Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoKreatopolisLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente ¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Volvamos a la fuente

Just another web-blogs Sites site

  • Página Inicial
  • categorias
    • Água e saneamento
    • Água não contabilizada
    • Águas residuais
    • AquaFund
    • Conhecimento
    • Destaques
    • Gênero
    • Hydro-BID
    • Inovação e dados
    • Não categorizado
    • Recursos hídricos
    • Resíduos sólidos
    • WASH
    • Saneamento ideal
  • autores
  • Português
    • Español
    • English

Fórum Mundial da Água: América Latina e Caribe procura um futuro com água para todos

March 18, 2018 Por Sergio I. Campos G. Deixe um comentário


Fórum Mundial da Água acontece entre 18 a 23 de março em Brasília e reúne principais especialistas do setor. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) liderou a coordenação do Processo Regional das Américas, que resume a situação dos recursos hídricos no continente.

 Com um chamado a fazer do acesso à água e ao saneamento de qualidade um ponto central da agenda de desenvolvimento global, teve início em Brasília o Fórum Mundial da Água 2018. O Fórum reúne a cada três anos os principais especialistas em água e saneamento dos setores governamental, privado, sociedade civil e acadêmico.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) coordenou o trabalho do Processo Regional das Américas que representa a voz do continente durante o Fórum. Como resultado desse processo, a grande maioria dos atores chave em água e saneamento tiveram voz e presença no Fórum. O BID contou com a colaboração de órgãos como o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA em sua sigla em inglês), o Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, a Associação Nacional de Empresas de Água e Saneamento do México A.C. (ANEAS), a Global Water Partnership e o Banco de Desenvolvimento do Caribe (CDB em sua sigla em inglês); e, na elaboração dos estudos regionais, participaram a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe e a Universidad de los Andes.

No âmbito do Processo Regional das Américas, foram desenvolvidos debates tendo como eixo os seguintes temas:

  • A água como força de bem-estar nas Américas: Como transformar os serviços de água e saneamento em um fator de desenvolvimento econômico sustentável.
  • Como construir resiliência e redução de riscos através de uma infraestrutura verde nas Américas?
  • Água para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural nas Américas: desafios e oportunidades atuais.
  • Avanços em serviços eficientes de água e saneamento nas Américas
  • Fundos de água, mecanismos financeiros para a conservação de bacias hidrográficas por meio de soluções baseadas na natureza.
  • Financiamento para o desenvolvimento: mecanismos financeiros inovadores para a Agenda 2030.

O vice-presidente de países do BID, Alexandre Meira da Rosa, que liderou a delegação do BID no Fórum, destacou a importância de proteger os recursos hídricos da região, não só para o bem-estar dos latino-americanos e caribenhos, mas também por sua importância econômica. “Cerca de 70 por cento da eletricidade que consumimos provêm da geração hidrelétrica, mais que qualquer outra região do mundo. Muitos de nossos principais produtos de exportação dependem do fluxo regular e suficiente de água”, disse ele.

Por seu lado, o gerente de infraestrutura e energia do BID, José Agustín Aguerre, afirmou que a proteção dos recursos hídricos não pode ser responsabilidade unicamente dos governos. Aguerre destacou a experiência da Aliança de Fundos de Água da América Latina, uma iniciativa de que o BID participa junto com a The Nature Conservancy, a Fundação FEMSA e o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). “Os fundos são mecanismos institucionais e financeiros que permitem que atores públicos e privados se coordenem com um objetivo muito claro: promover a gestão sustentável de uma bacia por meio de projetos de infraestrutura verde.”

O Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC em sua sigla em inglês), cuja missão é “promover a conscientização, criar compromisso político e desencadear ações sobre os temas críticos da água em todos os níveis, a fim de facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente da água em todas as suas dimensões sobre uma base ambientalmente sustentável em benefício de toda a vida na Terra”.

Durante o Fórum também serão entregues os reconhecimentos às cinco propostas ganhadoras da chamada de propostas de boas práticas e experiências em água e saneamento 2018 do Processo Regional das Américas.

Para saber mais, siga-nos nas nossas redes sociais @BIDagua #SharingWater #CompartilhandoAgua


Arquivado em:Destaques Marcado com:Brasil, Brasilia, Foro Mundial del Agua

Sergio I. Campos G.

Sergio I. Campos G. es el Jefe de la División de Agua y Saneamiento del Banco Interamericano de Desarrollo. Es economista con experiencia en banca de inversión y políticas públicas. Actualmente es responsable de proyectos de agua, saneamiento y residuos sólidos, cooperación técnica y producción de conocimiento sectorial, gestión del Fondo Español para Agua y Saneamiento en América Latina y el Caribe y AquaFund, además de otras iniciativas. Antes de unirse al Banco, trabajó en áreas como financiamiento de infraestructura, adquisiciones, capital privado, ingeniería y consultoría de negocios.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

SIGA-NOS

Suscribete

Pesquisar

Postagens Recentes

  • 98% conectados: a rede sanitária com inovação social
  • Ideias em Ação 2020: procuramos as empresas de água e saneamento mais inovadoras
  • Fórum Mundial da Água: América Latina e Caribe procura um futuro com água para todos
  • ESTUDO DE CASO DE COMPANHIA DE ÁGUA NO BRASIL DEMONSTRA O RETORNO DO INVESTIMENTO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

Blogs escritos por funcionários do BID:

Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


Blogs escritos por autores externos:

Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



Política de privacidade

Derechos de autor © 2021 · Magazine Pro en Genesis Framework · WordPress · Log in

Banco Interamericano de Desarrollo

Aviso Legal

Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

facebook
twitter
youtube