Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores
gestão com delivery units

Já ouviu falar em Delivery Units? Conheça o modelo que ajuda governos a aperfeiçoar sua gestão

07/10/2020 por Mariano Lafuente 2 Comentarios


São muitos os desafios que se impõem ao gestor público: demandas diversas, marco regulatório nem sempre tão claro, sistema decisório complexo e pressões políticas e econômicas combinadas de forma que, avançar com o propósito de cumprir metas nem sempre é tão fácil como se deseja. 

Mas um modelo de gestão sobre o qual falamos aqui (em espanhol)  alguns anos atrás – as Delivery Units (DUs), ou “Unidades de Entrega” – permite superar os obstáculos organizacionais do poder público e tem apresentado resultados positivos em diversos países, incluindo o Brasil.  

Diante dos benefícios trazidos pela adesão a esse modelo, o BID tem encorajado e apoiado governos a adotarem as DUs. Esse suporte se dá por meio de consultorias, casos de estudo e cooperações técnicas para a implantação das DUs – exemplo do acordo firmado com o Ministério da Economia do Brasil este ano.   

Abordaremos especificamente esse acordo com o governo brasileiro no próximo post sobre o tema. Neste post, explicamos o que são as Delivery Units, como elas funcionam e como esse modelo tem evoluído: 

O que é uma Delivery Unit? 

Uma Delivery Unit é uma equipe de menos de 10 pessoas com fortes capacidades técnicas e empoderamento político que, na prática, procura determinar quatro coisas:  

  1. O que vamos fazer, apoiando as lideranças na seleção das prioridades máximas e definindo, a partir disso, metas mensuráveis, realistas e exigentes, considerando o desempenho passado e referências; 
  1. Como vamos fazer? Em outras palavras, a Delivery Unit apoia as áreas – por exemplo, os ministérios de um governo — que devem fazer essas prioridades saírem do papel, com metodologia e ferramentas para a essas ações. Para esse passo, é importante a definição de responsáveis, prazos, orçamento e indicadores intermediários – tudo muito concreto e palpável para permitir o acompanhamento de perto do que está dando certo e o que precisa ser melhorado  
  1. Como estamos indo? A equipe também se preocupa em fazer análises constantes dos dados e verificações nos territórios (deep dives) que possam alertar rapidamente caso a estratégia não esteja dando os resultados esperados e exista risco de não cumprir as metas no prazo; e 
  1. O que precisa ser corrigido? liderando a coordenação entre as instituições envolvidas, reunindo tomadores de decisão e procurando soluções alternativas aos problemas.  

Em outras palavras, as Unidades de Entrega são equipes que, com respaldo das altas lideranças (que podem ser os ministros ou chefes de Estado, no caso de governos), definem prioridades, metas claras, articulam diferentes setores e fazem acontecer as ações necessárias – que podem ser as promessas eleitorais de um governo recém-empossado ou as iniciativas para combater a crise causada pelo novo coronavírus. 

Ganhos trazidos pelas Delivery Units 

São diversos os benefícios trazidos por esse modelo no setor público. Recentemente, um estudo em inglês analisou 15 experiências na América Latina e no Caribe com as Unidades de Entrega e constatou os seguintes efeitos positivos: 

