Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Amazônia e a mudança climática: o futuro no fiel da balança

07/11/2016 por Autor invitado Deixe um comentário


Torre de monitoramento do AmazonFACE em estação experimental ao norte de Manaus – AM (Phillip Papastefanou)

David M. Lapola*

Embora ainda pouco explorada de maneira sustentável, a floresta Amazônica é, sem sombra de dúvida, um dos bens mais valiosos que a América Latina tem. Superlativos abundam: ocupa uma extensão de 5,5 milhões de km2, armazena em torno de 150 bilhões de toneladas do carbono, abriga de 10 a 15% da biodiversidade do planeta, é responsável pelo aporte de 20% da água doce que adentra os oceanos anualmente, tem uma população de 25 milhões de habitantes, mais de 200 etnias indígenas, e uma ampla uma riqueza sócio-cultural. O potencial latente para desenvolvimento de novos fármacos, cosméticos e produtos de biotecnologia baseados nos recursos genéticos da floresta é imenso.

E como tem passado a floresta?

A grande maioria responderia: “o desmatamento está acabando com a Amazônia”. Desavisados à parte, a verdade é que o desmatamento na Amazônia, sobretudo a brasileira, teve uma queda significativa de 80% desde 2004. Com essa ameaça colocada relativamente sob controle, ganha destaque uma outra ameaça seríssima à floresta e ainda pouco conhecida pelo público em geral e até mesmo pelos cientistas: o efeito que a mudança climática em curso no planeta podem ter sobre o funcionamento da floresta, sobre a biodiversidade que ela abriga e sobre os valiosos serviços ambientais que ela presta para a humanidade (entre eles a regulação do clima regional, provisão de energia hidroelétrica, armazenamento de carbono, etc).

Mudanças climáticas podem acabar com a Amazônia

De maneira alarmante, projeções oriundas de modelos computacionais de clima e vegetação mostram que um aumento de temperatura e redução das chuvas anuais na região poderão ocasionar uma perda catastrófica da biomassa e biodiversidade da floresta Amazônica, fazendo com que a floresta se torne mais parecida com o Cerrado brasileiro. Por outro lado, essas mesmas projeções mostram que o aumento da concentração atmosférica de gás carbônico (CO2, que é a principal causa por trás das mudanças climáticas previstas para as próximas décadas) poderia, em teoria, contrabalancear os efeitos ruins do aumento de temperatura e redução de chuvas aumentando a produtividade da floresta. Esse efeito positivo que o aumento de CO2 pode ter sobre a floresta é chamado de “efeito de fertilização por CO2”. Pouco se sabe se esse efeito realmente ocorrerá na maior floresta tropical do mundo e quanto tempo ele irá durar. É o futuro da Amazônia no fiel da balança!

Ciência e Tecnologia de ponta para o desenvolvimento sustentável

O AmazonFACE, programa de pesquisas apoiado pelo BID, busca identificar esse efeito de fertilização por CO2 e como ele poderia aumentar a resiliência (capacidade da absorver perturbações) da floresta frente às mudanças climáticas. O pilar central do programa é um experimento de campo localizado no coração da floresta em uma estação de pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), 70km ao norte de Manaus – AM. Neste experimento uma infraestrutura especializada de torres, sensores e tanques submeterá, a partir de 2017, porções da floresta a um nível de CO2 atmosférico 50% maior que o nível atualmente encontrado na atmosfera. Dentro dessas áreas experimentais um time de pesquisadores do Brasil, EUA, Europa e Austrália já vem monitorando os processos ecológicos ocorrendo desde as folhas mais altas das copas das árvores até as raízes abaixo do solo, de modo a caracterizar o ecossistema florestal antes de se elevar o nível de CO2 nessas áreas.

Educação e conhecimento podem ser o fiel da balança!

No período entre 26 de setembro e 1o de outubro deste ano, o AmazonFACE ofereceu, com apoio do BID, a segunda edição do curso de campo “Amazônia e Mudanças Climáticas” voltado para alunos de graduação e pós-graduação, sobretudo do Brasil e América Latina, mas também dos EUA e Europa. O curso, que ocorre na estação experimental mencionada acima, recebe em torno de 20 alunos por ano que têm a oportunidade de aprender em campo como monitorar e até mesmo modelar o funcionamento da floresta Amazônica frente às mudanças climáticas. É uma excelente oportunidade não apenas para a capacitação científica de ponta desses alunos no assunto, mas sobretudo também para conquistar corações e mentes de futuros cientistas para este que é um dos dilemas ambientais mais dramáticos a ser enfrentado pela América Latina na próximas décadas.

 

*David M. Lapola é professor da Universidade Estadual Paulista – UNESP em Rio Claro – SP. Atua em pesquisas na área de mudanças climáticas e seus impactos sobre os ecossistemas brasileiros. É presidente do comitê científico do programa de pesquisas AmazonFACE – experimento de fertilização por CO2 na floresta Amazônica.

 


Arquivado em:Ideação Marcado com:AmazonFACE, Amazônia, capacitação, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, emissão de carbono, mudança climática, sustentabilidade, sustentabilidade ambiental

Autor invitado

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • AmazonFACE: que impacto as mudanças climáticas podem causar nas florestas tropicais?
  • A Amazônia e as mudanças climáticas
  • O mito sobre o custo das energias renováveis

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube