O BID considera “Cidade Inteligente aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora Tecnologias da Informação e Comunicação na gestão urbana e usa estes elementos como ferramentas para estimular a formação de um governo eficiente que inclua processos de planejamento colaborativo e participação cidadã. Ao promover um desenvolvimento integrado e sustentável, as cidades tornam-se mais inovadoras, competitivas, atrativas e resilientes”.
Novo Hamburgo está assim: digital e no caminho para ser uma cidade mais inteligente.
Tudo começou com aportes do BID, por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), que propiciaram a compra de equipamentos e um sistema de informações geográficas (SIG), promovendo a integração da base cartográfica com o banco de dados do cadastro imobiliário municipal. Esse avanço nos permite desenvolver análises e indicadores, e possibilita disponibilizar dados de forma real, dinâmica e confiável. O trabalho foi ficando apaixonante, os resultados começaram a aparecer e contagiaram outras secretarias, que hoje alimentam o banco de dados com informações do meio ambiente, esgoto pluvial, desenvolvimento econômico, mobilidade, entre outras.
Sistema de Informações Geográficas implantado em Novo Hamburgo (SIGNH)
Seguindo com os investimentos, Novo Hamburgo contratou um consórcio para realizar o levantamento aerofotogramétrico com restituição de lotes e edificações, implantação de marcos geodésicos e o recadastramento imobiliário de 29 mil unidades. Esse trabalho, ainda em execução, já está trazendo resultados! A ortofoto atualizada do município e os marcos geodésicos já foram concluídos e permitem resultados e precisão incríveis nos trabalhos de topografia e identificação cartográfica. A restituição de lotes e edificações, tanto da área urbana quanto rural do município, dá uma visão melhor do crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Entender a cidade é fundamental para o planejamento eficiente e melhor tomada de decisões.
As novidades e a tecnologia despertaram o gostinho de “quero mais” e a equipe do desenvolvimento urbano se aliou à equipe da tecnologia da informação. Resultado? Um portal inovador e acessível ao público, o SIGNH, que permite buscar informações de terrenos, consultar o cadastro imobiliário, plano diretor, os entornos, as distâncias, realizar exportação ou importação de dados, entre outras facilidades, tudo a partir de casa ou do escritório dos profissionais interessados. O SIGNH é uma ferramenta moderna e cheia de informações em tempo real e outras tantas melhorias que ainda estão por vir.
E tem mais resultados acontecendo, equipe motivada, visitas de outras cidades, reconhecimento, inovação. Muitas informações disponíveis e prontas para serem compartilhadas por vários órgãos do governo municipal.
O objetivo de tudo isso? Trazer mais informações, transparência, agilidade, menos burocracia, sustentabilidade, justiça, integração e gestão dos dados das diferentes secretarias. Com todos estes dados na mesma base fica mais fácil o entendimento do ente público na resolução dos problemas dos cidadãos e da cidade.
Desde a implantação, dados de acesso mostram que o SIGNH tem sido bastante utilizado pela população
Então é isso! Um investimento bem direcionado e aproveitado gera muitas oportunidades, muitos resultados! Aí estão os cinco motivos para seguir no caminho de uma cidade inteligente:
- Satisfação das pessoas: o melhor resultado é satisfação das pessoas, tanto dos funcionários quanto da população. Os resultados vêm rápido quando o trabalho é motivador. Funcionários mais realizados ajudam, desenvolvem, vencem desafios. A tecnologia facilita o dia a dia e cria uma legião de fãs. E o cidadão sente os resultados, tem acesso facilitado, sem burocracia e muita agilidade.
- Mais participação da sociedade: a nova base tecnológica permite o acesso rápido, atraindo cada vez mais cidadãos interessados em agilidade e facilidade de trabalho. O acesso às informações a partir de casa ou do escritório, atrai cada vez mais profissionais, que tem a disposição uma enorme gama de mapas e dados para aprimorar e agilizar projetos. A sociedade interagindo com o poder público e incrementando resultados. Importante também a valorização da justiça tributária, todos juntos construindo o melhor para a cidade e para a sociedade.
SIGNH já foi visualizado mais de 77 mil vezes por profissionais desde a implantação
- Agilidade e desburocratização: a informatização gera confiabilidade e rapidez. O sistema de geoprocessamento traz múltiplas informações que auxiliam nos mais diversos setores, tanto nos setores da própria administração pública, quanto para os cidadãos e profissionais. A informação como instrumento de resolução ágil e confiável.
- Resultados medidos por meio de indicadores: a partir da base de geoprocessamento, a administração pública adquire um conjunto de informações que permitem levantar indicadores nas mais diversas áreas. Esses números orientam e auxiliam a tomada de decisões, protegendo a cidade, oportunizando previsões e estimativas de crescimento, justificando e atraindo investimentos.
- Sustentabilidade: a cidade para o presente e para o futuro. A cidade que enxerga adiante e se reinventa com base em informações. A cidade que realiza a justiça tributária e social fazendo com que a geração de recursos se perpetue e traga um futuro melhor para cada um de seus cidadãos.
JORGE GETULIO VARGAS FREITAS diz
Oi Roberta, parabéns pelo belo trabalho em NH. Vejo que está havendo a integração do SIGNH entre todas as secretarias, o que significa a implantação do genuíno Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), o que torna a elaboração do cadastro mais econômica, por diluir os custos por mais usuários. Outro detalhe essencial para qualquer planejamento, é a atualização dos dados. Agora para tornar NH inteligente realmente, aproveitando o CTM atualizado, ouso dizer que é necessário implantar o e-governo, ou governo digital, e elaborar um Plano Diretor(PD) que seja um planejamento estratégico. Li o PD existente e, apesar de ser atual, ele não é um Plano Diretor na acepção da palavra, visto não apresentar objetivos, metas e indicadores a serem alcançados em um determinado prazo, em tese, 10 anos. Todos os PD existentes no Brasil são idênticos ao de NH. Enfim, se quiser conhecer uma referência de planejamento estratégico, sugiro consultar
o planejamento do Governo do Estado de Santa Catarina- 2030, em http://www.sc.gov.br › index.php › downloads › atas › filePDF.
Um abraço.
JOSÉ ARAUJO AGUILAR diz
Trabajo a distancia, digitalización y conectividad…..saludos
HORACIO NUÑEZ diz
Felicitaciones, me gustaría conocer la inversión percápita en la ciudad por año, la población total y la extención de las áreas urbana y rural; para poder tener algunas variables e indicadores de referencia.
Un abrazo y gracias!!