Como as pessoas tomam decisões? Como o comportamento afeta as políticas públicas? E os formuladores de políticas podem induzir as pessoas a fazer coisas que irão beneficiá-las e à sociedade em geral?
Muitas questões relacionadas ao sucesso das políticas públicas se resumem a um fator, por vezes, pouco estudado: o comportamento humano. No curso Economia do Comportamento para Melhores Políticas Públicas, focamos nessa questão fundamental e ensinamos como o comportamento das pessoas pode afetar as políticas públicas e como esse conhecimento pode ser incorporado ao desenho de melhores políticas.
Criado por especialistas em educação online e apoiado por muitos especialistas em Economia do Comportamento no BID, o curso tem conteúdo gratuito, individualizado e interativo que ensina princípios econômicos básicos para aqueles que são novos na área; dá ideias a profissionais experientes para aplicar em seu trabalho e fornece aos instrutores material para compartilhar com seus alunos.
Os quatro módulos do curso ensinam conceitos-chave de Economia do Comportamento e se aprofundam na teoria por trás de nossas ações aparentemente “irracionais”, incluindo os preconceitos que impulsionam nosso comportamento. Também introduzem ferramentas comportamentais que podem ajudar a desenvolver intervenções para a mudança comportamental, como o ’empurrãozinho’ ou “nudge”, em inglês.
Mas este não é um curso estritamente teórico. As aulas incluem vários casos da vida real que permitem ao aluno aplicar os conceitos aprendidos durante as seções anteriores, além de um jogo sobre desenho de políticas, no qual o aluno toma decisões com consequências hipotéticas.
Uma nova edição do curso em português está chegando! Inscreva-se até 12 de junho e garanta o seu lugar! Veja mais informações sobre o conteúdo das aulas aqui.
Milhares de pessoas já participaram
Nós já oferecemos 12 edições do curso em espanhol, três em inglês e duas em português. Até o momento, 4.833 participantes de 62 países, a maioria da América Latina, concluíram com sucesso nosso curso. Mais e mais pessoas nos contataram para dizer como o aprendizado impactou suas vidas e a Superintendência de Bancos da República Dominicana até criou uma nudge unit (como são conhecidos os grupos dedicados a aplicar a Economia do Comportamento em instituições). Este é apenas um dos muitos casos de instituições que incorporaram os insights do curso em sua prática de políticas públicas.
Os professores de outros tópicos também estão sugerindo a seus alunos que participem do curso, para que possam aplicar ferramentas comportamentais ao seu trabalho. Como resultado, estamos agora executando intervenções com um grupo crescente de profissionais.
Para quem tiver interesse, o nosso Grupo de Economia do Comportamento também possui em seu site um repositório do trabalho do BID na área. Lá, você pode ver uma brochura com os principais destaques. Também deixamos aqui o convite para você consultar duas publicações com informações sobre a nossa metodologia e uso da Economia do Comportamento relacionada à saúde, mais especificamente relacionada à COVID-19. As publicações estão disponíveis aqui e aqui.
Leave a Reply