Ideação
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

25 ideias brilhantes para economizar energia elétrica

ideia | 23 Março 2017

Arnaldo Vieira de Carvalho*

Existem muitas oportunidades para economizar energia elétrica nas atividades normais do dia-a-dia, seja em casa, no trabalho ou durante os trajetos casa-trabalho-casa. Pensando nisso, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Internacional de Energia (AIE) partiram de uma iniciativa da AIE que havia selecionado 25 recomendações práticas sobre como economizar energia elétrica dirigidas à população dos países da OCDE, e as adaptaram para a América Latina e o Caribe. Você pode fazer o download da publicação em português aqui.

Muitas das ações para reduzir os gastos com eletricidade não requerem investimentos, somente melhores práticas. Aqui vão algumas medidas simples para reduzir as despesas com a energia elétrica:

casa_energia

 

1Envolva toda a sua família. Converse com os seus familiares sobre como é possível reduzir o consumo de energia com a participação de todos. Seja na cozinha, ao ver televisão, ao carregar a bateria do celular, no lazer ou no transporte.

2Sempre que possível, procure usar ventiladores no lugar de aparelhos de ar condicionado.

3Aproveite ao máximo a iluminação natural. Apague as luzes quando não precisar delas, a começar pelos cômodos onde não tiver ninguém.computador

4Use a função de economia de energia em computadores e tablets.

5Quando comprar aparelhos e eletrodomésticos novos para casa ou trabalho, pergunte pelos mais eficientes disponíveis no mercado. O ideal é pesquisar sobre isso antes mesmo de ir à loja. A maioria dos países já contam com etiquetas ou selos que indicam quais são os aparelhos mais eficientes.

6Apaixone-se pelas lâmpadas eficientes! As lâmpadas LED consomem no mínimo 10% menos eletricidade e tem uma vida útil pelo menos três vezes mais longa que as lâmpadas fluorescentes. Quando comparadas às lâmpadas incandescentes a relação é ainda maior: 85% menos consumo, e vida útil até 50 vezes maior. Lembre-se também que ao jogar fora lâmpadas fluorescentes e reatores antigos, é necessário descartar para reciclagem e não no lixo comum.

7Ao comprar novos eletrodomésticos, verifique sempre o selo de desempenho energético. Escolha o mais eficiente. Isso permitirá que você recupere pelo menos parte do investimento na compra com a redução na sua conta de energia ao longo da vida útil do equipamento.

rua8Seja um eco-motorista e melhore o consumo de combustível do carro ou considere a possibilidade de ir a pé, de bicicleta, compartilhamento de carro ou transporte público no lugar do carro.

Para ver as demais 17 recomendações restantes sobre eficiência energética para a América Latina e o Caribe faça o download da publicação aqui, a qual foi preparada no contexto da colaboração BID e AIE para a iniciativa mundial das Nações Unidas intitulada “Energia Sustentável para Todos” (SE4All). A iniciativa tem como um dos seus objetivos duplicar a taxa de melhora da eficiência energética a nível mundial. É possível encontrar também mais informação sobre eficiência energética na página web do BID e a SE4All e na página web da AIE.

 

*Arnaldo Vieira de Carvalho trabalha no BID desde 1997 preparando e implantando projetos de energia, especialmente eficiência energética, eletrificação rural e energia renovável, incluindo biocombustíveis.

Deixar um comentário