Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoKreatopolisLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente ¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

¿Y si hablamos de igualdad?

  • INICIO
  • CATEGORÍAS
    • Diversidade
    • Gênero
  • Autores
  • Português
    • Español
gênero

Estados e municípios inovadores em questões de gênero: estamos procurando por vocês!

September 20, 2016 Por Loreto Setién Deixe um comentario


Já está aberta a 4ª edição do concurso “Governarte Prêmio Eduardo Campos”, que premia os governos subnacionais para as suas iniciativas mais inovadoras, eficazes e eficientes e que promovam uma maior inclusão social em diferentes aspectos do desenvolvimento dos países da América Latina e do Caribe (veja o vídeo aqui).

Desta vez, o concurso, que aceita candidaturas até o dia 14 de outubro, inclui duas categorias que reconhecem o bom trabalho de iniciativas relacionadas a prevenção e atenção à violência contra as mulheres e a promoção da liderança e participação cidadã da mulher. Duas iniciativas em cada uma das categorias serão premiadas.

Podem participar entidades subnacionais (estados, municípios, regiões e outras denominações) dos países membros mutuários do BID que, com o seu trabalho, contribuem de forma especial com a agenda da modernização do Estado que beneficia a sociedade civil. Além do prêmio em si, por meio do Governarte, o BID difunde e promove o intercâmbio de boas práticas.

Prevenção e atenção à violência contra as mulheres

A América Latina e o Caribe constitui uma das regiões mais perigosas do mundo para as mulheres. E, perversamente, o maior risco que as mulheres correm está em suas próprias casas: uma em cada três mulheres sofreu violência de seu parceiro e 29% das mulheres assassinadas na região morrem nas mãos de seu parceiro ou de um membro da família.

A violência contra as mulheres não é apenas um dos desafios mais universais dos direitos humanos, mas também é um desafio que acarreta custos muito elevados, como efeitos sobre a saúde física e mental das sobreviventes e a redução de sua produtividade. A violência contra as mulheres é também um fator preditor da violência em uma sociedade.

Para sua maior proximidade com os cidadãos, os governos subnacionais desempenham um papel importante na prevenção, mitigação e resposta à violência contra as mulheres. Com esta chamada, o BID reconhece a urgência em combater a violência contra as mulheres na região e o papel importante que os governos subnacionais podem desempenhar para garantir a segurança de todos os cidadãos.

Liderança e participação cidadã das mulheres

Ao longo das últimas duas décadas, a América Latina e Caribe tem testemunhado a crescente participação das mulheres em cargos públicos subnacionais. No plano legislativo, a porcentagem de mulheres eleitas vereadoras dobrou de 14% em 1998 para 27% em 2015. No Poder Executivo, o percentual de prefeitas aumentou de 6% em 1998 para 12% em 2015.

No entanto, a incorporação das mulheres em posições de tomada de decisão continua muito lenta e a presença ainda muito baixa se considerarmos que as mulheres constituem a metade da população.

Os governos subnacionais desempenham um papel fundamental na promoção da participação das mulheres nos processos participativos e nos espaços de decisão. Com este concurso, o BID reconhece o papel fundamental que os governos subnacionais podem desempenhar para garantir a igualdade de oportunidades para que as mulheres e os homens influenciem as políticas públicas e participem das decisões em suas comunidades.


Arquivado em:Uncategorized

Loreto Setién

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

SIGA-NOS

Subscribe

Pesquisar

Tweets

Tweets by BID_Igualdad

Related posts

  • Por favor, mulheres, não engravidem nos próximos dois anos
  • Use ou Perca: a difícil decisão dos povos indígenas sobre suas terras
  • Estados y municipios innovadores en temas de género: ¡los estamos buscando!
  • Meninas e ciências: 3 formas de apoiar as engenheiras do futuro
  • Barbie ou Indira Gandhi: vamos falar sobre modelos femininos

ETIQUETAS

discriminación igualdad de género pueblos indígenas violencia contra la mujer

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

Google Analytics

Blogs escritos por funcionários do BID:

Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


Blogs escritos por autores externos:

Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



Política de privacidade

Derechos de autor © 2021 · Magazine Pro en Genesis Framework · WordPress · Log in

Banco Interamericano de Desarrollo

Aviso Legal

Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

facebook
twitter
youtube