Desde 2006, o BID vem ajudando os países a fortalecerem seus sistemas nacionais (leis, normas, regulações) orientados a questões ambientais e sociais em seus projetos de desenvolvimento. Este fortalecimento ajuda a garantir a proteção do meio ambiente e evitar os impactos negativos sobre a população que inevitavelmente acontecem em qualquer projeto, quando não são identificados adequadamente e não se tomam medidas para geri-los.
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o instrumento que identifica, avalia e propõe sistemas para mitigar os impactos ambientais e sociais dos projetos de desenvolvimento. Mediante este processo, é possível assegurar que as considerações ambientais e sociais nos processos de tomadas de decisão sejam contempladas. Dessa maneira é possível antecipar, evitar, minimizar ou compensar efeitos adversos, que se traduzem não apenas em impacto negativo às populações, mas também em atraso e sobre custo de intervenções que deveriam ser benéficas.
Para expandir o conhecimento sobre este processo, estão abertas as inscrições para o curso online sobre Revisão de Estudos de Impacto Ambiental – PREIA, que oferece ferramentas e estratégias para a revisão do EIA seguindo as melhores práticas internacionais e políticas do BID. As inscrições estão abertas até o dia 29 de janeiro.
O curso está disponível pela primeira vez em português e já certificou mais 300 participantes em outros idiomas. Esperamos alcançar especialmente pessoas que trabalham em instituições públicas e que estão envolvidas direta ou indiretamente na aprovação e licenciamento ambiental e social de projetos de desenvolvimento.
Além disso, para o BID, o Brasil é um dos países mais importantes em sua carteira de projetos, com mais de US$ 6,6 bilhões em projetos ativos e múltiplos projetos com diferentes níveis de risco ambiental ou social. Nesse sentido, alcançar os profissionais envolvidos na execução desses projetos é vital para seu desenvolvimento pleno.
Neste curso sobre PREIA utilizamos um estudo de caso real no Brasil: o impacto ambiental de um porto, em que os estudantes vão observar se foram aplicadas a boas práticas internacionais no desenvolvimento do estudo de impacto. Identificaram todos os impactos? Avaliaram os supostos riscos? Buscaram um plano de mitigação? Na elaboração desse plano, utilizaram a hierarquia de mitigação? Estas e outras perguntas são respondidas a partir de trabalhos em grupo e fóruns, com a ajuda de um tutor e de materiais de leitura e apoio.
Além do PREIA, estão disponíveis cursos sobre Biodiversidade em Avaliações de Impacto Ambiental, que ensina como incorporar a biodiversidade em processos de EIA e sobre Consultas Significativas, que oferece uma visão geral de princípios e conteúdo de um bom processo de consulta, junto com orientações gerais para adaptar o processo a cada caso.
Todos os cursos do catálogo são oferecidos três vezes ao ano. Inscreva-se agora!
Leave a Reply