  • Apoio para obter “foco” nas prioridades do governo. As DUs ajudaram a definir melhor o “o quê” e o “como” das prioridades: objetivos concretos, metas realistas, responsáveis e estratégias muito específicas. Elas também contribuíram para aumentar a responsabilidade do gabinete de governo e melhorar a reação governamental quando as metas não estão sendo alcançadas. 
  • Resultados tangíveis para os cidadãos. As DUs contribuíram para reduzir as taxas de homicídios e roubos, melhorar o desempenho escolar em avaliações de estudantes, reduzir mortes por doenças evitáveis ​​e melhorar o estoque de medicamentos e suprimentos médicos, além de reduzir atrasos na execução de obras públicas, entre outras. Na Colômbia, por exemplo, o roubo de celulares em 10 cidades caiu 12% em um ano com o apoio de uma Delivery Unit. 
  • Maior desempenho em determinados contextos institucionais. As DUs são especialmente úteis em contextos de menor desenvolvimento institucional. O mesmo ocorre nos casos em que existem prioridades multissetoriais complexas que envolvem mais de um ministério (combate à pobreza, criação de empregos, produtividade, primeira infância, segurança cidadã, e a reativação econômica no contexto de resposta ao coronavírus etc). 
  • Mais parcerias multissetoriais: uma pesquisa de 2019 feita em parceria entre BID-OCDE com 11 países da América Latina e do Caribe mostrou que 72% dos governos relataram que as iniciativas multissetoriais em seu país aumentaram entre 2013 e 2018 graças ao uso de Delivery Units. 

Como o BID apoia as Delivery Units 

O suporte do BID aos governos na implementação deste modelo se dá de diversas formas: 

  • Desenho e implementação:  Apoiamos governos a implementar Delivery Units e damos assistência técnica aos ministérios encarregados de gerenciar prioridades do governo. Alguns exemplos incluem: Argentina, Colômbia, Peru e Bahamas. 
  • Cooperação técnica: desde 2013, o BID tem uma iniciativa regional para fortalecer os chamados “Centros de Governo”, que são estruturas nas quais as Delivery Units operam. Além do Brasil, firmamos cooperações técnicas com países como Honduras, Paraguai e Uruguai. 
  • Estudos de caso: documentos compilando aprendizados e recomendações também auxiliam governos interessados em entender o funcionamento das Delivery Units. Nesse sentido, destacam-se publicações como “Liderando a partir do centro: o modelo de gestão de Pernambuco” e estes documentos disponíveis em inglês e espanhol: “Lições aprendidas da Delivery Unit do governo colombiano”, “Que impacto as Delivery Units têm?” e “O papel dos Centros de Governo na América Latina e no Caribe”. 

Leia mais:

Por que implementar inteligência artificial no setor público? – a visão de um empreendedor
Transformação digital no Judiciário: oportunidades e desafios

Arquivado em:Gestão de projetos, Gestão pública, Ideação Marcado com:administração pública, delivery units, gestão, gestão para resultados, gestão pública

Mariano Lafuente

Mariano Lafuente é Especialista Principal em Modernização do Estado no BID, onde trabalha nas áreas de gestão de recursos humanos na Administração Pública, reformas de centro de governo e Delivery Units. Antes de seu trabalho no BID, Mariano trabalhou como especialista em gestão pública no Banco Mundial. É bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Católica da Argentina e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Maryland.

Reader Interactions

Comments

  1. Luiz Campos diz

    29/01/2021 at 5:49 pm

    Boa tarde Mariano, tudo bem? Me chamo Luiz Campos, sou servidor federal e trabalho na implementação de políticas de agricultura familiar e segurança alimentar. Eu gostei bastante do conceito e do funcionamento das D.U. s e gostaria de saber se existe algum caso de D.Us. nestas áreas (ou de forma mais geral, em políticas agrícolas). Muito obrigado.

    Reply
    • Mariano Lafuente diz

      24/02/2021 at 8:32 pm

      Oi Luiz! Obrigado pelo comentario. Existem sim, de fato a IFAD tem promovido muito as DUs nesse tema em alguns paises do mundo. Te deixo aqui alguns links que podem ser de interesse: https://www.ifad.org/en/web/latest/event/asset/41999780 https://www.ifad.org/en/development-effectiveness. O especialista no tema e Juan Jose Leguia, que liderou a DU do governo do Peru, e depois foi para IFAD: https://www.linkedin.com/in/juan-jos%C3%A9-legu%C3%ADa-079b6039/

      Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Delivery Unit: veja em 3 passos como o Ministério da Economia organizou suas ações frente à pandemia
  • Transformação digital dos municípios: a hora é agora
  • Gestão Pública no Brasil: veja avanços, desafios e comparação com países vizinhos e da OCDE

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube