central a ser refletida na visão e nas ações estratégicas para a construção de políticas públicas de transporte e projetos de infraestrutura sustentáveis e resilientes às mudanças climáticas. Para que os temas da agenda de sustentabilidade sejam integrados efetivamente às iniciativas do setor, é preciso ter equipes preparadas, com conhecimento sobre os debates mais recentes e com as ferramentas adequadas para implementar projetos com essas características. 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem trabalhado com o Ministério dos Transportes na construção e disseminação desse conhecimento. Um dos exemplos recentes é o curso “A Descarbonização do Transporte no Brasil: Caminhos Futuros para um Plano Nacional”, destinado a servidores dos Ministérios dos Transportes e de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Infra S.A. e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A formação apresentou uma análise inicial dos sistemas de transporte no Brasil e seus desafios à luz da agenda sustentável e explorou estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e alinhar agendas ESG com o setor de transporte. As aulas enfocaram a construção de cenários futuros de ação e inércia, discutindo caminhos viáveis para a descarbonização do transporte, incluindo abordagens de “avoid, shift, improve” e debatendo habilidades cruciais como o tratamento dos dados e sua interseccionalidade.

Além disso, os encontros incluíram temas e discussões fundamentais relacionadas ao financiamento de projetos, mercado de carbono, metodologias para negociação e modelagens eficientes de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a infraestrutura e serviços de logística e transporte, incluindo ferrovias, rodovias, portos, aeroportos, transporte aquaviário e logística interurbana. As reflexões finais abordaram questões de governança e estratégias para avançar na implementação de políticas sustentáveis no setor de transporte, completando o conteúdo de forma participativa e colaborativa, que deverá igualmente servir como base para a adoção de um novo modelo de formulação, execução e avaliação de políticas no setor.

Essa atividade de capacitação e colaboração também está diretamente relacionada com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, principalmente o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Ao investir na descarbonização do transporte e na construção de infraestrutura mais sustentável, a iniciativa contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, promover o acesso a energias limpas e eficientes e a competitividade no setor, além de fomentar inovações tecnológicas e infraestrutura resiliente. Isso é fundamental para mitigar os impactos das mudanças climáticas, impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável e garantir um futuro mais seguro e equitativo para as gerações presentes e futuras.

Nesse sentido, foi importante contar com profissionais de diferentes perfis entre os 40 servidores, com uma presença significativa de mulheres, tanto entre participantes quanto entre docentes do curso.  A diversidade de perspectivas e experiências enriquece o processo de tomada de decisão e promove soluções mais abrangentes e inclusivas, reforçando a busca por equidade de gênero na infraestrutura.

O curso contou com recursos do Programa de Infraestrutura Sustentável do Reino Unido (UKSIP) e foi ministrado por instrutores do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, além de especialistas de Transportes do BID e representantes do Ministério dos Transportes.


Arquivado em:Cidades, Infraestrutura, Meio ambiente Marcado com:ESG, inovação, meio ambiente, ODS, política pública, transporte

Ana Beatriz Monteiro

Especialista líder em Transporte no BID, com mais de 25 anos de experiência em logística, transporte e mobilidade, sete dos quais nos Estados Unidos. Forneceu consultoria estratégica para instituições privadas, públicas e multilaterais (Banco Mundial, BID). Ex-sócia e diretora administrativa da KPMG Brasil, onde também atuou como líder no segmento de logística e transporte. Foi CEO da São Paulo Parcerias e liderou o Plano Municipal de Privatizações de São Paulo. Assessorou várias empresas em concessões de aeroportos, rodovias, ferrovias e terminais de contêineres. Atualmente trabalha como especialista líder em Transporte para o BID no Brasil, liderando uma carteira de mais de US$ 1,5 bilhão carteira em empréstimos do setor público e coordenando projetos de fortalecimento institucional em diferentes regiões do Brasil.

Ana Beatriz de Souza Esteves

Ana Beatriz é especialista sênior na Divisão de Transporte do BID no Brasil e foi especialista social por cinco anos na Unidade de Soluções Ambientais e Sociais – ESG do BID. Bacharel e mestre em Sociologia, tem MBA em Gerenciamento de Projetos e é especialista em gênero e sexualidade e em mediação de conflitos. Tem ampla experiência em desenvolvimento de projetos, atuando na elaboração, implementação e avaliação, com passagens pelo setor privado, setor público (municipal, estadual e federal), organismos multilaterais de crédito (BID e Banco Mundial) e agências de cooperação (UNESCO, PNUD e GIZ), bem como instituições do terceiro setor. Trabalha principalmente na promoção de infraestrutura sustentável, resiliente e socialmente inclusiva.

Melissa Benito Gragnani

Melissa Benito Gragnani é Consultora na Divisão de Transportes do BID no Brasil. Arquiteta e urbanista, é mestre em políticas públicas e tem experiência em estruturação de parcerias entre o setor público e o setor privado e conhecimento em planejamento.

Renata Leal

Graduada em Relações Internacionais e tendo cursado economia com MBA em Infraestrutura. A partir de 2005 iniciou na gestão pública na estruturação de projetos em parceria com a iniciativa privada e na gestão de carteira de investimentos prioritários. Prestou apoio técnico e executivo aos Conselhos de Desestatização e de PPP do Estado de São Paulo. Na SP Parcerias S/A, vinculada à Prefeitura de São Paulo atuou na gestão estratégica e como Diretora de Projetos na estruturação de PPPs e concessões. É pós-graduada em Liderança e Gestão Pública, membro das redes de Líderes da Fundação Lemann e do Youth Climate Leaders e mentora do BrazilLAB. De 2017 a 2021, atuou como empreendedora e consultora em ONGs no desenvolvimento de programas de governo e políticas públicas e mais recentemente na Fazenda Municipal de São Paulo. Atualmente é consultora do BID na área de transportes.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Como a ambição climática está avançando no nível municipal?
  • Infralog: Uma rota para descarbonização do setor de transporte no Brasil
  • Quais os desafios para desenvolver uma infraestrutura urbana resiliente na América Latina?

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube